Os 5 motivos para a Oracle comprar a NetApp

Notícias relacionadas a Oracle, banco de dados, tecnologia, segurança, etc.
victorhugomuniz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1396
Registrado em: Sex, 01 Fev 2008 2:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:
:D

Os 5 motivos para a Oracle comprar a NetApp

Comentários de Larry Ellison, CEO da Oracle, levantam rumores de possível interesse da gigante

O CEO da Oracle, Larry Ellison em reunião de analistas disse que 60% dos negócios da NetApp vêm do armazenamento de dados do banco de dados Oracle, e fica implícito que a Oracle gostaria de entrar neste segmento.

Na verdade, de acordo com o Wall Street Journal, o que ele disse é que cerca de 60% dos negócios da NetApp são "armazenamento do banco de dados Oracle", e que, "nós adoraríamos ter estes 60%."

Segundo Tim Klasell, analista da Stifel Nicolaus Equity Research, Ellison disse: "nós (Oracle) adoramos este segmento. Adoraríamos ter estes 60%. Precisamos (Oracle) comprar? Eu (Ellison) acho que existem algumas tecnologias interessantes que gostaríamos de adquirir... acredito que isto seja possível."

Então o que Ellison realmente disse?

Na verdade, o que ele realmente disse é que a Oracle gostaria de ter esses 60% do segmento que a NetApp tem, que vem do armazenamento do banco de dados Oracle. Ele não declarou que a Oracle gostaria de adquirir a NetApp.

Os investidores de Wall Street, entretanto, parecem ter interpretado os comentários de Ellison como se a Oracle tivesse interesse na aquisição da NetApp. Na sexta-feira passada, no dia seguinte do comentário de Ellison, investidores aumentaram as ações da NetApp para mais de US$ 2, comparados ao fechamento de quinta-feira ou próximo de 5%.

Deixando de lado o que Ellison quis dizer e como a bolsa de valores interpretou seus comentários, o fato é que há fortes motivos que tornariam a aquisição da NetApp pela Oracle uma possibilidade bem plausível.

Motivo n.º 1: o comentário dos 60%
Se 60% é um número acurado ou apenas uma estimativa, a evidência não confiável do canal sustenta a ideia de que muitos bancos de dados Oracle são armazenados em hardware da NetApp. A Oracle, com sua aquisição da Sun, mandou um forte sinal que quer ter uma oferta completa com software e hardware, que juntaria todos os seus produtos e efetivamente transformaria tudo em apenas um aparelho.
Se a Oracle quer fazer isto com storage, ficará limitada com a herança que recebeu dos equipamentos Sun. A Sun teve um histórico ruim em storage, exceto no final, quando apresentou seu bem recebido "Amber Road" 7000-series de aplicativos de storage que integrou o SSD e a tecnologia de hard drive com sua tecnologia de servidor. A tecnologia da NetApp ajudaria a Oracle a levar o seu appliance de software-hardware a um outro nível.

Motivo n.º 2: isto faria com que a Oracle se tornasse um fabricante sério de storage
A NetApp é o terceiro maior fabricante de storage da indústria em termos de receita, depois da EMC e da IBM e é também o que mais cresceu dentre os cinco maiores fabricantes, segundo o IDC. A compra da NetApp transformaria a Oracle em uma grande potência no mercado de storage, principalmente combinado com esta tecnologia adquirida na compra da Sun.

Este poder em relação ao storage, combinado ao portfólio de servidores renovados da Sun e com o seu middleware e banco de dados, ajudaria a Oracle a ser um competidor juntamente com seus concorrentes Cisco e HP, por possuir integração e por ser única no data center, além de ajudar a ser um dos líderes no desenvolvimento de cloud computing.

Motivo n.º 3: tudo junto via ZFS
A NetApp tem um processo judicial de longa data contra a Sun por conta do uso do sistema de arquivo ZFS, que a NetApp reclama a patente. A NetApp, repentinamente, desistiu do processo no início de setembro, sem nenhuma das empresas terem chegado a um acordo.

O ZFS, uma tecnologia de código aberto, foi elaborada e implantada pela Sun. É uma combinação entre sistema de arquivo e gerenciamento de volume lógico, que sustenta grandes capacidades de storage, juntamente com outros serviços de snapshots, data cloning e integridade de dados. Se não considerarmos a Sun, a NetApp é o primeiro fabricante a implantar o ZFS. Por conta disto, uma aquisição da NetApp poderia ser relativamente menos dolorida do ponto de vista tecnológico.

Motivo n.º 4: a tecnologia de virtualização da NetApp
A NetApp foi um dos primeiros fabricantes tops de armazenamento em camadas a capitalizar com a virtualização, especialmente com seu relacionamento estratégico com a VMware. Os aplicativos de storage da NetApp oferecem uma grande variedade de capacidades nos ambientes de servidores virtuais e é um dos dois maiores fabricantes de armazenamento, juntamente com a EMC, que está bem próxima da plataforma de virtualização de data center UCS da Cisco.

Além disto, a NetApp terá um programa até o final deste ano, em que garante que os clientes usarão 50% a menos de storage utilizando os arrays da NetApp comparados aos arrays da EMC, HP ou da Hitachi Data Systems, ou 35% a menos utilizando o gateway e a deduplicação da NetApp série V combinadas ao storage que não seja da NetApp ou vai fornecer uma capacidade adicional à NetApp para ir de encontro a estas exigências.

Motivo n.º 5: incomodar a IBM
A IBM, que é o maior cliente de banco de dados da Oracle, tem acordos com a NetApp de OEM, que consiste em revender o portfólio de storage inteiro da NetApp, por meio de seus canais de venda diretos e indiretos.

A aquisição da NetApp permitiria que a Oracle acabasse com o negócio de OEM, embora desconheceríamos o momento que isto iria acontecer, pois depende do que dispõe o contrato da IBM com a NetApp. Entretanto, a IBM pode se doer e reagir concorrendo diretamente com a NetApp e iniciar uma guerra na concorrência como não víamos desde a disputa deste mês entre a HP e a Dell sobre a 3Par.

Os comentários de Ellison - um presente maravilho aos VARs da NetApp
Os comentários de Ellison sobre a importância da NetApp para o segmento de banco de dados da Oracle deixa claro que a Oracle enxerga o valor da NetApp, diz Rolf Strasheim, diretor de soluções de clientes da Peak UpTime, revenda de longa data da NetApp de Tulsa, Oklahoma.
Como uma declaração de marketing, estes comentários são algo que Strasheim planeja levar para todos os seus clientes de NetApp.
"Larry Ellison está legitimando o uso do storage de NetApp para os bancos de dados da Oracle mais do que nunca," disse. Agora só preciso de uma declaração do Gates (Bill Gates da Microsoft) sobre o SharePoint e o Exchange e alguém da SAP e eu terei um bilhete premiado. Gostei da recomendação do Ellison sobre a NetApp."

fonte
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 22 visitantes