Amazon oferecerá Oracle 11g

Notícias relacionadas a Oracle, banco de dados, tecnologia, segurança, etc.
victorhugomuniz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1396
Registrado em: Sex, 01 Fev 2008 2:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:
:D

Amazon oferecerá Oracle 11g

Nuvem EC2 não irá mais depender exclusivamente do sistema de base de dados open source MySQL

A Amazon Web Services irá adicionar a opção Oracle 11g ao seu Relational Database Service no segundo trimestre. O RDS tem sido baseado em serviços supridos pelo sistema open source MySQL. O serviço foi lançado em outubro de 2009.

Mas os usuários do EC2 parecem estar superando as capacidades do MySQL. O sistema de código aberto pode lidar com grandes quantidades de leitura de dados e, quando, combinado com o InnoDB ou outra forma de mecanismo de storage, pode armazenar e recuperar grandes quantidades de dados. Mas muitas das características modernas de administração de negócios, incluindo o uso do SQL, exigem um grande sistema comercial.

Ao recorrer a um sistema de banco de dados em nuvem, uma companhia de tamanho médio ou uma com uma equipe pequena de TI, terceiriza eficazmente os problemas de infraestrutura, tais como o dimensionamento de banco de dados apoiado no provedor.

Além disso, usuários da Oracle terão um BYOL ou opção bring your own license (traga sua própria licença), que permite que eles rodem o Oracle 11g em vez do EC2 em nuvem da Amazon, sem licenciamento adicional ou taxa de suporte técnico.

Potenciais usuários do 11g que não são clientes da Oracle poderão selecionar a versão on-demand com suas cobranças de carga horária. Uma carga de licença será incluída na taxa da hora. As taxas atuais são baseadas no tamanho do servidor e edição 11g utilizados (vêm em edições Express, Standard e Enterprese) bem como horas de funcionamento.

Uma terceira opção seria adotar uma instância de reserva, onde os clientes fazem um pagamento adiantado para a Amazon pelo direito de usar uma base de dados por um certo número de horas por mês a uma taxa reduzida de hora em hora. Instâncias de base de dados podem ser reservadas para o uso pelo período de um ou três anos.

Os preços reais ainda não foram definidos – ou pelo menos não foram postados – para a lista AWS Relational Database Service. Exemplos de preço não foram incluídos no anúncio.

Sistema disponível

Os clientes perceberam que podiam descarregar a responsabilidade para a AWS por MySQL quando era o sistema disponível, observou Raju Galbani, vice-presidente de serviços da AWS.

“Empresas têm perguntado quando vamos oferecer a mesma funcionalidade para o banco de dados Oracle”, disse Gulabani. A Amazon assume a responsabilidade de manutenção do software do banco de dados, não para o usuário. Não houve anúncio da data de lançamento do serviço para o segundo semestre.

Mais automatizada

O Oracle 11g já é oferecido no catálogo de aplicativos e banco de dados do EC2, mas a provisão e a ativação será mais automatizada através do console Relational Database Services que um cliente de RDS recebe da AWS para gerenciar sua instância de base da dados.

“Nós estamos trabalhando com a AWS para garantir que a facilidade e agilidade de realização da plataforma Amazon RDS esteja disponível para o banco de dados Oracle... a Amazon continua a ser uma pioneira em computação em nuvem”, disse Mark Townsend, vice-presidente de tecnologia de servidores de banco de dados Oracle.

fonte
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes