Dúvida sobre VirtualBox

Este forum é destinado a perguntas relacionadas a Oracle, mas que não se enquadram nos forums acima. Aqui serão tratadas também sobre outras tecnologias da oracle, como o Workflow, BPEL, Spatial, OCS, etc.
Responder
xprata
Rank: Analista Júnior
Rank: Analista Júnior
Mensagens: 93
Registrado em: Ter, 06 Abr 2010 11:31 am
Localização: São Paulo - SP

Ola senhores, não localizei o lugar específico para dúvida com virtualbox. Se for um tema onde o site não trate, favor desconsiderar.

Minha aplicação se conecta a uma base de dados oracle. Dependendo da localização física que eu esteja, tenho problema para ter acesso a base...Uma saída que estou pensando é instalar o banco oracle na minha maquina. Ainda melhor seria se pudesse criar uma maquina virtual. Ai vem a dúvida, vi que é possível compartilhar pastas, mas não achei nada sobre banco. Ou seja, consigo montar um MV com o banco e depois acessar este banco do host ?
Ex. deixo a aplicação no host e o banco na MV (guest), vou conseguir montar um tns apontando para a MV?
Obrigado
att
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Sim, é perfeitamente possível fazer isso.

Pra conseguir, você precisa configurar a rede não como NAT, mas como BRIDGE.
Qual é a diferença?

NAT - Sua rede é como se fosse uma sub-rede (igual a aque você tem na sua casa com um modem adsl. Ou seja, a sua rede não é visível de fora. Assim funciona o NAT.

BRIDGE - Dessa forma a sua máquina virtual é como se fosse OUTRO PC dentro de sua rede. Você precisa configurar um IP na mesma faixa da sua rede atual. (eu seja, seu pc vai ter 2 IPs). Dessa forma você pode tranquilamente ter um banco Oracle dentro de uma máquina virtual. Pode fazer PING nela, etc.

Sobre compartilhamento de diretório:
Sim, é possível fazer também. Tem que criar uma pasta compartilhada, e daí em cada sistema operacional é diferente pra acessar.
Avatar do usuário
fbifabio
Moderador
Moderador
Mensagens: 199
Registrado em: Ter, 22 Fev 2011 1:51 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:
Fábio Prado
www.fabioprado.net

Também é possível compartilhar pastas entre máquina virtual e host, através do Oracle VM Virtual Extension Pack que demonstro no artigo (c/ vídeo) http://www.fabioprado.net/2012/02/appli ... l-dos.html.

[]s
xprata
Rank: Analista Júnior
Rank: Analista Júnior
Mensagens: 93
Registrado em: Ter, 06 Abr 2010 11:31 am
Localização: São Paulo - SP

Obrigado senhores, irei montar a maquina...qualquer coisa aviso....
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes