Oracle: Google copiou Java ao desenvolver Android

Notícias relacionadas a Oracle, banco de dados, tecnologia, segurança, etc.
victorhugomuniz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1396
Registrado em: Sex, 01 Fev 2008 2:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:
:D

Google copiou Java ao desenvolver Android, afirma especialista

Descoberta pode prejudicar a defesa da Google diante das acusações da Oracle de que a companhia teria infringido as patentes do Java.

Um especialista em propriedade intelectual descobriu 43 casos em que, supostamente, a Google teria copiado o código Java sem permissão e utilizado em versões recentes da plataforma Android.

A descoberta pode prejudicar a defesa da Google diante das acusações da Oracle de que a gigante de buscas teria infringido as patentes do Java e outros materiais de sua propriedade.

"Tal descoberta pode ser muito proveitosa para a Oracle. Já para a Google, pode ser algo terrível”, escreveu Florian Mueller, que tem acompanhado a disputa de perto e examinado minuciosamente o código do Android.

Segundo Mueller, que é fundador do movimento NoSoftwarePatents, foram encontrados seis arquivos, entre eles um citado pela Oracle, por ser idêntico a arquivos Java. Todos foram encontrados no Android 2.2, chamado de Froyo, e Android 2.3, chamado de Gingerbread.

Outros 37 arquivos foram localizados no código do Android identificados com um aviso de que o código era de propriedade da Sun Microsystems, que foi adquirida pela Oracle no ano passado.

Embora existam pequenas diferenças entre o material usado pela Google e o Java original, Mueller constatou que as diferenças surgiriam por causa do descompilador utilizado no exame. Ao usar o aplicativo JAD e descompilar sete diferentes arquivos Java, ele descobriu que o resultado foi quase idêntico aos arquivos encontrados no Android.

A Google ainda não se pronunciou sobre os comentário de Mueller.

Oracle x Android
Em agosto, a Oracle entrou com uma ação contra a Google, alegando que o sistema operacional Android violava os direitos autorais do Java, de sua propriedade após adquirir a Sun. Na época, a gigante de buscas declarou que o processo não tinha nenhum fundamento e negou a infração.

Se for comprovado que a Google infringiu a patente do Java, ela poderia ser obrigada a pagar uma taxa de licenciamento a Oracle por cada aparelho fabricado rodando a plataforma móvel. Uma alternativa seria repassar esse custo para as fabricantes, mas isso poderia tornar o sistema menos atrativo.

O Android, que cresceu em popularidade desde o ano passado, está sob ataque de muitas empresas. Outros processos relacionados com a plataforma incluem Apple contra HTC, a Microsoft contra a Motorola, e Gemalto contra Google, Motorola, HTC e Samsung.

(Nancy Gohring)

fonte
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Enquanto isso, a Apple dá risada...
victorhugomuniz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1396
Registrado em: Sex, 01 Fev 2008 2:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:
:D

Android: Infração de Patentes e Direitos Autorais da Oracle

As coisas estavam indo tranquilas na disputa entre a Oracle e o Google, sobre a questão de violação de patentes em conexão com o sistema operacional móvel Android. Agora, o fundador da campanha "NoSoftwarePatents", Florian Mueller, reacendeu a questão. Mueller afirma ter identificado 43 imagens em que o Google aparentemente copiou o código Java da Oracle, sem permissão, em versões recentes do sistema operacional (versões 2.2 "Froyo", 2.3 "Gingerbread").

Ao examinar o código do Android, Mueller diz que encontrou seis ficheiros - além do que já foi mencionado na denúncia da Oracle - que são praticamente idênticos, com o código Java da Oracle. Outras 37 imagens aparentemente contêm informações indicando que o código é de propriedade da Sun. A versão original da biblioteca de classes PolicyNodeImpl.java, das quais uma versão editada é incluída como "exhibit J" na denúncia em Oracle, aparentemente foi também marcado como "Proprietary/Confidential", e contém um pedido para não distribuir os arquivos, o que Mueller escreveu em uma detalhada postagem de blog.

Ao assumir a Sun há cerca de um ano, a Oracle adquiriu os direitos para a linguagem de programação Java e, em agosto passado , levou o Google ao tribunal por alegar violação de patentes e direitos autorais que infringiam o código Java do Dalvik Virtual Machine, que faz parte do sistema operacional móvel Android do Google. No final de outubro de 2010, a Oracle fundamentou a sua alegação, destacando os segmentos de código que o Google copiou linha por linha. A empresa afirma que quase um terço das Android APIs são derivados de APIs do Java da Oracle.

Caso o tribunal dos EUA chegue a conclusão de que o Google efetivamente, violou os direitos da Oracle, isso poderá, por exemplo, permitir que a Oracle inicie a cobrança de royalties para todos os dispositivos Android.

fonte
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 35 visitantes