Aprenda PL/SQL

O forum completa 10 anos!

27/08/2014 | Tags:, , | Categories: Geral

glufke_twitter5

Parabéns a todos vocês que fizeram parte dessa história! Esses 10 anos no ar provam que a comunidade Oracle no Brasil é muito unida e principalmente solidária, pois este site só existe graças às milhares de respostas e ajuda de pessoas dispostas a compartilhar conhecimento. Essa é a principal filosofia aqui: compartilhar conhecimento! Já que completou 10 anos, nada mais justo do que escrever aqui um pouco da história e como o forum foi criado.

Yahoo groups

Lá pelo ano 2000, os grupos de email eram a forma que se tinha pra criar grupos de interesse. O Google era apenas um mecanismo de busca com visual clean. O melhor grupo de email sobre Oracle era o “oracle-br”, que era gerenciado pelo Yahoo-Groups. Pra quem não é dessa época, funcionava assim:
* Você cadastrava seu email no grupo;
* Cada email que era enviado para “oraclebr@yahoo.com” era recebido por todos que estavam cadastradas no grupo.
(Na época não existia redes sociais, orkut, twitter, nada). Era tudo por email mesmo! Então a gente ficava recebendo emails o dia todo sobre assuntos de Oracle. Por incrível que pareça, isso ainda é muito usado hoje em dia!)

Sempre funcionou muito bem, apesar que era bem comum a repetição de perguntas no grupo, pois não tinha como fazer pesquisas muito bem. Então as perguntas mais comuns eram feitas praticamente toda semana.

Já que o conteúdo era todo em emails, não tinha como “salvar o link” nos favoritos daquilo que a gente achava interessante. O mais comum era literalmente salvar os emails interessantes ou o texto numa pasta pra não perder, pois era difícil de pesquisar lá dentro do grupo. (Tenho até hoje alguns textos escritos pelo Chiappa e pelo Marcio Portes 😀 )

Ao tentar organizar isso tudo, percebi que eu tinha textos espalhados em todo lugar (ja que não existia DropBox nem núvem):
* Alguns emails salvos no Outlook numa pasta chamada “Oracle Interessante”
* Alguns gravados em TXT no computador da empresa
* Outros gravados no computador de casa
* etc

Foi aí que veio a tona criar um repositório na WEB pra guardar todas essas dicas que eu constantemente consultava. Tinha que ser na WEB, pois daí era acessível de qualquer lugar. O WIKI estava começando a ficar popular e era uma forma legal de manter páginas no ar. Mas a estrutura de foruns me pareceu ser mais organizada, pois era possível agrupar por asssuntos.

Criando o forum na internet

Na época, o domínio glufke.net ja tinha sido comprado, pois era o local onde eu fazia algumas “experiências” na web, ou seja, HelloWorld.php ou coisa assim. A web era um conceito muito estranho pra quem era programador de banco de dados, e eu achei que a melhor forma de entender o funcionamento da web era ter um espaço lá, por isso o domínio glufke.net tinha esse objetivo: testar coisas! Eu tinha contratado um super plano de 1MB de espaço!

Ao instalar o sistema de foruns, havia uma opção que permitia deixar os tópicos abertos na web (acesso público) ou apenas para usuários registrados. Como era apenas EU que tinha login, eu achei que ia ser privado, onde apenas ia servir pra guardar as dicas. Aí eu pensei: “Quer saber? Quem quiser ver que veja! Vou deixar público”.

glufke_net_old
Primeiro tópico: http://glufke.net/oracle/viewtopic.php?t=5

Notícias Linux

Até o momento, o site tinha umas 4 ou 5 mensagens. Ainda não tinha sido divulgado em nenhum lugar. Tinha falado apenas pra um ou dois amigos, e também pra um sujeito chamado yZarc que era experiente com foruns, web e as vezes eu pedia algumas dicas pra ele. Um certo dia, vi que havia sido publicado uma notícia sobre o forum no NotíciasLinux! (que já era um site muito bom pra se ter informação sobre software livre, etc.)


noticiasLinux
http://www.noticiaslinux.com.br/nl1086322012.html

Neste dia, o forum teve mais de 50 membros registrados. E foi aí que começou a ficar complicado, pois o site deixou de ser apenas um local onde se guardava dicas pessoais, e passou a ser um local onde as pessoas faziam as mais variadas perguntas! No início só tinha eu pra responder perguntas e eu fiquei muito feliz quando algumas pessoas também começaram a ajudar outras pessoas. E não parou mais!

Depois de 10 anos

Hoje temos uma quantidade enorme de informação disponível. Para as pessoas que acreditam que o site é uma grande fonte de renda e lucro, infelizmente não é. Mas isso não importa, porque em nenhum momento o objetivo foi esse. O que conseguimos foi reunir milhares de pessoas com o seguinte objetivo: contribuir com informação para a comunidade. Este é o motivo de termos orgulho.

Toda mensagem ali postada é usada pra ajudar milhares de pessoas. Então, cada um que postou algo ali faz parte disso. Temos muito a agradecer a você por isso e esperamos que a vontade de compartilhar conhecimento continue viva por muito tempo!

Thomas F. Glufke
Atualmente é desenvolvedor Oracle EBS na Dell Computadores e moderador do forum.

Comments are closed.