Oracle mostra nesta quarta-feira (7/7) sua nova suíte de BI

Notícias relacionadas a Oracle, banco de dados, tecnologia, segurança, etc.
victorhugomuniz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1396
Registrado em: Sex, 01 Fev 2008 2:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:
:D

Oracle mostra nesta quarta-feira (7/7) sua nova suíte de BI

Estrela de evento em Londres, Oracle Business Intelligence Enterprise Edition 11g é vista como uma das maiores atualizações feitas pela empresa em BI.

Depois de três anos de desenvolvimento, a suíte Oracle Business Intelligence Enterprise Edition 11g (OBIEE) será formalmente apresentada em um evento em Londres (Inglaterra), nesta quarta-feira (7/7).

A OBIEE 11g é vista por muitos como uma das maiores atualizações feitas pela Oracle em sua plataforma de Business Intelligence (BI) nos últimos anos.

Oficialmente, a Oracle revelou pouquíssimos detalhes sobre o produto. Em uma mensagem deblog que anunciava os planos para o evento de lançamento, a empresa deu pistas da nova suíte de BI como uma plataforma “líder do setor” que oferecerá avanços em análise, visualização, busca, colaboração e gerenciamento.

A empresa disse ainda que a OBIEE 11g também oferecerá uma inovação de ponta, que permitirá às empresas integrar suas atividades de BI de forma mais intensa com os sistemas corporativos de planejamento de recursos (ERP).

Outras fontes
Outros detalhes sobre o produto têm aparecido em outras fontes. Em uma entrevista concedida à Database Trends and Applications, um executivo que trabalha para um parceiro da Oracle afirmou que a nova versão terá integração bem próxima com as aplicações Fusion e Scorecards, também da Oracle, bem como com o servidor de processamento analítico online Essbase, que se tornou parte do portfólio da Oracle com a compra da Hyperion.

A nova versão foi arquitetada para ser completamente baseada na web. Ela admite fontes heterogêneas de dados e se integra bem com fontes relacionais, XML e OLAP, informou a Database Trends and Applications.

A empresa Cintra Inc, de Nova York, que aparentemente participou do teste da versão beta do produto, afirmou em blog que a nova suíte de BI apresenta uma “aparência grandiosa”.

A OBIEE 11g ostenta um novo motor de renderização gráfica, melhorias na indexação de relatórios e recursos de busca, além de vir com o Essbase, da Hyperion, como um acelerador de performance para aplicações disponíveis para si, afirmou a Cintra.

Consolidação
Os usuários podem esperar ver, na OBIEE 11g, a incorporação de tecnologias de empresas adquiridas pela Oracle, como Hyperion e Seibel, disse Boris Evelson, analista da empresa americana de pesquisas de mercado Forrester Research.

“As aquisições da Siebel e da Hyperion foram muito significativas para a Oracle. Com essas duas empresas e as próprias ferramentas de BI que já tinha, a Oracle ficou com três conjuntos de tecnologias diferentes que faziam o mesmo trabalho”, disse Evelson. “Eles tiveram de gastar um bom tempo para reconciliar essas tecnologias.”

O lançamento desta quarta-feira será sobre como a empresa se posicionará como líder em BI agora que sua integração está pronta, resume Evelson.

O anúncio do produto da Oracle chega num momento em que o interesse do mercado por ferramentas de BI está em disparada, avaliou Evelson. “BI está à frente e no cerne das estratégias de muitos fornecedores de tecnologia”, como IBM, SAP, SAS e Oracle.

Dado o interesse em torno das ferramentas de BI, Evelson espera que os novos produtos da Oracle sejam recebidos favoravelmente pelos clientes. “Muitos dos recursos fecham as brechas de funcionalidade das versões anteriores, e algumas das novas funções vão superar as ferramentas rivais”, disse.

Apesar de a Oracle anunciar a OBIEE 11g nesta quarta-feira, não está claro quando o produto poderá ser adquirido. A versão americana do produto tem data de entrega prevista para 20 de julho.
http://computerworld.uol.com.br/negocio ... ite-de-bi/
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 42 visitantes