Oracle: entre a nuvem e o on-premise

Notícias relacionadas a Oracle, banco de dados, tecnologia, segurança, etc.
Avatar do usuário
adrianoturbo
Moderador
Moderador
Mensagens: 393
Registrado em: Qui, 20 Mar 2008 4:09 pm
Localização: Brasília
Adriano Alves
---Para cada problema dificil existe uma solução simples.----

Durante o Oracle Open World, a palavra-chave do evento foi "nuvem", mais especificamente o reposicionamento da companhia de uma fornecedora de aplicações, plataformas e infraestrutura on-premise para um player de cloud.
Entretanto, para executivos da companhia, a transição para o novo modelo ainda guarda muito espaço para estruturas locais, o chamado on-premise.
“O objetivo é triplicar o faturamento de software-como-serviço (SaaS) no próximo ano, mas sem diminuir o share que temos no on-premise”, destacou Eduardo López, VP de Arquitetura e Consultoria de Vendas para América Latina.
Esse faturamento, segundo destaca o executivo, vem do trabalho da empresa em se aproximar de clientes menores que tem o interesse em adotar estruturas de TI com fornecedores até então com fama de serem elitizadas, como a Oracle.
Entretanto, para empresas maiores, López acredita que a arquitetura híbrida de nuvem, com dados e aplicações divididos entre data centers externos e locais, é o que dará competitividade para a Oracle, principalmente ao lidar com grandes contratos e setores mais protegidos, como financeiro e público.
Fernando Vendramini, VP de Serviços de Nuvem Gerenciada da multinacional na América Latina, acompanha o pensamento de López. Para ele, em um primeiro momento a principal função da companhia é viabilizar a nuvem híbrida para as companhias.
“Este é o primeiro passo para clientes que exigem um certo grau de especificidade em seus processos. Depois, o plano é caminhar gradualmente para uma nuvem cada vez mais pública, implementando segurança e eliminando redundâncias”, prevê Vendramini.
Para o futuro, especificamente para softwares, López acredita que a adoção da nuvem será mais acelerada.
"Para aplicações, imagino que em pouco tempo nossa base deve chegar a 90% SaaS e 10% com soluções instaladas em infraestruturas locais", destacou o executivo.
Para analistas, o investimento da companhia em se posicionar como uma empresa agora focada em serviços e aplicações em cloud é uma manobra para contrabalançar a queda de seus ganhos com vendas de licenças de software.
Segundo dados da Bloomberg, a Oracle reportou lucro no primeiro trimestre do ano fiscal 2015, mas ficou abaixo das expectativas de mercado. Além disso, a previsão para o segundo trimestre fiscal deste ano também ficou aquém do esperado.
Os resultados estão determinando uma transição no modelo de vendas e até de administração da empresa, da qual o aspecto mais visível foi a saída das operações cotidianas do fundador da Oracle, Larry Ellisson.
Analistas do mercado de tecnologia apontam que a Oracle passa no momento por uma situação similar à da IBM no começo dos anos 90, quando a ascensão da computação em plataforma baixa destronou o mainframe, até então o carro chefe da companhia.
A Oracle gastou bilhões em aquisições nos últimos anos, mas o seu negócio principal segue sendo banco de dados, no qual a empresa tem um grande poder de ditar preços altos e gera receita constantemente com upgrades e suporte. A margem operacional chega a 47%.
O berço esplêndido é afetado por várias outras tendências há algum tempo: bancos de dados open source (aos quais a Oracle reagiu comprando a Sun), e, mais do que isso, cloud computing e big data.
O problema, como atestam os depoimentos de López e Vendramini, é como continuar a migração para os novos modelos, atendendo às novas demandas mas mantendo a rentabilidade da base instalada.
Foi o problema que um dia a IBM enfrentou: pioneira dos novos bancos de dados, a empresa titubeou sobre vender os novos servidores devido ao medo de matar a galinha dos ovos de ouro, o bom e velho maniframe.
No meio tempo, surgiram novos competidores, como a Oracle.
* Leandro Souza cobre o Oracle Open World em San Francisco à convite da Oracle.

Fonte : http://www.baguete.com.br/noticias/02/1 ... on-premise
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 37 visitantes