Duvida sobre o OCA!

Dicas sobre o Oracle Designer. Dicas sobre modelagem, ER, etc.
Responder
gee
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 13
Registrado em: Ter, 23 Out 2012 8:43 am
Geraldo Viana Jr
Oracle SQL - PL/SQL Developer
Oracle Developer Application

E ai galera blza... vejam se alguém consegue tirar minha duvida aí...
Tem pouco tempo que estou estudante oracle, mais ou menos uns 6 meses, já entendo bem o básico de sql e pl/sql , sou programador java e estou querendo me especializar em banco de dados oracle, assim que terminar minha facul de sistemas de informação.
Estou estudando para tirar meu OCA e minha duvida é se a primeira prova de SQL Fundamentals é muito complicada e se sabendo o basico de SQL e PL/SQL já consigo prestar a prova para depois estudar para administration I, e se para isso devo estar linkado a algum tipo de instituição ou curso.


aguardo valeu
gee
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 13
Registrado em: Ter, 23 Out 2012 8:43 am
Geraldo Viana Jr
Oracle SQL - PL/SQL Developer
Oracle Developer Application

foi mal galera.. escrevi no topico errado, estava lendo um topico de Designer aqui e acabei me destraindo.
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Fala Gee!

bem-vindo ao fórum GLUFKE !

Então, sobre sua dúvida a respeito da prova de SQL FUNDAMENTALS (1Z0-051) ... talvez a melhor forma de você realmente avaliar o seu grau de conhecimento seja adquir um simulador como SELFTEST, TEST KING ou CERTEXAM.

Estes simulados apresentam questões parecidas com as que existem nas provas reais da VUE. Elas são agrupadas em áreas que costumam cair no exame. Com eles, você pode identificar se o seu conhecimento está bom em todas as áreas, ou se você precisa estudar mais para alguma delas.

Seguem alguns links sobre simuladores:

http://www.avanset.com/products/visual- ... suite.html
http://selftestsoftware.com

IMPORTANTE: Por mais estranho que pareça, a prova 1Z0-007 (Introduction to Oracle9i SQL) TAMBÉM serve como exame para obter a certificação OCA 10g ou 11g. Ela com certeza é mais simples que a 1Z0-051. Como nenhuma delas vai lhe dar uma certificação (pois você precisa fazer ADMINISTRATION I depois), eu recomendaria escolher a mais fácil (1Z-007).

Mas se você adora desafios, a acha que conhece BEM a linguagem SQL, você poderia tentar o exame 1Z0-047 (ORACLE SQL EXPERT), que serve como pré-requisito para o OCA 10g ou OCA 11g.

E se você passar na 1Z0-047, você já recebe uma certificação oficial de ORACLE SQL EXPERT. Mas não subestime este exame porque esta prova é bem mais complexa que a de FUNDAMENTALS I (cuja aprovação não implica em certificação imediata). Existe um excelente livro em inglês com o título de SQL CERTIFIED EXPERT EXAM GUIDE - COMPLET EXAM PREPARATION (1Z0-047). Eu comprei a edição digital e me pareceu um roteiro muito bom para estudo, mas compre ela SOMENTE se você optar por fazer a 1Z0-047.

Para os exames de FUNDAMENTALS e ADMINISTRATION I (certificação OCA) eu recomendaria os livros da BOOKMAN (traduzidos para o português).

Para obter a certificação de OCA você não precisa cursar NENHUM treinamento oficial da ORACLE. Mas o discurso muda quando você almejar obter a certificação OCP. Neste caso, você precisa obrigatóriamente passar por um treinamento oficial, por mais experiente que você seja.

Concluindo, notei que você mencionou em sua mensagem oficial que é programador JAVA e deseja obter o OCA em banco de dados.

Pense bem se deseja seguir realmente uma carreira como DBA ou se desejaria se tornar um analista de negócios ou desenvolvedor. Creio que se você seguir a fundo uma carreira de DBA, você vai se afastar um pouco da programação ou da análise de sistemas (mas isso é uma opinião pessoal minha e outros foristas podem discordar totalmente de mim).

O fato é que existem diversas trilhas de certificação para produtos ORACLE que com certeza são muito valorizadas no mercado. Por exemplo, existem uma série de certificações voltadas para BI (Hyperion), CRM (Siebel) ou ERP (EBS) ou SOA. Você pode inclusive ver todas as certificações disponíveis neste link:

http://education.oracle.com/pls/web_pro ... age_id=632

Se você deseja a certificação OCA, mas não pretende seguir carreria como DBA, talvez fosse interessante verificar se alguma das outras certificações oficiais (ex: ORACLE ADVANCED PL/SQL EXPERT) poderia contribuir mais para sua carreira no futuro. Pois mesmo tirando um OCA, se você depois não praticar, este conhecimento se perde com o tempo.

Um grande abraço e bons estudos ... espero que conquiste estas certificações !

Sergio Coutinho
gee
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 13
Registrado em: Ter, 23 Out 2012 8:43 am
Geraldo Viana Jr
Oracle SQL - PL/SQL Developer
Oracle Developer Application

valeu Coutinho, muito obrigado pelas dicas cara, irei pensar na possibilidade de realizar o exame mais simples ao invés do FUNDAMENTALS,, vlw pelos links dos teste cara.

e quanto a minha decisao de swguir a carreira de DBA, eu prefir muito cara, mesmo que não me torne em si um DBA a certificação OCA pode me dar a chance de ao menos experimentar a profissao, ainda sou novo e posso mudar caso descubra que não é isso que quero, ainda tenho 21 anos e já estou ao fim de minha faculdade, gosto de programar mas minha paixão é banco de dados.
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Oi Gee,

Muito legal ver sua disposição de seguir carreira de DBA e desejo muito sucesso a você nos estudos e exames !

É bom que você tenha uma vivência como desenvolvedor Java, pois você terá mais facilidade de ver o ponto de vista dos desenvolvedores, além de contribuir com idéias para que eles possam extrair o melhor do banco de dados.

Eu também comecei minha carreira atuando programador CLIPPER, antes de ingressar na área de banco de dados. Quando entrei na área ("de paraquedas", literalmente falando - rsss), acabei atuando como administrador de banco e desenvolvedor PL/SQL.

Grande abraço,

Sergio Coutinho
gee
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 13
Registrado em: Ter, 23 Out 2012 8:43 am
Geraldo Viana Jr
Oracle SQL - PL/SQL Developer
Oracle Developer Application

valeu cara. Não aproveitando de sua bondade, permita-me fazer outra pergunta...

Depois que me falou sobre o exame 1Z0 - 047 de SQL expert, acho que vou estudar para ele, pois mesmo tendo que me esforçar um pouco mais, no final pode compensar, pois como você disse, ele já me possibilita uma certificação.. certo? e no caso... suponhamos que eu passe, depois tenho que fazer qual para tirar a OCA, posso fazer direto o Administration I? e como faço para comprar o exame e realizá-lo online?


vlw abraço
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Gee,

Passando no exame 1Z0-47, só bastaria fazer o exame de ADMINISTRATION (1Z0-052) para obter a certificação ORACLE OCA 11g.

Informações oficiais específicas sobre o 1Z0-047 (através destas páginas, você consegue se inscrever no exame da VUE):

http://education.oracle.com/pls/web_pro ... 46&lang=US
http://education.oracle.com/pls/web_pro ... k_id:DBSQL

Resumindo, a inscrição para o exame pode ser feita nos links da oracle fornecidos acima, mas você precisaria de um cartão de crédito internacional para efetuar o pagamento. No site da VUE, você poderá escolher data/hora e a central de exames onde você poderá realizar o exame.

O teste 1Z0-047 custa cerca de $326,00 (outubro/2012). Como sinceramente é um preço salgado, recomendo que adquira um exame simulador para ter idéia do seu grau de conhecimento.

Eu não sei qual seria o valor do 1Z0-007, mas seria interessante você avaliar se ele é mais barato do que o 1Z0-047. Lembre-se que você precisa fazer um exame de administração para obter o OCP, o que significa que talvez você precise desenvolver ao todo cerca de $ 600 reais para obter o OCA.

Uma outra informação esquisita: o exame de SQL (1Z0-051) pode ser feito ONLINE e você não precisa se locomover até uma central de exames para fazer o teste. Você pode fazer ele de sua casa (esquisito, não?). Não sei o que ocorreria se você ficasse sem internet ao estar fazendo o exame - rsss. Mas esta opção ONLINE só existe para ele. Os demais você preciraria fazer em um centro VUE.

Em tempo: neste link abaixo você tem informações sobre a 1Z0-007. Me parece que ele é um exame mais barato do que a 1Z0-047.

http://education.oracle.com/pls/web_pro ... 19&lang=US

Abraços e boa sorte ! :-o

Sergio Coutinho
gee
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 13
Registrado em: Ter, 23 Out 2012 8:43 am
Geraldo Viana Jr
Oracle SQL - PL/SQL Developer
Oracle Developer Application

Fala Coutinho blza? Então cara.. eu estudei pakas SQL pra poder me identificar com a linguagem.. dei uma boa revisada num livro de SQL com foco em Oracle que peguei na Biblioteca da MInha facul.
Agora comecei a ler duas apostilas que ganhei de um tio meu que fez o curso oficial da Oracle...
Chama: " Introduction to Oracle for Experieced SQL Users" tem o modulo 1 e modulo 2. são duas apostilas oficiais...
Você acha que com esse conteúdo eu poderia tentar realizar qual das provas? abraço
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Olá Gee,

De todas, creio que a 1Z0-007 seria a que exigiria "menos" (todas exigem, ok?), pelo fato de não incorporar os recursos da 10g/11g.

Mas como havia falado anteriormente, a prova de SQL FUNDAMENTALS dispõe da opção de "ser feita em casa", via internet (estranho, né?).

A primeira vez que ouvi sobre isso não acreditei, mas alguns colegas meus acabaram optando por fazer em suas casas, ao invés de comparecer em uma central de exames VUE.

Nesta opção de "fazer em casa", você teria uma chance de consultar material adicional para resolver as questões.

Mas não subestime a prova por causa disso. Acho que é a única da ORACLE onde se pode optar por fazer em casa.

Se você nunca fez um exame da Oracle, eu recomendaria o uso de um simulador para você ter idéia do tipo de questão que cai na prova.

Você tem vários fornecedores (ex: TEST KING, SELF TEST) onde você poderia fazer o download destes simuladores.

Todos eles são pagos, mas talvez você consiga baixar uma versão demo de 10 perguntas ... ou comprar com um grupo de colegas .. ou então tentar encontrar uma versão "não oficial" nos torrents da vida (recomendo a oficial, é claro). Creio que a SELFTEST até disponibiliza o acesso por 30 dias, mas escolha esta opção somente se estiver estudando diariamente para o exame.

Abraços e boa sorte !

Sergio Coutinho
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante