Atualização Profissional

Este forum é destinado a perguntas e respostas quanto aos cursos e escolas sobre Oracle que estão disponíveis. Opinião sobre livros. Também é permitido anunciar aqui.
Responder
adriana.arraes
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 2
Registrado em: Qua, 02 Jun 2010 7:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Adriana C. S. Arraes

Olá colegas do fórum.

Trabalho há quase 20 anos com Oracle, PL/SQL, Forms e Reports. E um pouco de XML.
Estou a 7 anos em minha empresa atual, onde utilizamos banco 10 e 11g com Forms 10g.
Sempre fiquei um tempo razoável em cada empresa, e sempre com a mesma ferramenta.
Me formei em ciências da computação e fiz uma pós em gestão de sistemas, tem uns 15 anos.
Tive alguns percalços na vida, como todo mundo, que dificultaram meu retorno aos estudos, e hoje me sinto desatualizada profissionalmente.
Então, quero e preciso me atualizar!
Já pensei em aprender Java, mas conversando com pessoas dessa área, percebi que existem várias plataformas diferentes, além disso em meu trabalho atual não tenho espaço para utilizar, caso venha estudar. Difícil investir em algo para deixar parado, ainda mais nesses tempos de crise...
Outras pessoas me disseram que investir em EBS é caro e, devido ao custo de implantar, muitas empresas não querem. Já me falaram em Java, SOA, Cloud, Big Data, Oracle Retail e, honestamente, fiquei perdida...

Gostaria de algumas dicas dos colegas sobre por onde um profissional na minha situação deve começar, para se atualizar, mantendo-se no mundo Oracle...

Obrigada!
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5023
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Olá Adriana.

Esta situação é a de muitos.
Sobre o Oracle Forms: Ainda existem algumas poucas empresas que utilizam. Mas a maioria ainda tem apenas como "software legado". Pois estão mudando pra outras tecnologias. O forms é o novo "cobol". As empresas que ainda usam, é porque é muito complicado de migrar.

Sobre o Oracle EBS: É uma boa área, mas com o Brasil QUEBRADO, nenhuma empresa está investindo em algo tão caro. Houve muita migração pra R12 e depois parou por aí. Muitas empresas migraram pra SAP. Em outros países, me parece que o Oracle EBS está indo muito bem. Mas no Brasil, está complicado.

Java: É uma área legal, apesar que vai exigir muito estudo e é bem difícil achar uma vaga de Junior em Java. (e prepare-se pois o salário vai diminuir muito).

Minha opinião:
Acho que aprender SAP é uma boa, apesar que os cursos são muito caros. Pelo menos, muitas empresas utilizam.
Java também é uma boa área, pois existem muitas opções pra se trabalhar com java. (android, soa, serviços, web, etc).
Aprender javascript tem se mostrado muito útil pra uma série de coisas. Javascript não é só mais usado pra validar telinhas html. Se tornou uma linguagem muito poderosa. (NodeJS, MongoDB, etc, tudo usa javascript)
Se você quiser mudar totalmente, poderia ir pra área 100% web. (front-end ou back-end).
Se você gosta de infra, pode ir pra área de DBA e aproveitar sua experiência com Oracle.

Pra mim, o maior problema atualmente é o Brasil... Esse governo vai acabar com o país logo logo. :-(
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante