Um dia um professor disse: “Você não pode praticar medicina ou direito em casa. Mas computação sim“. O texto abaixo relata um pouco da prática e experiência adquirida ao longo dos anos neste laboratório online chamado GLUFKE.NET.

No início havia GeoCities. Caso você nunca tenha ouvido falar dele, ainda é possível ler a respeito em algum site de arqueologia web. Em poucas palavras, era um site onde se podia hospedar páginas HTML de graça em endereços pré-definidos, como nome de países, locais, etc. Por exemplo: www.geocities.com/athenas/acropolis/5545. A gente se conectava via FTP e soltava ali o “index.html” feito no Microsoft FrontPage. (Taí outra coisa da era paleolítica).

A internet era simples, mas tinham coisas que eu simplesmente não conseguia entender: O conteúdo dinâmico! Lembro muito bem de perguntar para um grande amigo assim: “OK, eu entendo que se eu coloco páginas HTML no meu server, elas vão estar disponíveis na internet. Mas como que é possível por exemplo, fazer um site onde a informação é atualizada de acordo com o que o sujeito informa?“. A resposta dele foi: “Você deve ler a respeito de CGI“.

Uau… Pra mim essa resposta ou nada deu na mesma. Eu não fazia a menor idéia de como funcionava isso, muito menos webservers. A única coisa que eu entendia era que de alguma forma, na internet os arquivos HTML estavam em algum FTP e acabavam indo parar no Netscape ou no Internet Explorer.

Alguns anos se passaram e eu finalmente decidi que era hora de fazer testes reais na internet. Foi então que quase 15 anos atrás, mais precisamente no dia 21 de Outubro de 2003, o dominio glufke.net foi comprado! O objetivo era aprender a web utilizando um site real dentro da internet. Em resumo, era pra ser um laboratório pra se “testar coisas”!

E como foi útil.

Desde então, fui obrigado a aprender tudo do zero: como que uma página web passa informações pra outra, como que um script se conecta com um banco de dados, como evitar sobrecarregar o servidor. (Isso porque minha hospedagem permitia armazenar 1MB de dados e 100MB de transferência!). Foi nessa época que o forum nasceu. (Leia mais sobre ele aqui)

E não parou mais: CSS, PHP, robots.txt, .htaccess, MySQL, Linux, Apache, PhpBB, sitemap.xml, JavaScript, RegExp, APIs, e muito mais! Na época, tudo isso era tecnologia de ponta.

Quando eu estava na faculdade, o site foi objeto de inúmeros estudos: Foi integrado à API do Google Translate, BING Translate, RStudio, e diversas outras ferramentas.

E até hoje, o site ainda está evoluindo. O forum está prestes a ser migrado para Amazon AWS e por isso, muitas tecnologias estão sendo testadas: Amazon EC2, Git, funcionamento dos templates, Docker, inclusive a possibilidade de se migrar o forum para outros sistemas como por exemplo o NodeBB (feito totalmente em NodeJS e MongoDB) ou Discourse (feito em Ruby on Rails e PostgreSQL), e por aí vai.

Posso dizer com toda certeza que ganhei muito com tudo isso. Não foi dinheiro, pois até hoje o site mal consegue se sustentar financeiramente por conta própria. Mas o que eu recebi foi bem mais valioso que dinheiro: conhecimento! Não que você vai se tornar um expert nessas tecnologias da noite pro dia.  Mas garanto que vai aprender o suficiente pra conseguir trabalhar com elas.

Então fica a experiência pra quem quiser se aventurar: Não importa o que seja, apenas faça algo fora do seu contexto. Seja voluntário pra algum projeto open-source ou instale algo e compartilhe o que aprendeu. Tenho certeza que vai receber em troca aquilo que o dinheiro não compra: Experiência! Um abraço a todos!

Thomas Glufke

Comments are closed.