Página 1 de 1

Oracle e IBM fazem acordo de cooperação para desenvolvinento

Enviado: Qui, 14 Out 2010 8:45 am
por victorhugomuniz
Oracle e IBM fazem acordo de cooperação para desenvolvinento do Java

A Oracle e a IBM firmaram um acordo de cooperação no projeto OpenJDK para o desenvolvimento da plataforma de código aberto Java. Sem divulgar valores, a idéia das duas empresas é tornar o OpenJDK o principal ponto para desenvolvimento do Java Standard Edition (Java SE), o Java Development Kit (JDK) e o Java SE Runtime Environment (JRE).

De acordo com o anúncio, o investimento em projetos baseados em Java faz parte da estratégia das empresas para aumentar a participação na comunidade de código aberto, principalmente em sistemas operacionais e software aplicativos.

Segundo especulações, o acordo entre as duas gigantes de TI é uma resposta ao rápido crescimento do Android, o sistema operacional de código aberto para dispositivos móveis do Google. O acordo é visto como uma forma de evitar um provável embate judicial entre as duas companhias por conta de patentes baseadas em Java.

No mês passado, a Oracle processou o Google por violação de patente no Android. A companhia acusa o gigante das buscas de usar tecnologia baseada em Java, cuja patente pertencia à Sun Microsystems, adquirida pela Oracle no ano passado para desenvolver seu sistema operacional para dispositivos móveis (veja mais informações em "links relacionados" abaixo). Com informações do New York Times.

fonte