Linus Torvalds alerta: Não usem Oracle ZFS

Notícias relacionadas a Oracle, banco de dados, tecnologia, segurança, etc.
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

O renomado programador Linus Torvalds alertou os usuários do Linux, o popular sistema operacional de código aberto que ele construiu, a não usar um sistema de arquivos Oracle devido a possíveis ações legais, informou Michael Larabel, do Phoronix.

O sistema de arquivos, chamado ZFS, foi desenvolvido pela Sun Microsystems, que foi adquirida pela Oracle. Torvalds escreveu em um fórum on-line em 6 de janeiro que não se sente "seguro" ao adicionar código ZFS ao projeto Linux devido à tendência da Oracle de abrir processos contra outras empresas, incluindo uma briga legal entre o Google e a Oracle.

"Outras pessoas acham que pode ser bom mesclar o código ZFS no kernel e que a interface do módulo o faz bem, e essa é a decisão deles", escreveu Torvalds. "Mas, considerando a natureza litigiosa da Oracle e as perguntas sobre o licenciamento, não há como me sentir seguro ao fazê-lo."

O processo da Oracle contra o Google, que está "roubando" a tecnologia Java para o sistema Android do Google e pode custar ao Google até US $ 9 bilhões, está previsto para ir ao Supremo Tribunal este ano. O Google e seus apoiadores no caso argumentaram que uma vitória da Oracle nesse caso teria um efeito assustador na inovação de software.

Por meio dessa lente, os comentários de Torvalds destacam como a posição da Oracle no assunto pode afetar sua reputação no mundo do software de código aberto, potencialmente afastando os programadores de seus produtos e serviços.

Além disso, o ZFS e o Linux têm licenças diferentes e, de acordo com as Perguntas frequentes sobre o ZFS no Linux, a combinação das duas licenças pode causar problemas e impedir que os usuários usem código disponível exclusivamente sob uma licença com código disponível exclusivamente sob a outra.

Torvalds escreveu que "não há como" mesclar qualquer código ZFS até receber uma carta oficial da Oracle assinada por seu principal consultor jurídico ou pelo presidente executivo e CTO Larry Ellison dizendo que não há problema em fazê-lo.

Torvalds disse que se outros usuários optarem por adicionar o ZFS, "eles estão por conta própria", pois ele não vai mantê-lo.

"Não use o ZFS", escreveu Torvalds. "É simples assim. Sempre foi mais um chavão do que qualquer outra coisa, e os problemas de licenciamento apenas o tornam um ponto de partida para mim. Os benchmarks que eu vi não fazem o ZFS parecer tão bom".

A Oracle se recusou a comentar.

Fonte
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 31 visitantes