Microsoft Apple Oracle EMC ainda perseguem patentes Novell

Notícias relacionadas a Oracle, banco de dados, tecnologia, segurança, etc.
victorhugomuniz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1396
Registrado em: Sex, 01 Fev 2008 2:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:
:D

Microsoft, Apple, Oracle, EMC ainda perseguem patentes da Novell

Consórcio volta atrás em desistência, definida pela Microsoft como ação meramente processual

Defensores da open source que celebravam os relatos na rede de que o consórcio liderado pela Microsoft havia desistido de seus planos de comprar centenas de patentes da Novell vão ter que colocar as rolhas de volta nas garrafas de champanhe.

A Microsoft mandou, na terça-feira (12/01) para a InformationWeek EUA e outras mídias um comunicado dizendo que sua retirada dos planos para os reguladores alemães foi apenas processual. Ou seja: Nada mudou.

“Isto é um passo processual puramente necessário para permitir a revisão da transação proposta”, diz o comunicado.

A resposta do fabricante de software foi para um relatório anterior da PC World de que o consórcio chamado CPTN Holdings e formado pela Microsoft, Apple, Oracle e EMC, tinha desistido de seus planos de comprar mais de 880 patentes da Novell por U$450 milhões de dólares. Algumas dessas patentes, acredita-se, cobrem a tecnologia usada em software open source. A Novell tem sido líder no movimento open source desde a compra da companhia alemã Suse Linux em 2003.

Defensores do open source temem que se a CPTN conseguir essas patentes, abrirá as portas para muitos processos de infração de patente contra os desenvolvedores de software open source. O Open Source Initiative e outros grupos expressaram sua oposição em relação à compra e apelaram ao German Federal Cartel Office, que está investigando a transação.

As patentes da Novell se tornaram disponíveis quando a companhia concordou, em novembro, em ser adquirida pela Attachmate, por U$ 2,2 bilhões de dólares. A transação incluiu a venda das patentes a CPTN. A Novell diz que espera que a venda da companhia esteja completa no primeiro quadrimestre desse ano.

A Novel construiu um portfólio de produtos junto com a Suse Linux e também operava uma unidade que comercializava software de open source. A empresa ainda assinou um acordo com a Microsoft em 2007 para desenvolver integração tecnológica entre a Suse Linux e o Windows. O acordo também protegia a Novell e a Microsoft de processarem uma à outra por violação de patentes em suas respectivas tecnologias.

fonte
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes