O oracle(forms/reports 6i) é engessado?

Este forum é destinado a perguntas relacionadas a Oracle, mas que não se enquadram nos forums acima. Aqui serão tratadas também sobre outras tecnologias da oracle, como o Workflow, BPEL, Spatial, OCS, etc.
Responder
Hahu
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 147
Registrado em: Qui, 16 Mar 2006 11:26 am
Localização: São Paulo
O mundo gira muito!!

bom dia Glufke,

Dúvida: venho escutando de muitos profissionais dizendo que o oracle forms e reports 6i é engessado, o que quer dizer isto? :?

o que vocês tem a dizer sobre isto, este termos de engessado é referente a que, não entendi? :roll:

Abs de seu amigo Hahu :wink:

Que Deus abençõe a todos!
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Tem a ver com o fato de não ser possível fazer algumas coisas no FORMS, principalmente coisas ligadas a parte VISUAL.
Por exemplo: em java, delphi, VB, etc é possível fazer qualquer coisa com os componentes, mudar cor, fazer piscar, fazer a tela de algum jeito "inovador", etc...

Já no Forms, não é possivel fazer algumas coisas. Os "componentes" são um pouco "engessados", ou seja, é aquilo e não tem muito o que mudar. Isso é otimo p/ o forms, pois possibilita que os programas sejam feitos MUITO mais rapidos do que em outras linguagens...

Não estou dizendo que é 100% engessado. É possivel fazer programas em Forms bem diferentes do padrão, mas quase ninguém faz, pois o objetivo dele não é fazer uma tela cheio de "perfumaria". Alguns até podem dizer que os programas são FEIOS. (e são mesmo)... Mas o objetivo deles não é ser bonitos mesmo, hehehe

Já sobre o REPORTS, até hoje é a ferramenta mais completa que eu já vi pra criação de relatórios! Até hoje, TODOS relatórios que eu tive que fazer foram POSSIVEIS fazer no Reports. Tipo, até hoje nunca houve uma situação que eu dissese: "Poxa, isso não dá pra fazer com o Reports"... Eu não diria que o REPORTS é engessado... O Forms SIM.

:-o
Hahu
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 147
Registrado em: Qui, 16 Mar 2006 11:26 am
Localização: São Paulo
O mundo gira muito!!

bom dia dr_gori,

obrigado :D


abs Hahu :wink:
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes