Blockchains da Oracle, SAP e IBM conversando entre si

Notícias relacionadas a Oracle, banco de dados, tecnologia, segurança, etc.
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

O trabalho inovador de interoperabilidade está acontecendo em blockchains construídas usando Fabric, disseram os desenvolvedores da Oracle no Hyperledger Global Forum da semana passada, em Phoenix, Arizona.

Mark Rakhmilevich, diretor sênior de gerenciamento de produtos blockchain da Oracle, disse que a iniciativa de interoperabilidade Fabric começou pouco antes do primeiro Fórum Global Hyperledger em Basileia, Suíça, no final de 2018.

“Fizemos testes completos com IBM e SAP. Nós três fizemos basicamente testes de rede cruzada no Fabric”, disse Rakhmilevich em entrevista. "Então, se alguém vier e disser que deseja executar uma rede no Oracle, mas tiver alguns membros cuja preferência seja a IBM, podemos mostrar a eles o processo que é testado e certificado".

Até certo ponto, trata-se de executar nós de blockchain nas nuvens da IBM e da Oracle. Mas também abre as portas para conectar os consórcios de empresas agrupadas nas duas plataformas.

Os aspectos técnicos incluem resolver a troca de informações entre redes em um formato que o outro lado possa digerir. “O objetivo a longo prazo deve ser criar uma interface de usuário simples na qual você possa clicar e configurar. Mas, por enquanto, testamos manualmente a conexão e a conexão”, disse Rakhmilevich.

O exemplo de remessa
O blockchain corporativo é um "esporte de equipe", como é frequentemente ouvido entre o conjunto de tecnologia de contabilidade distribuída (DLT). No entanto, grupos de empresas geralmente estão alinhados com plataformas específicas, mesmo quando, em alguns casos, estão abordando o mesmo caso de uso (rastreamento de contêiner de remessa, por exemplo) e usando o mesmo blockchain de código aberto subjacente (como Fabric).

Um bom exemplo é o consórcio da Oracle Blockchain e da Global Shipping Business Network (GSBN) da CargoSmart, que inclui transportadoras como CMA CGM, COSCO Shipping Lines e Hapag-Lloyd, e usa Fabric.

Enquanto isso, a IBM e a Maersk lançaram o TradeLens em 2018, que também conta com a CMA CGM e a Hapag-Lloyd como membros, além da MSC Mediterranean Shipping Company e da Ocean Network Express, e é executado na IBM Blockchain Platform baseada em Fabric.

Ambos os consórcios também incluem uma variedade de portos de embarque em todo o mundo, bem como empresas de agenciamento de cargas e similares, o que significa que qualquer passo em direção à harmonização desses projetos tem um valor potencialmente enorme para os participantes do setor.

Construir consórcios é uma tarefa difícil e não é de surpreender que os fornecedores de tecnologia queiram proteger os grandes nomes de suas plataformas. Para tornar o processo mais ágil, Rakhmilevich recomenda começar com o "código primeiro", enquanto o trabalho pesado de estabelecer um consórcio formal pode ser feito em paralelo.

"A criação da estrutura do consórcio vai levar muito tempo, então vamos começar a construir isso enquanto os advogados estão falando, algo que as pessoas podem executar sem ter esse consórcio formal", disse ele.

As equipes de blockchain da IBM, Oracle e SAP, que se conhecem, talvez estejam mais otimistas em criar uma harmonia entre as empresas que participam de diferentes implantações do Fabric. Os tomadores de decisão do lado comercial podem ver as coisas de maneira diferente.

"As grandes empresas de TI têm esse histórico de concorrência, mas faz sentido, em nível técnico, cooperar, sejam padrões formais ou coisas informais", disse Rakhmilevich. “Particularmente quando se fala em blockchain, que é uma peça do ecossistema, isso envolve várias partes, então você precisa garantir que você pode apoiá-lo em várias nuvens e vários fornecedores. Você ainda compete no campo, vamos fazer isso todos os dias.”


Fonte
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 30 visitantes