Larry Ellison inverte a estratégia da nuvem da Oracle

Notícias relacionadas a Oracle, banco de dados, tecnologia, segurança, etc.
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Três anos atrás, se você dissesse que a infraestrutura seria o principal impulsionador do negócio de nuvem da Oracle, você teria rido. (Na minha classificação dos 10 primeiros na Cloud Wars, a Oracle está em 6º lugar.)

Dois anos atrás, se você tivesse dito que Larry Ellison logo estaria usando a tecnologia de infraestrutura líder mundial para arrebatar grandes negócios em nuvem da Amazon, Microsoft e Google, você teria sido tachado de estar totalmente fora de contato com a realidade.

Um ano atrás, se você dissesse que a Oracle seria, no final de 2020, um dos melhores players de infraestrutura em nuvem do mundo, talvez algumas pessoas o levassem a sério - mas todos seriam funcionários da Oracle.

Mas aqui hoje, nos últimos meses de um ano que tem sido mais bizarro em vários aspectos do que qualquer outro que eu possa me lembrar, Larry Ellison está fazendo todas essas coisas de maneiras reais, tangíveis e quantificáveis.

Ellison e Catz: o melhor ainda está por vir
E se você é um concorrente da Oracle, observe: tanto Ellison quanto o CEO Safra Catz dizem que isso é apenas o começo do começo - e que o melhor ainda está por vir. Cada um desses três concorrentes IaaS está bem à frente da Oracle em meu Top 10 do Cloud Wars: Microsoft é o número 1, Amazon / AWS é o número 2 e o Google Cloud é o quarto.

Na teleconferência de resultados de 10 de setembro da Oracle, aqui está Ellison argumentando que, quando se trata de Oracle Cloud, o maior produto é o OCI - Oracle Cloud Infrastructure - enquanto os produtos de alto nível da nuvem da Oracle, como aplicativos Fusion e Banco de Dados Autônomo nativo da nuvem, são simplesmente engrenagens na grande roda da infraestrutura em nuvem da Oracle.

“Temos bem mais de 7.000 clientes Fusion ERP, e muitos deles estão começando a construir data warehouses em torno de seus dados ERP. Todo mundo faz isso. E eles estão construindo esses armazéns de dados usando o Oracle Autonomous Database e Oracle Analytics e o Oracle Cloud em geral usando os serviços de infraestrutura da Oracle ”, disse Ellison ao apresentar a enorme oportunidade integrada e interconectada que prevê.

OCI muda para centro do universo Oracle Cloud
E Ellison então inverteu o script para retratar os negócios de infraestrutura da Oracle, anteriormente moribundos, como o novo mecanismo para o crescimento e relevância da Oracle.

“O Oracle Analytics Cloud é um serviço de infraestrutura Oracle - um serviço OCI. O Banco de Dados Autônomo [receita até 64% no primeiro trimestre fiscal] é um serviço OCI.

“Portanto, nossos clientes de aplicativos - praticamente todos os nossos clientes de aplicativos de médio e grande porte - se tornarão, em um futuro não muito distante, clientes de infraestrutura.”

E a torta que Ellison está fazendo só fica maior a partir daí.

“Portanto, essas pessoas são clientes de SaaS e se tornarão clientes de infraestrutura. Os clientes de banco de dados local se tornarão clientes de infraestrutura, seja na forma de nuvem pública ou Cloud @ Customer [serviços em nuvem da Oracle configurados nos data centers dos clientes como nuvens privadas gerenciadas pela Oracle].

Por que escolher a Oracle em vez da Microsoft, Amazon, Google?
“Depois, há as surpresas como Zoom e 8 × 8”, disse Ellison em referência a duas empresas de videoconferência de alto crescimento que se tornaram clientes OCI significativos para lidar com o crescimento no caso do Zoom ou como uma nova escolha preferida na indústria líder AWS no caso de 8 × 8.

“Acho que o Zoom é um ótimo exemplo porque prova que o Oracle Cloud é seguro, confiável, de alto desempenho e econômico. Eles o escolheram, embora não tenha nada a ver com o banco de dados Oracle, e não tem nada a ver com o Zoom ser um cliente SaaS. Isso foi puramente uma avaliação de nossa nuvem versus Microsoft versus Google versus Amazon ”(ênfase adicionada).

Aproximando-se do assunto da infraestrutura em nuvem da Oracle levando os negócios que até vários meses atrás quase nunca teriam vindo do jeito da Oracle, Ellison mudou para a indústria automobilística.

“E outro exemplo disso é a computação de alto desempenho com montadoras simulando acidentes. Agora, por que alguém iria para o Oracle Cloud para fazer computação de alto desempenho quando você pode ir para o Google, ou você pode ir para a Microsoft ou você pode ir para a AWS? Bem, porque somos muito mais rápidos - somos muito, muito mais rápidos. E, portanto, eles fazem as simulações com mais rapidez, mas precisam estar dispostos a pagar menos ”, acrescentou Ellison, usando uma linha favorita para enfatizar que um desempenho mais rápido resulta ou deve resultar em custos mais baixos para o cliente.

Empresas automobilísticas escolhendo OCI para simulações de colisões

“Quase todas as montadoras - bem, talvez isso seja muito forte. Metade das montadoras de automóveis em todo o mundo agora está usando nossa computação de alto desempenho ou avaliando nossa computação de alto desempenho, porque nos comparamos muito bem com a concorrência.

“E tudo isso é novo negócio, como o negócio de videoconferência.

“Portanto, a equipe da OCI fez um trabalho espetacular de construir uma segunda geração, aprendendo com o que a Microsoft fez, o que o Google fez, o que a Amazon fez e então construindo a próxima geração”, disse Ellison.

“Novamente, estes são os primeiros dias. Gen2 OCI é relativamente novo e Gen2 Cloud @ Customer é ainda mais recente. E esses são produtos fabulosos que acho que terão um desempenho extremamente bom nos próximos anos. ”

Estarei fazendo algumas análises adicionais no final desta semana nos resultados da Oracle e nas perspectivas e perspectivas estratégicas oferecidas por Ellison e Catz. E embora a Oracle definitivamente mereça elogios por seu ressurgimento da nuvem, e embora Ellison esteja sendo tipicamente imprevisível ao estruturar essa nova visão centrada em infraestrutura para sua empresa, é importante ter em mente o que ele disse há pouco: “Estamos nos primeiros dias. ”

Os objetos no espelho retrovisor do Oracle estão mais próximos do que parecem
Eles estão de fato, e você pode apostar tudo o que você possui e pode pegar emprestado que a Microsoft, a Amazon e o Google não estão parados e não vão permitir que a Oracle entre e pegue grandes pedaços de compartilhamento de nuvem.

Acho que é por isso que Ellison está mudando a visão estratégica da Oracle - ele está redefinindo as regras do jogo para dar a ele e à sua empresa a maior chance de sucesso neste mercado altamente competitivo.

Meu Scorecard
Portanto, estou marcando este como uma vitória para a Oracle - na verdade, uma vitória muito grande - mas também uma vitória de curto prazo. E é de curto prazo porque Microsoft, Amazon e Google são muito maiores que a Oracle e estão tão fortemente comprometidos com a inovação e o sucesso na nuvem quanto a Oracle.

A vida nas guerras na nuvem: se você é um cliente - ou Larry Ellison - você tem que adorar!

Fonte
Avatar do usuário
adrianoturbo
Moderador
Moderador
Mensagens: 393
Registrado em: Qui, 20 Mar 2008 4:09 pm
Localização: Brasília
Adriano Alves
---Para cada problema dificil existe uma solução simples.----

É muito pouco para quem está muito atrás de Alibaba e IBM que fecham o pódio do Top Five de Cloud.
A Oracle come poeira para AWS,Microsoft e Google que estão no topo nessa ordem.
Larry Ellison subestimou a Cloud no seu início e agora está correndo atrás com várias voltas atrás,na Fórmula 1 a Oracle seria um retardatário na corrida pelas primeiras posições da Cloud.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 33 visitantes