Oracle e IBM fazem acordo de cooperação para desenvolvinento

Notícias relacionadas a Oracle, banco de dados, tecnologia, segurança, etc.
victorhugomuniz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1396
Registrado em: Sex, 01 Fev 2008 2:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:
:D

Oracle e IBM fazem acordo de cooperação para desenvolvinento do Java

A Oracle e a IBM firmaram um acordo de cooperação no projeto OpenJDK para o desenvolvimento da plataforma de código aberto Java. Sem divulgar valores, a idéia das duas empresas é tornar o OpenJDK o principal ponto para desenvolvimento do Java Standard Edition (Java SE), o Java Development Kit (JDK) e o Java SE Runtime Environment (JRE).

De acordo com o anúncio, o investimento em projetos baseados em Java faz parte da estratégia das empresas para aumentar a participação na comunidade de código aberto, principalmente em sistemas operacionais e software aplicativos.

Segundo especulações, o acordo entre as duas gigantes de TI é uma resposta ao rápido crescimento do Android, o sistema operacional de código aberto para dispositivos móveis do Google. O acordo é visto como uma forma de evitar um provável embate judicial entre as duas companhias por conta de patentes baseadas em Java.

No mês passado, a Oracle processou o Google por violação de patente no Android. A companhia acusa o gigante das buscas de usar tecnologia baseada em Java, cuja patente pertencia à Sun Microsystems, adquirida pela Oracle no ano passado para desenvolver seu sistema operacional para dispositivos móveis (veja mais informações em "links relacionados" abaixo). Com informações do New York Times.

fonte
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 26 visitantes