Da Oracle, uma solução de cloud computing 'in a box'

Notícias relacionadas a Oracle, banco de dados, tecnologia, segurança, etc.
victorhugomuniz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1396
Registrado em: Sex, 01 Fev 2008 2:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:
:D

Na abertura da Oracle Open World, Larry Ellison evita temas polêmicos e anuncia lançamento de solução de software e hardware para projetos de nuvem.

O CEO da Oracle, Larry Ellison, abriu o congresso Oracle Open World neste domingo (19/9), em São Francisco (EUA), com o anúncio de uma nova solução para cloud computing, evitando temas polêmicos como a briga com a Google pelos direitos de propriedade intelectual do Java ou o processo que a HP ameaçou abrir contra a empresa depois que seu ex-CEO Mark Hurd foi contratado como co-CEO.

A nova solução, chamado Exalogic Elastic Cloud, é um rack composto por servidores, armazenamento, software de máquina virtual e todo o middleware necessário, descreveu Ellison, em sua apresentação. Eles são produzidos de forma padrão e podem formar sistemas de até oito racks.

“O que é cloud computing? Aplicativo ou plataforma?”, provocou o CEO diante da enorme plateia que lotava o auditório do centro de convenções Moscone, ao que respondeu que, para a Oracle, cloud computing é uma plataforma que, por definição, se caracteriza por ser elástica, virtual e que permite o pagamento por uso e não por número de usuários.

Essas são, segundo Ellison, as características da solução Exalogic Elastic Cloud. A parte servidora reúne 30 servidores, ou 360 núcleos de processamento; um “appliance” de armazenamento; e uma rede Infiniband de alto desempenho. Do lado software há o Web Logic Server, a Oracle Virtual Machine e os sistemas Oracle Linux e Solaris, entre outros componentes. A oferta parte de um rack de um quarto de capacidade até um sistema com oito racks interligados.

Segundo plano
Os temas mais esperados, no entanto, foram omitidos ou deixados em segundo plano. A Google, por exemplo, foi citada rapidamente pela principal executiva de marketing da empresa, Judith Sin, quando listava os patrocinadores do evento. E náo ocorreu, como se imaginava, o encontro num mesmo palco da vice-presidente executiva da HP, Ann Livermore, com o ex-CEO da HP e agora co-presidente da Oracle Mark Hurd, que será o palestrante de abertura da segunda-feira (20/9).

Em sua apresentação, Livermore destacou diversas soluções e serviços oferecidos pela HP, especialmente no gerenciamento de sistemas e na infraestrutura de cloud computing. Mas ela também ressaltou os elos que une HP e Oracle, como os 140 mil clientes em comum e os 12 mil especialistas Oracle que trabalham na HP. “Cerca de 40% das licenças Oracle rodam em máquinas HP”, apontou a executiva.

Quem também participou da abertura do evento foi a presidente e CFO da Oracle, Safra Katz. Ela entregou os prêmios Partners Award e CIO of the Year aos parceiros e CIOs que se destacaram na promoção e no uso das tecnologias Oracle. Na América Latina, o CIO premiado foi um brasileiro: Alexandre Vasconcellos, do Grupo Pão de Açúcar, que dividiu o palco com CIOs de empresas como Panasonic e Novartis.

Não é de hoje que a Oracle mantém com outras grandes empresas de TI uma relação que mistura competição e colaboração. A situação se acentuou depois que a Oracle comprou a Sun – agora, tal como HP e IBM, a Oracle é capaz de fornecer hardware e sistema operacional, além de aplicativos e bancos de dados.

Da mesma forma que a HP procurou ressaltar os pontos em comum, a Oracle retribuiu comparando seu novo servidor com um modelo IBM – o Power 795. Segundo Ellison, uma solução Exalogic com custo de 1 milhão de dólares é superior, em desempenho e recursos, a um servidor Power 795 de 4,4 milhões de dólares.

Um diferencial curioso do novo sistema está na monitoração de bugs. O CEO da Oracle explicou que essas máquinas serão monitoradas por seus donos e pela Oracle. “Normalmente é o usuário que encontra um bug. Nós queremos encontrá-lo antes e, quando isso ocorrer, faremos um patch e o distribuiremos automaticamente, de forma proativa. Como todas as máquinas são construídas iguais, um patch beneficiará a todos.”

Linux e Fusion
Ellison anunciou outras duas novidades. Uma é o Unbreakable Enterprise Kernel, que passa a fazer parte do Oracle Linux, uma distribuição concebida para ser compatível com o Red Hat Enterprise Linux, mas que começa a ganhar feições originais.

“A Oracle passa um bom tempo encontrando bugs no Red Hat, mas a Red Hat é lenta para adotar nossas correções e os avanços apresentados pela comunidade de desenvolvedores”, disse Ellison. “O Unbreakable Enterprise Kernel adota muitas correções e recursos da Oracle e da comunidade.”

A aposta num kernel personalizado se deve, entre outros fatores, ao novo servidor Exalogic Elastic Cloud. “Usamos discos SSD no Exalogic, e essa é uma das razões pela qual ele é tão rápido. Mas, para isso, tivemos de mudar o Linux”, explicou Ellison. “Nós valorizamos a compatibilidade com o Red Hat, e os clientes gostam disso. Mas precisávamos fazer o sistema evoluir”, argumentou.

Outra novidade foi o anúncio de que o Fusion Applications estará disponível em versáo de disponibilidade geral (GA, na sigla em inglês) no primeiro trimestre de 2011. “Foram cinco anos de trabalho. Nunca fizemos isso, e talvez nunca faremos isso novamente”, brincou.

Segundo Ellison, o Fusion Applications é o resultado da combinação do melhor dos pacotes da Peoplesoft, Siebel, Oracle e JD Edwards. “Decidimos manter o melhor desses pacotes e reimplementamos suas funções em Java”, explicou. “Se você conhece Java, conhecerá o Fusion Applications. Somos os únicos a usar uma linguagem padrão de mercado.”

Entrando em detalhes, Ellison disse que o Fusion Applications tem como centro a inteligência de negócio (Business Intelligence). “São os aplicativos da era da Informação”, definiu. Mais de cem módulos, de CRM a folha de pagamentos, estarão disponíveis no primeiro trimestre de 2011. No começo, porém, eles serão utilizados por um número controlado de clientes.

Ellison disse que a Oracle tem uma verba de 4 bilhões de dólares para investir em pesquisa e desenvolvimento neste ano. “Vocês devem ter percebido nossa nova tagline: ‘Hardware and software engineered to work together’ (hardware e software projetados para trabalhar em conjunto). Nós estamos trabalhando para oferecer mais máquinas como a Exalogic no futuro. Podem esperar”, salientou.

fonte
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Mais a respeito:

A Oracle, terceira maior produtora de software do mundo, revelou no fim de semana um produto "tudo em um" para ajudar empresas a administrarem serviços de computação em nuvem.

O presidente-executivo da companhia, Larry Ellison, abriu a conferência anual da Oracle no domingo revelando o Exalogic, equipamento que combina tecnologia de servidor, armazenagem de dados e rede com software da empresa.

A Oracle compete com a gigante europeia SAP e com a IBM nos mercados de software e produtos de bancos de dados.

A empresa também concorre com fornecedores de equipamentos como a HP, depois que esta comprou a Sun Microsystems no início deste ano.

Segundo Ellison, o equipamento apresentado pela companhia equivale a uma "nuvem em uma caixa".

"Toda a ideia de computação em nuvem é relacionada a se ter um conjunto de recursos que são compartilhados por uma série de diferentes aplicações dentro de uma empresa", disse o executivo.

A conferência OpwenWorld, que atrai mais de 40 mil pessoas, deve contar com mais drama este ano que em edições anteriores por causa de Mark Hurd, o ex-presidente-executivo afastado da HP que foi contratado por Ellison como copresidente da Oracle.

A contratação fez a HP processar Hurd e Ellison disparou palavras duras contra a HP. As duas companhias vinham sendo parceiras durante mais de duas décadas, com mais de 140 mil clientes conjuntos, mas o relacionamento dá sinais de esgotamento.

Apesar disso, a rusga não impediu a HP de fazer uma grande apresentação na conferência, mas Ellison não surgiu no palco da apresentação junto a nenhum executivo da HP.

Fonte
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes