Dúvida Oracle-Java

Este forum é destinado a perguntas relacionadas a Oracle, mas que não se enquadram nos forums acima. Aqui serão tratadas também sobre outras tecnologias da oracle, como o Workflow, BPEL, Spatial, OCS, etc.
Responder
abarbosa
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 12
Registrado em: Qui, 24 Mai 2012 10:11 pm

Bom dia pessoal,
Não trabalho com oracle a muito tempo,e recentemente fiz algumas entrevistas na cidade de São Paulo e mesmo para cargos de desenvolvedor júnior caiu algumas questões de execução de código java no banco de dados Oracle.
Acredito que não seja em todo lugar que vão exigir isso em um teste para quem esta começando.

A grande pergunta que fica é:O quão relevante é estudar java para ser aplicado no banco de dados Oracle?
Sei que tem uma boa leva de desenvolvedores aqui no fórum com muitos anos de experiência e gostaria de saber sobre o que vocês poderiam opinar sobre isso.


Acredito que isso seja um assunto interessante pois tem muita gente que esta começando a trabalhar e poderia prevenir deixar muitas questões em teste de vagas para plsql se a gente começar a estudar desde já.


Obrigado pela atenção 8)
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Como eu trabalho mais com o ERP da oracle (Oracle EBS), é muito raro a necessidade de algo em JAVA.
Apesar que é possível criar telas em JAVA no EBS, usando OAF, é raro isso acontecer.
Os casos que temos aqui que utilizam java stored procedures, são alguns programas que precisam receber envelopes SOA. Neste caso, é uma rotina em JAVA que faz o serviço.

Claro que é sempre útil conhecer, mas não chega a ser um pre-requisito.
É mais ou menos a mesma coisa dos programadores JAVA que conhecem um pouco de SQL. O forte deles é java, mas eles se viram pra fazer algumas queries. Mesmo não sendo experts nisso.
abarbosa
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 12
Registrado em: Qui, 24 Mai 2012 10:11 pm

Bom dia dr_gori,
Agradeço pelo esclarecimento.

Acredito que esse tipo de conhecimento seja preciso para resolver algum problema no dia a dia.Acho que até na verdade um pouco de sacanagem empresas que estão fazendo processo de seleção para cargos para Oracle nível Júnior estar cobrando criação de algumas rotinas deste tipo nos testes práticos.

Grato. :-o
DanielNN
Moderador
Moderador
Mensagens: 641
Registrado em: Seg, 03 Set 2007 3:26 pm
Localização: Fortaleza - CE
att,

Daniel N.N.

Em regra geral é mais comum utilizar java stored procedures(uma procedure plsql que chama uma rotina Java), como o dr_gori pontuou.
No entando também é possível utilizar o bendito OAF, para criar telas web-based dentro do próprio ebs seguindo suas regras de segurança e etc.
Segue uma linha mais Java , padrão MVC. Um ponto que acho sensacional no OAF(no fundo os conceitos de OO) além da criação do zero de telas/pequenos módulos é poder personalizar uma página CORE com um grau muito maior que o FORMS oferece. Posso substituir(herdar) toda as classes core alterando certas funcionalidades, adicionar componentes/campos (não apenas opções de menu), gravar informações além dos limitados flexfields(attributes da tabela) e etc. Obviamente que dependendo da necessidade, vai requerer um conhecimento mais avançado do EBS, OAF, PLSQL.
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Isso tem o OAF. Cabe ressaltar que o OAF é apenas usado dentro do Oracle EBS.
Então é muito raro mesmo de se achar isso por aí no mercado.

:-o

PS: to tentando aprender OAF :shock:
DanielNN
Moderador
Moderador
Mensagens: 641
Registrado em: Seg, 03 Set 2007 3:26 pm
Localização: Fortaleza - CE
att,

Daniel N.N.

Qualquer dúvida, estou à disposição.
Trabalho a alguns anos com ele e já fiquei macaqueado com algumas problemáticas dele. :P.
Responder
  • Informação