Google Responde ao Processo da Oracle…

Notícias relacionadas a Oracle, banco de dados, tecnologia, segurança, etc.
victorhugomuniz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1396
Registrado em: Sex, 01 Fev 2008 2:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:
:D

Google Responde ao Processo da Oracle… Contando a História do Java???

Em Agosto a Oracle abriu um processo contra a Google, alegando que seu software Android infringe patentes e direitos autorais relacionados ao Java, patentes adquiridas quando a Oracle comprou a Sun Microsystems. E recentemente, a Google acrescentou ao seu comentário inicial de que a ação da Oracle era “infundada,” com uma resposta detalhada ao que sustenta a ação e solicitando que o Tribunal Distrital dos EUA dispense a ação.

A moção da Google contesta as acusações da Oracle, alegando que não infringiu nenhum IP da Oracle da seção “Factual Background,” detalhando a história do Java, o seu desenvolvimento, a decisão da Sun de abrir o código parcialmente, e a voz da Oracle, entre outras, incentivando a abertura completa do código Java – até o momento em que a Oracle adquiriu a Sun Microsystems.
Java: Aberto? Talvez Não

A moção também detalha os procedimentos pelos quais as novas implementações Java podem ser desenvolvidas com uma licença gratuita. A “licença,” diz a moção, “permite que os desenvolvedores criem implementações livres das especificações da Sun Java. Se essas implementações demonstrarem compatibilidade com a especificação Java, então a Sun forneceria uma licença para qualquer propriedade intelectual necessária para a prática da especificação, incluindo os direitos de patentes e direitos autorais. Um exemplo de uma implementação ‘clean room’ do Java da Sun é o Apache Harmony, desenvolvida pela Apache Software Foundation. A única maneira de demonstrar a compatibilidade com a especificação Java é cumprindo com todos os requisitos do Technology Compatibility Kit da Sun (TCK) para uma edição particular do Java da Sun. No entanto, mais importante ainda, os TCKs disponíveis da Sun, inicialmente não tinham o código aberto, e eram fornecidos exclusivamente a critério da Sun, que incluiu várias restrições como alguns termos e taxas de licenciamento adicionais. Em essência, embora os desenvolvedores fossem livres para desenvolver uma máquina virtual Java concorrente, eles não podiam obter abertamente um componente importante necessário para obter os benefícios do Java open source da Sun.”

Em outras palavras, apesar do gesto do open source, restrições foram colocadas no licenciamento do Java, principalmente no ambiente móvel. Como observa a Google, muitas organizações vem manifestando preocupações sobre essas restrições de licenciamento, pedindo que a Sun abra completamente o código Java.
A Ascensão Móvel, o Aumento dos Processos Mobile

Claro, a Oracle vs. Google está longe de ser o único processo na indústria móvel de atualmente. Como o gráfico abaixo da Guardian demonstra, a batalha pelo controle do crescimento do mercado móvel não se trata apenas da construção do melhor produto. Em alguns casos, a estratégia parece incluir a construção de uma forte equipe de advogados especializados em patentes.

suits ss Google Responde ao Processo da Oracle... Contando a História do Java???

Imagem

E você, acha que o Google exagerou e o Java é sim uma tecnologia completamente livre? Deixe suas opiniões nos comentários.

fonte
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 34 visitantes