Tabela de Histórico/Auditoria Temporária

Dúvidas, dicas e truques de PL/SQL. Aqui também vão assuntos relacionados a pacotes, triggers, funções, Java-Stored Procedures, etc
Responder
Avatar do usuário
tiago_pimenta
Rank: DBA Júnior
Rank: DBA Júnior
Mensagens: 213
Registrado em: Qua, 29 Jun 2011 9:49 am
Localização: Barretos / SP

Olá pessoal, tudo bem ? Espero que sim !

Pessoal,

Atualmente no meu trabalho, temos solicitações frequentemente para explicar algo que ocorreu a tempos atrás em determinadas tabelas, por exemplo, por que determinado campo foi alterado em Dezembro de 2022, ou por que determinado campo não foi atualizado em 2018.

Nem todas as tabelas tem histórico/auditoria, pois dizem que temos limitações de espaço em disco. Antevendo essa justificativa do pessoal, estava pensando então em uma tabela de histórico/auditoria temporária, ou seja, que os registros ficassem armazenados por X tempo.

Fazendo do jeito tradicional, através de trigger, a parte do expurgo dos dados provavelmente ficaria com a equipe dos DBA's e eles logicamente irão dizer que é mais trabalho para eles e seria mais uma "justificativa" para não criarem trigger nas tabelas restantes.

Dando uma "Googlada" rapida, vi que existe o pacote "dbms_audit_mgmt", porém parece que esse pacote faz uma auditoria mais abrangente do banco, inclusive de logon/login e conversando com um rapaz, ele disse que no serviço dele a auditoria do banco está desligada, pois segundo o que informaram para ele, é que essa auditoria do banco estava onerando o banco...

Alguém conhece ou sabe se existe, alguma feature ou algum bult-in nativo do Oracle que crie a tabela temporária e gerencie automaticamente esses dados e não onere o banco ?
Responder
  • Informação