Utilizar planilhas em Excel como tabelas no Oracle

Este forum é destinado a perguntas relacionadas a Oracle, mas que não se enquadram nos forums acima. Aqui serão tratadas também sobre outras tecnologias da oracle, como o Workflow, BPEL, Spatial, OCS, etc.
Responder
jks1903
Rank: DBA Júnior
Rank: DBA Júnior
Mensagens: 188
Registrado em: Qui, 04 Fev 2010 8:08 am

Pessoal, não achei nenhuma melhor categoria para essa pergunta, acredito que esse seja o local correto mesmo.

Assim, estamos migrando alguns dados de planilhas do excel para o Oracle. Porém, atualmente estamos fazendo o seguinte: geramos um arquivo CSV apartir do excel e através do arquivo gerado importamos utilizando o SQL Loader.

Como isso não é nada prático, resolvi cirar uma aplicação para fazer isso.
Durante uma dúvida que me surgiu, fui pedir um esclarecimento num forum de JAVA e me falaram que o Oracle pode utilizar planilhas em Excel como tabelas virtuais, ou algo do tipo.

Porém eu nunca tinha ouvido falar disso. Isso é realmente possível?

Se sim, alguém pode me dar uma idéia e como fazer?

Obrigado.
ishii
Rank: Analista Júnior
Rank: Analista Júnior
Mensagens: 82
Registrado em: Ter, 28 Dez 2010 7:41 pm
Localização: São Paulo - SP

Olá,

Se a ideia é armazenar mesmo os dados, melhor usar o método que você esta fazendo mesmo. Porem tente com uma ferramenta como o TOAD ou PL/SQL Developer que tem uma interface fácil para essa importação.

[]s Ishii
jks1903
Rank: DBA Júnior
Rank: DBA Júnior
Mensagens: 188
Registrado em: Qui, 04 Fev 2010 8:08 am

Sim, o objetivo é armazenar.

Porém, primeiramente irei passar esses dados para uma tabela temporária, para só em seguida utilizar as tabelas do sistema.

Por exemplo, a lógica par a matrícula dos usuários será diferente.
Aí vamos criar matrículas novas para esses usuários.

Sendo possível trabalhar com os arquivos em excel da forma que mencionei agilizaria muito o trabalho, pois para inserir nas tabelas bastaria uma instrução semelhante a essa:

Selecionar tudo

insert into tabela
select * from tabela_virtual_excel
Você saberia me dizer como posso utilizar essas planilhas?

Obrigado.
marcus.kobel
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 45
Registrado em: Qui, 12 Mai 2011 4:54 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Tu já tentou usar EXTERNAL TABLES? Eu não sei se o Oracle tem compatibilidade com Excel pra isso, mas não custa pesquisar.
Eu estou curioso pra saber sobre isso também.

Na boa, eu não acredito que exista alguma maneira simples e rápida pra migrar dados de excel pra Oracle.

Eu acho que o TOAD deve ter algumas ferramentas de carregar arquivos Excel pra base (como foi mencionado acima).

Em último caso, faz um programa em .NET ou Java pra ler e importar os dados pra tua base.

Falou!
jks1903
Rank: DBA Júnior
Rank: DBA Júnior
Mensagens: 188
Registrado em: Qui, 04 Fev 2010 8:08 am

Pois é, eu estou pesquisando sobre o assunto, mas até o momento não encontrei nada do tipo.

Caso eu encontre algo assim (ou parecido pelo menos) eu posto aqui.

Vlw.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes