Fazer ou não fazer?

Este forum é destinado a perguntas relacionadas a Oracle, mas que não se enquadram nos forums acima. Aqui serão tratadas também sobre outras tecnologias da oracle, como o Workflow, BPEL, Spatial, OCS, etc.
Responder
Philipe
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 1
Registrado em: Seg, 06 Jun 2011 10:17 am
Localização: Sbcampo - SP

Bom dia pessoal!
Eu tenho algumas duvidas que talvez sejam simples para vocês responderem:

Eu sou formado em Redes de computadores, tenho uma boa formação no idioma inglês e tenho interesse em estudar Oracle.
A dúvida é: Eu não sei programar em nenhuma linguagem, estudei C++ e Java na faculdade porém foi o básico.
Banco de dados eu usei apenas o básico do MySQL ( use databases, select *from, etc )

Mas nunca trabalhei e nem tenho experiência com nenhum banco de dados.

O que vocês aconselhariam para a minha humilde pessoa?

O curso em si que estava vendo de fazer é este

http://www.veris.com.br/pages.php?recid=25&id=222

eu vou ficar muito perdido? vou conseguir me encaixar no mercado de trabalho? porque eu pesquiso as vagas de emprego e a grande maioria pede para saber Java, .NET, etc..

eu não espero ser um dba em 3 meses ehehhe, seria um investimento a longo prazo.. 4.. 5 anos até me encaixar bem no mercado.

dicas?

ps: Não sei se criei o tópico na área certa, se não for aqui, por favor moderador mova para o local certo!

vlw!
victorhugomuniz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1396
Registrado em: Sex, 01 Fev 2008 2:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:
:D

brother... vou te contar por alta como foi meu inicio de carreira com java

eu comecei estudar em casa so com livro.. complicou e achei que precisava de um curso.. fiz um bom curso e sai sabendo 'nada'.. passei uns 6 meses estudando dai consegui um estágio.. entrei bem cru ne, mas tambem não dava mole.. caia dentro.. dia e noite.. ralei bastante e fui crescendo.. conhecimento eu adquirir ali no dia a dia do estagio mesmo.. ali sim eu adquiri conhecimento solido.. alem de você começar a fazer as coisas e ir ganhando confiança

um conselho.. praticidade... leia muito e tal.. mas procure sempre meter a mao na massa.. e não esqueca de entrar logo no mercado.. nem que seja para trabalhar de graça.. mas entre logo no mercado
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Falou tudo... se conseguir um estágio BOM, mesmo trabalhando de graça, pegue ele.
gfkauer
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 389
Registrado em: Ter, 27 Jul 2010 1:34 pm
Localização: Sapiranga - RS
Contato:
Quem falou que programar era fácil??

Quanto mais dificil for a implementação mais valorizado seu trabalho será!

Acessem: www.gfkauer.com.br

Faço destas as minhas palavras!

Se acha que tem estomago pra ser dba ou qualquer outra área que escolha. Se dedique 25 horas por dia. Leia. Faça cursos. PRATIQUE. Se der tempo faça um estágio, ou vários...
Se você se dedicar, muito, mas muito mesmo, em 2 anos será um bom DBA.

Sou desenvolvedor a 7 anos. Mas no inicio eu fiz uma escolha. Abri mão de 2 anos de vida social apenas para estudar e me aperfeiçoar, além de trabalhar 8 horas por dia. Hoje sei o suficiente para brigar por ótimas vagas de trabalho. Não precisa ser tão radical quanto fui. Mas tenha em mente que DBAs geralmente não tem horário de trabalho. Numa M%$#* se trabalha 24 hora seguido se preciso...
victorhugomuniz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1396
Registrado em: Sex, 01 Fev 2008 2:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:
:D

tava procurqando outra coisa vi isso e lembri de você

http://meiobit.com/12522/carreira-em-ti ... e-comecar/
burga
Rank: DBA Pleno
Rank: DBA Pleno
Mensagens: 232
Registrado em: Qui, 26 Nov 2009 1:05 pm
Localização: SP
Ricardo H. Tajiri

Tudo o que o pessoal falou aqui é verdade!!! Você já começou bem, ter vontade de aprender é um ótimo começo...

Não se preocupe que ainda não sabe nada pois todo mundo começa do zero e aos poucos vai ganhando conhecimento e experiência. Comece com algum trabalho que não exija experiência pois normalmente estes iniciam treinando o profissional.

Pra um bom início em bancos de dados Oracle, tente aprender bem o SQL e um pouco de PL/SQL. Depois disso você pode estudar o dicionário de dados, as views de desempenho dinâmicas e a arquitetura básica do banco. Com isso você já vai ter uma boa base pra começar a se aprofundar em algum assunto específico (RAC, tunning de banco, tunning de aplicação, backup/recovery, etc). Saber shell scripts e java também pode ajudar.

Como você disse que é formado em redes de computadores, é importante manter esse conhecimento de redes e configurações também, pois banco e rede são duas coisas que sempre estão juntas.

Agora, se você quer partir menos pra área de administração e mais pra desenvolvimento Oracle, estude bem o SQL, PL/SQL, forms e reports. Também é importante conhecer um pouco da arquitetura e funcionamento do banco...

Outra coisa, tente sempre manter um foco nos estudos também, pois como trabalhamos com tecnologia, e esta está em constante mudança, sempre tem coisas novas pra aprender. Mesmo um profissional com mais de 20 anos de experiência vai ter muita coisa pra aprender.

Quanto ao curso, ele ajuda sim, mas só se você já tem algum conhecimento básico pra não ficar "viajando" nas aulas. Estes cursos são bem superficiais. Eles te darão uma visão geral do banco de dados (o que não é ruim). Se você já mexeu com o MySQL, sabe o que são tabelas, o básico de como manipular e extrair os dados delas, já pode pensar em fazer ele. Mas vai ter que estudar muito por fora também, durante o curso, pra poder aproveitá-lo ao máximo, mesmo porque ele não é barato.

Acho que eu só repeti aqui o que o pessoal já disse, mas é sempre bom reforçar...
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes