Erro no CREATE DATABASE????

Scripts Diversos para o Oracle SQL*Plus. (Relacionado a ferramenta Oracle SQL*Plus, para questões de SQL, usar o forum SQL)
Responder
mayconguedes
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 12
Registrado em: Ter, 19 Jul 2011 7:48 pm
Localização: Marataízes - ES

Criei um tablespace com:

Selecionar tudo

create tablespace tsTeste
datafile 'e:\bd\tsTeste.dbf'
size 5m
reuse autoextend on
next 5m
maxsize 150m;
e depois criei um novo usuário:

Selecionar tudo

create user userTeste
identified by *****
default tablespace tsTeste;
logo depois dei os devidos privilégios e loguei com esse usuário, ai tentei criar um banco de dados com:

Selecionar tudo

create database dbTeste;
e deu o seguinte erro:

Selecionar tudo

ORA-01501: create database falhou
ORA-01100: banco de dados já montado
Alguém pode me explicar o porque deste erro????
ishii
Rank: Analista Júnior
Rank: Analista Júnior
Mensagens: 82
Registrado em: Ter, 28 Dez 2010 7:41 pm
Localização: São Paulo - SP

Olá,

Acho que o problema é conceitual:

O primeiro passo na criação do Oracle é justamente o Database, que é composto basicamente de Processos (PMON,SMON etc) mais os arquivos (datafiles, controfiles, redo logs etc). Dentre os datafiles há as tablespaces que seria uma espécie de area de trabalho (acho que seria melhor o exemplo se fosse um guarda-chuva...) onde você iria juntar, os usuários com os datafiles que eles podem usar...

Portanto, se você criou a Tablespace, é porque ela já está dentro de um Database (no caso do Windows é o Serviço que foi criado) e para criar um novo Database, ele deve ser feito no SO, pois seria um novo serviço...

Seria importante você dar uma lida nas documentações da Oracle ou em materiais de estudo (docs da Oracle pressupõe que você JÁ conhece bem Oracle...)

Espero ter ajudado um pouco....

[] Ishii
:-o
mayconguedes
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 12
Registrado em: Ter, 19 Jul 2011 7:48 pm
Localização: Marataízes - ES

Imaginei que o problema poderia ser conceitual mesmo, não entendi direito como funciona os usuários, arquivos e banco de dados.
Em uma documentação que li, disse que posso ter vários BD diferentes em um mesmo servidor, logo pensei que poderia criar vários bancos com o ‘CREATE DATABASE’ mais ao que me parece não é bem assim né?

Deixe-me ver se entendi...

Eu não criei DB algum... logo presumo que o DB foi criado automaticamente na instalação do Oracle Database 10g Express Edition juntamente com o usuário system?

para eu poder criar um novo DB eu tenho que excluir o anterior?
marcus.kobel
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 45
Registrado em: Qui, 12 Mai 2011 4:54 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Exatamente. O Oracle Express 10g pra Windows é feito pra dummies que não sabem bulhufas de Oracle e querem ter umas instância dele rodando na sua máquina em 5 minutos.

Cara, pra ser bem sincero você deve estar BEM por fora de como funciona o Oracle, mas a criação de uma base de dados é a segunda coisa que se faz na instalação do Oracle.

Ou seja, a primeira seria a instalação de todo o software Oracle, depois seria a criação da sua instância de base. O Ora10G Express já fez isso pra ti.

A informação que tu leu de que é possível ter várias instâncias do Oracle num mesmo computador é verdeira. Normalmente elas são criadas pelo comando DBCA (database configuration assistant) que te permite configurar todas as opções da tua base, desde tamanho de bloco, número de redo logs, redundância, tablespaces, datafiles, tudo!

O que tu pode fazer com o teu Ora10g é ver como que ele ficou configurado e tentar mexer a partir dai. Mas não espere conseguir burlar as limitações de 4gb de capacidade dele.

Abraço!
marcus.kobel
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 45
Registrado em: Qui, 12 Mai 2011 4:54 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Exatamente. O Oracle Express 10g pra Windows é feito pra dummies que não sabem bulhufas de Oracle e querem ter umas instância dele rodando na sua máquina em 5 minutos.

Cara, pra ser bem sincero você deve estar BEM por fora de como funciona o Oracle, mas a criação de uma base de dados é a segunda coisa que se faz na instalação do Oracle.

Ou seja, a primeira seria a instalação de todo o software Oracle, depois seria a criação da sua instância de base. O Ora10G Express já fez esses dois passos pra ti.

A informação que tu leu de que é possível ter várias instâncias do Oracle num mesmo computador é verdeira. Normalmente elas são criadas pelo comando DBCA (database configuration assistant) que te permite configurar todas as opções da tua base, desde tamanho de bloco, número de redo logs, redundância, tablespaces, datafiles, tudo!

O que tu pode fazer com o teu Ora10g é ver como que ele ficou configurado e tentar mexer a partir dai. Mas não espere conseguir burlar as limitações de 4gb de capacidade dele.

Abraço!
marcus.kobel
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 45
Registrado em: Qui, 12 Mai 2011 4:54 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Se tu quiser mexer em Oracle like a boss, te aconselho a olhar esse tutorial na Oracle Base que explica como instalar Oracle Linux e o software do Oracle pra criação das instâncias.
http://www.oracle-base.com/articles/11g ... Linux6.php
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes