OCP - vale a pena?

Informações sobre as certificações oracle, dúvidas, exemplos, OCP, OCA, OCM, etc.
Responder
rafasch
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 23
Registrado em: Qui, 18 Out 2007 8:05 pm
Localização: Blumenau

Bem, minha dúvida é essa mesmo, será que hoje em dia ainda vale a pena uma certificação OCP? O mundo corporativo está caminhando para duas plataformas, Java e .Net. A própria oracle investe pesado no Jdeveloper.
Ainda existem muitos sistemas desenvolvidos em Forms e Reports mas a maioria está ou será migrada para uma das plataformas que eu citei acima.

Na minha opinião vale mais a pena investir em java, .net, ruby ( inclusive rails ) do que em forms/reports....
Trevisolli
Moderador
Moderador
Mensagens: 2016
Registrado em: Qua, 12 Jan 2005 3:25 pm
Localização: Araraquara - SP
Abraço,

Trevisolli
OCA Oracle PL/SQL Developer Certified Associate
OCP Oracle Forms Developer Certified Professional
Araraquara-SP

Então brother,

Eu estou investindo atualmente em certificação Oracle.

Estive realizando umas pesquisas pela net e, verifiquei que empresas do exterior e, a maioria pesquisada vê a certificação como um diferencial.

Mas, também, como você informou, vimos que a própria Oracle também investe forte em novas tecnologias (como o Java).

Porém, existe uma questão forte ainda, sobre Forms & Reports:

Desde quando falam que será migrado?

Por exemplo, usinas aqui da região (grandes) estão até hoje trabalhando com Forms & Reports.

Eu, particularmente, creio que ainda resta um bom tempo pra que isso ocorra.

Mas, fica ai o tópico para novas idéias/visões.
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

rafasch escreveu:O mundo corporativo está caminhando para duas plataformas, Java e .Net.
Concordo plenamente. Mas qual banco de dados é usado nesses projetos em JAVA e .NET ? ORACLE :-D

Aí você tem que decidir se quer continuar trabalhando com BANCO DE DADOS ou se você quer trabalhar com Java e .NET, que são coisas bem diferentes. Concordo que o Forms não vai muito longe, mas o Oracle vai.

Pense assim: toda aplicação CRÍTICA ainda continuará rodando dentro do banco de dados, por uma série de motivos...
rafasch
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 23
Registrado em: Qui, 18 Out 2007 8:05 pm
Localização: Blumenau

Olá,

Estava falando de Forms e Reports e não do banco de dados em si.

Acredito que ninguém aqui vai fechar os olhos para o que acontece fora dos domínios da oracle...
kaique
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 20
Registrado em: Sex, 07 Dez 2007 7:30 pm
Localização: Fortaleza-Ceará

Boa noite. Eu também estou me voltando agora um pouco para esse mercado Oracle. Isso pois conversei com pessoas que possuem certificações Oracle, e me disseram que aqui no Brasil, principalmente onde moro, não tem muito mercado, as quem tiver afim de tentar algo no exterior não vai se arrepender...
Bom, vou apostar nisso. Se até eu conseguir a certificação OCP eu não conseguir enxergar isso, volto para as certificações de desenvolvedor de Java.

[]'s.
Trevisolli
Moderador
Moderador
Mensagens: 2016
Registrado em: Qua, 12 Jan 2005 3:25 pm
Localização: Araraquara - SP
Abraço,

Trevisolli
OCA Oracle PL/SQL Developer Certified Associate
OCP Oracle Forms Developer Certified Professional
Araraquara-SP

Pessoal, bom dia.

Achei aqui na minha máquina, um material falando sobre os PRÓS da certificação e, achei interessante postar aqui no fórum.

Vale a pena dar uma lida, quem pretende prestar.


Baixe aqui o pdf



qualquer dúvida, manda ai.
Avatar do usuário
Porva
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 342
Registrado em: Seg, 29 Jan 2007 7:36 am
Localização: São Paulo/SP
Rafael S. Nunes
São Paulo/SP

pessoal, achei esse artigo, ele é meio antigo (2004), mas pra quem quiser dar uma olhada, espero que o que o cara disse ali ainda seja válido, sobre o reconhecimento, etc..

http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=451
ricardocmoreno
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 51
Registrado em: Qua, 12 Mar 2008 2:11 am
Localização: São Bernardo - SP
Ricardo Moreno
DBA Oracle Pleno

“Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa.”
(Sócrates 470 a.C – 399 a.C)

Ótimo material...

abs
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes