String de Host

Scripts Diversos para o Oracle SQL*Plus. (Relacionado a ferramenta Oracle SQL*Plus, para questões de SQL, usar o forum SQL)
Responder
fabiojr
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 15
Registrado em: Sex, 29 Fev 2008 8:32 am
Localização: Balneário Camboriú - SC

Boa tarde!

Desculpem a total falta de conhecimento mas estou iniciando agora no mundo dos bancos de dados e do oracle.

Gosaria de uma ajuda na configuração da string de host.

Preciso testar o acesso ao banco de dados atraves de uma máquina remota, mas não sei como fazer isso. Pelo que eu sei, existe um arquivo onde se edita o ip que será usado na conexão, mas não sei qual arquivo é esse. O computador que eu uso para testar tem a versão cliente do oracle instalada.

Outro problema que venho tendo é connection timeout na hora de conectar. Pedi a um colega de trabalho para tentar conectar no banco, só que a resposta do sqlplus era um erro de timeout.

Aguardo resposta e agradeço desde já.
Trevisolli
Moderador
Moderador
Mensagens: 2016
Registrado em: Qua, 12 Jan 2005 3:25 pm
Localização: Araraquara - SP
Abraço,

Trevisolli
OCA Oracle PL/SQL Developer Certified Associate
OCP Oracle Forms Developer Certified Professional
Araraquara-SP

Brother, beleza?

O arquivo que você citou, onde se identifica o IP, é o TNSNAMES.ORA.
Por padrão ele se localiza em <<ORACLE_HOME>>\NET80\ADMIN, onde a Oracle_Home é onde foi instalado o teu client.

No meu exemplo, minha ORACLE_HOME é, C:\oracle\dev6i, portanto, meu arquivo TNSNAMES.ORA fica em C:\oracle\dev6i\NET80\ADMIN.

Caso não saiba qual tua home, dê uma pesquisada no REGEDIT, pelo valor "ORACLE_HOME". Lá fica apontado o diretório.

Só uma dica importante, caso vá alterar teu TNSNAMES, é bom se fazer uma cópia antes, por precaução, beleza?

qualquer coisa, manda ai.
fabiojr
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 15
Registrado em: Sex, 29 Fev 2008 8:32 am
Localização: Balneário Camboriú - SC

Opa...
muito obrigado Trevisolli, respondeu exatamente o que eu precisava. muito obrigado mesmo..
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes