Por que o Google está errado em sua luta contra a Oracle

Notícias relacionadas a Oracle, banco de dados, tecnologia, segurança, etc.
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

"O que é meu é seu e o que é seu é meu."

Com todo o respeito a Pete Townsend e o The Who, não, não, não é. Se você pegar algo que é meu sem me compensar, é roubo, puro e simples. De fato, o conceito de direitos de propriedade privada é tão fundamental para a experiência americana que está literalmente incorporado em nossos documentos fundadores. No entanto, como atestam os detalhes do caso da Suprema Corte ("Google x Oracle America"), as pessoas do gigante de buscas Google parecem pensar que devem operar de acordo com regras diferentes das demais.

É verdade. A empresa mais reconhecida do mundo foi pega com uma mão no proverbial pote de biscoitos. Em sua corrida para desenvolver o (na época) sistema operacional móvel Android (na época), o Google cortou alguns cantos. Em vez de desenvolver sua própria API (Application Programming Interface), simplesmente retirou uma da popular linguagem de programação Java e do ambiente de tempo de execução pioneiro da Sun Microsystems (adquirida em 2009 pela Oracle Corp de Larry Ellison).

O resultado líquido foi uma plataforma de codificação pronta para alavancar as inúmeras ferramentas e recursos Java para acelerar o desenvolvimento de aplicativos para Android - uma enorme vantagem competitiva sobre os rivais Apple e Microsoft, que tiveram que "rolar suas próprias" APIs do zero . A Oracle alega que esse foi um ato flagrante de roubo de propriedade intelectual, e muitos juristas concordam que o Google deveria ter compensado a empresa por usar seu modelo de API Java. No entanto, em uma reviravolta irônica, os pesos pesados ​​da indústria Microsoft, Facebook e Amazon - todos os concorrentes ostensivamente do gigante das buscas - ficaram do lado do Google por meio de resumos apresentados no caso, diretamente ou através de sua coalizão de lobby, a Computer Communications Industry Association (CCIA).

A CCIA argumenta que deixar uma decisão anterior do tribunal do Circuito Federal em favor da Oracle levará a "menos concorrência na indústria de software", enquanto a Microsoft argumenta que regimes de direitos autorais frouxos "facilitam a entrada de novos concorrentes".

Claramente, o conceito de "propriedade" intelectual é fluido no Vale do Silício, com a maioria dos jogadores dispostos a violar as regras quando lhes convier (e litigar como o inferno quando não o fizer). Infelizmente para o Google, os princípios fundamentais, como a propriedade dos frutos do trabalho de alguém, são julgados em um nível superior ao da sala de reuniões típica da Bay Area. E, talvez no último tapa na cara do pessoal de Mountain View, o governo Obama - um aliado de longa data do gigante das buscas - opinou contra a empresa quando o caso estava entrando no sistema judicial federal.

Não é segredo que Barrack Obama e Eric Schmidt, presidente do Google, são bons amigos, ou que havia rumores de que o governo Obama mantinha uma porta giratória para os funcionários do Google, muitos dos quais podiam ser vistos fluindo livremente pelos corredores da 1600 Penn. No entanto, apesar da proximidade de seu relacionamento, mesmo o 44º presidente não pôde ficar do lado de seu grande doador de dinheiro.

Et tu Brute?

Agora, o Google está enfrentando seu último dia no tribunal. Se os Supremes seguirem a liderança do governo Obama e ficarem do lado da Oracle, o gigante das buscas será forçado a pagar bilhões em taxas de licenciamento e danos. Mais importante, será notado que o roubo de PI não é apenas um ponto de discussão para as relações comerciais com a China, mas um crime grave pelo qual até as empresas e organizações mais poderosas serão responsabilizadas. E como fã de lei e ordem (desculpe, Roger Daltrey, mas eu me importo se "outros caras estão roubando minhas músicas"), estou pessoalmente torcendo pela Oracle neste caso.

O Google precisa aprender que, em assuntos que envolvem princípios legais fundamentais, tamanho - alcance e influência - não importa. Seja levantando código sem compensação ou ajustando um navegador da Web para ignorar paywalls (outra forma de roubo de IP em que eles se envolveram recentemente) - aceitar o que não lhe pertence sempre está errado. Portanto, enquanto alguns no Vale do Silício lamentam que a aplicação estrita da IP "sufoque a inovação", o que eles realmente devem fazer é parar de tomar atalhos e, em vez disso, limpar seus próprios atos quando se trata de negociar e implementar padrões de programação abertos.

O ponto principal é que ainda somos uma nação de leis. E para que essas leis sejam respeitadas, elas devem ser aplicadas de forma igual e consistente, sem preconceitos ou favoritismos. Vamos torcer para que o tribunal decida adequadamente e que o Google - e a indústria de software como um todo - finalmente aprenda sua lição.

Fonte
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 27 visitantes