Página 1 de 1

Microsoft Apple Oracle EMC ainda perseguem patentes Novell

Enviado: Qui, 13 Jan 2011 9:23 am
por victorhugomuniz
Microsoft, Apple, Oracle, EMC ainda perseguem patentes da Novell

Consórcio volta atrás em desistência, definida pela Microsoft como ação meramente processual

Defensores da open source que celebravam os relatos na rede de que o consórcio liderado pela Microsoft havia desistido de seus planos de comprar centenas de patentes da Novell vão ter que colocar as rolhas de volta nas garrafas de champanhe.

A Microsoft mandou, na terça-feira (12/01) para a InformationWeek EUA e outras mídias um comunicado dizendo que sua retirada dos planos para os reguladores alemães foi apenas processual. Ou seja: Nada mudou.

“Isto é um passo processual puramente necessário para permitir a revisão da transação proposta”, diz o comunicado.

A resposta do fabricante de software foi para um relatório anterior da PC World de que o consórcio chamado CPTN Holdings e formado pela Microsoft, Apple, Oracle e EMC, tinha desistido de seus planos de comprar mais de 880 patentes da Novell por U$450 milhões de dólares. Algumas dessas patentes, acredita-se, cobrem a tecnologia usada em software open source. A Novell tem sido líder no movimento open source desde a compra da companhia alemã Suse Linux em 2003.

Defensores do open source temem que se a CPTN conseguir essas patentes, abrirá as portas para muitos processos de infração de patente contra os desenvolvedores de software open source. O Open Source Initiative e outros grupos expressaram sua oposição em relação à compra e apelaram ao German Federal Cartel Office, que está investigando a transação.

As patentes da Novell se tornaram disponíveis quando a companhia concordou, em novembro, em ser adquirida pela Attachmate, por U$ 2,2 bilhões de dólares. A transação incluiu a venda das patentes a CPTN. A Novell diz que espera que a venda da companhia esteja completa no primeiro quadrimestre desse ano.

A Novel construiu um portfólio de produtos junto com a Suse Linux e também operava uma unidade que comercializava software de open source. A empresa ainda assinou um acordo com a Microsoft em 2007 para desenvolver integração tecnológica entre a Suse Linux e o Windows. O acordo também protegia a Novell e a Microsoft de processarem uma à outra por violação de patentes em suas respectivas tecnologias.

fonte