Unoesc: gestão com Oracle Database Appliance

Notícias relacionadas a Oracle, banco de dados, tecnologia, segurança, etc.
Avatar do usuário
adrianoturbo
Moderador
Moderador
Mensagens: 393
Registrado em: Qui, 20 Mar 2008 4:09 pm
Localização: Brasília
Adriano Alves
---Para cada problema dificil existe uma solução simples.----

A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) adquiriu o Oracle Database Appliance (ODA), um sistema de software, hardware, armazenamento e redes que oferece serviço de banco de dados de alta disponibilidade para uma grande variedade de processamentos de transações.
No final de 2012, a universidade percebeu que a arquitetura do data center e o desempenho do ambiente de banco de dados estavam em um nível crítico, não atendendo mais as necessidades da instituição.
Pelo monitoramento do ambiente, constatou-se que o nível de utilização de CPU estava acima do recomendado, chegando a 100% de ocupação em alguns momentos, o que causava filas de processo e lentidão nos sistemas, além das paradas para manutenção do ambiente.
Com isso, a diretoria de TI decidiu procurar novas soluções.
“Levamos em consideração o tríduo da solução: o dimensionamento do hardware Oracle Sun, um fabricante consolidado no mercado, a migração para a licença de banco de dados enterprise, e, por fim, a Teiko,que tem a Oracle como parceira e já havia trabalhado com a Unoesc”, explica Roseli Rocha Moterle, gerente de Tecnologia da Informação da universidade.
Uma vez definido a arquitetura do datacenter, foi proposto um cronograma de implantação que previa fases de análise, migração e validação de dados.
“Todas as etapas definidas no escopo do projeto foram acompanhadas pela equipe de consultoria da Teiko e pela nossa equipe interna, cada etapa era homologada até a conclusão do projeto.” complementa Roseli.
Um ganho de produtividade foi obtido com o aceleramento de dados, que permitiu a execução as rotinas de armazenamento de dados durante horário comercial, sem afetar o desempenho de transações.
“O backup físico, que antes era de 8 horas, passou para 3 horas, sendo que o volume de dados aumentou 300 GB neste tempo. Outro benefício é a facilidade de manutenção do ambiente, que não querer paradas da área de produção, visto que a solução integrada entre hardware e software gerenciam esses processos”, relata.
Fundada no final da década de 60, a Unoesc conta com mais de 20 mil alunos em 11 unidades.

Fonte : http://www.baguete.com.br/noticias/11/0 ... -appliance
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 33 visitantes