Microsoft disputa mercado CRM com Oracle e Salesforce.com

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Microsoft disputa mercado CRM com Oracle e Salesforce.com

Em ousada disputa por clientes, a empresa de Steve Ballmer oferece preços baixos e descontos para atrair usuários.

A Microsoft anunciará na próxima segunda, 24/1, que sua suíte CRM Online estará disponível em mais de 40 mercados do mundo todo. O lançamento do software coloca a gigante em rota de colisão com as soluções de gestão de clientes da salesforce.com e da Oracle com a plataforma CRM on Demand.

A intenção é conquistar alguns clientes das duas concorrentes. Para tal, a Microsoft seduz seus potenciais consumidores com ofertas e vantagens, caso decidam migrar para a plataforma MS. Os novos clientes que firmarem contrato de adesão até 30 de junho poderão usar os serviços ao custo de 34 dólares por usuário/mês; preço válido para o primeiro ano.

A Salesforce.com pratica mensalidades de 65 dólares e 125 dólares mensais pelo uso dos pacotes Professinal e Enterprise, respectivamente. E a Oracle tem solução ao preço de 75 dólares mensais (preço inicial).

Adicionalmente, a Microsoft oferece até 200 dólares por usuário até 30 de junho, para ajudar a mitigar as despesas da migração de plataformas. Essa promoção, porém, não é válida em todos os mercados. A lista de vantagens inclui, também, versões para teste dos software.

O sistema CRM Online da MS é baseado na plataforma Dynamics CRM 2011, que precisa de servidor local para rodar.

Um pronunciamento de Steve Ballmer, CEO da Microsoft, é esperado para discutir as estratégias de implementação dos sistemas CRM no dia do anúncio.

A disponibilidade do CRM Online em vários pontos do globo promove a Microsoft para a primeira na fila de competidores no mercado de CRM. O sistema de Ballmer se comunica com os aplicativos de produtividade da Microsoft, o que, na visão de Brad Wilson, diretor geral da Dynamics “deve elevar o nível de competitividade nesse segmento”.

Ray Wang, CEO e analista-chefe da Constellation Research, aponta para os fatores que decidem se um sistema CRM realmente tem valor. “É tudo questão de avaliar se o sistema foi feito para atender às demandas de departamentos comerciais”. Entre essas, Wang cita duas essenciais: integração total com o Outlook e com interfaces para acesso via dispositivos móveis.

Posto lado-a-lado com a solução da Salesforce.com, o CRM 2011 não se equipara em todos os quesitos, de acordo com o analista. Mas, apreciados pela perspectiva do usuário, os dois sistemas dão conta de realizar as tarefas que interessam aos executivos comerciais.

Wang finaliza dizendo que o fato de a Microsoft oferecer instalações locais (o que a salesforce.com não faz), a coloca em posição de vantagem.

Entre os países que conta com ambientes CRM Online estão Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, México, Peru, Porto Rico e Trinidad & Tobago, a maioria das nações da Comunidade Europeia, e localidades asiáticas, como Hong Kong, Japão e Malásia.

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