Iniciando no Mundo Oracle

Informações sobre as certificações oracle, dúvidas, exemplos, OCP, OCA, OCM, etc.
Responder
lima85
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 2
Registrado em: Dom, 01 Jun 2008 6:57 pm
Localização: Mossoró - RN

Olá pessoal. Sou novo no fórum e esse é meu primeiro post. Eu estou terminando um curso de graduação em Ciência da Computação e estou interessado em aprender Oracle. Andei pesquisando vi que há muita demanda por profissionais Oracle no mercado. Conheço SQL, já trabalhei com MySQL em sistemas web com php, e tenho uma boa base em Java e Linux. Gostaria de dicas dos veteranos sobre como iniciar uma carreira na área. Quais cargos são mais fáceis de conseguir sem experiência prática, em que investir meu tempo de estudo e se vale a pena tirar certificação sendo inexperiente. Estou cogitando a possibilidade de fazer um curso preparatório e tirar a certificação OCA quando terminar meu curso.
Se eu postei na área errada ou este é um tópico repetido, peço desculpas. Pesquisei antes de postar e não achei um tópico semelhante.
Trevisolli
Moderador
Moderador
Mensagens: 2016
Registrado em: Qua, 12 Jan 2005 3:25 pm
Localização: Araraquara - SP
Abraço,

Trevisolli
OCA Oracle PL/SQL Developer Certified Associate
OCP Oracle Forms Developer Certified Professional
Araraquara-SP

Bom brother,

Realmente o ramo da tecnologia Oracle é bem vasto e, existe uma procura muito grande (pelo que vejo) por profissionais dessa área.
Eu, particularmente, trabalho com o Oracle porque gosto e, a consequência disso ($$$) vem com o tempo...

Quanto à certificação, estou atualmente estudando pra tirar a OCP - Developer.

Aqui no grupo de certificação, existem algus POSTS passo-à-passo para que o usuário certifique-se, como esses abaixo:

1) http://www.glufke.net/oracle/viewtopic.php?t=1898
2) http://www.glufke.net/oracle/viewtopic.php?t=2335

Qualquer dúvida, conte com a gente.
lima85
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 2
Registrado em: Dom, 01 Jun 2008 6:57 pm
Localização: Mossoró - RN

E aí Trevisolli. Valeu pela resposta e pela força. Eu dei uma olhada nos tópico que você me indicou e em um deles você conta que tirou a certificação OCA. Em outro diz que está estudando para tirar a OCP. Se não for abusar demais, gostaria de lhe fazer umas perguntas:
Como você começou a estudar Oracle?
Quando você tirou as certificações, você já tinha quanto tempo de experiência no mercado?
Você trabalha como DBA ou como desenvolvedor?
Você aconselharia um iniciante a tirar uma certificação antes de procurar um emprego na área ou arrumar um emprego, ter experiência e depois tirar a certificação?
Você tem alguns livros para indicar?
Trevisolli
Moderador
Moderador
Mensagens: 2016
Registrado em: Qua, 12 Jan 2005 3:25 pm
Localização: Araraquara - SP
Abraço,

Trevisolli
OCA Oracle PL/SQL Developer Certified Associate
OCP Oracle Forms Developer Certified Professional
Araraquara-SP

E aí Trevisolli. Valeu pela resposta e pela força. Eu dei uma olhada nos tópico que você me indicou e em um deles você conta que tirou a certificação OCA. Em outro diz que está estudando para tirar a OCP. Se não for abusar demais, gostaria de lhe fazer umas perguntas:
Como você começou a estudar Oracle?
Então brother, por indicação de uns amigos e tal... isso acho q em 2001...
Quando você tirou as certificações, você já tinha quanto tempo de experiência no mercado?
Uns 3 anos brother....
Você trabalha como DBA ou como desenvolvedor?
Desenvolvedor, atualmente com PL/SQL, Forms, Reports, Designer e Graphics.
Você aconselharia um iniciante a tirar uma certificação antes de procurar um emprego na área ou arrumar um emprego, ter experiência e depois tirar a certificação?
Cara, sinceramente? Acho q adquirir experiência antes de se iniciar os estudos pra certificação, seria melhor.
Você consegue "digerir" melhor AS informações e, principalmente, entender com mais clareza certas situações.
Se puder ser desta forma eu aconselho, agora, se não tiver outro jeito, pode tirar a certificação antes.
É que, algumas, empresas, por ser certificado, vão lhe cobrar um pouco mais (também pagam um pouco mais , mas, a cobrança é maior)...
Daí a experiência conta muito... fica ai a dica...
Você tem alguns livros para indicar?
Brother, eu sei que tem alguns, da Oracle Press mesmo, específicos para certificação.
Vou ver se consigo os nomes e, posto aqui pra você.
Avatar do usuário
Porva
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 342
Registrado em: Seg, 29 Jan 2007 7:36 am
Localização: São Paulo/SP
Rafael S. Nunes
São Paulo/SP

cara, um livro excelente que tem aqui no trabalho, e que recomedo, é o Oracle 8i SQL * Plus e PL/SQL (autor(a) Damaris Fanderuff, Makron Books)

provávelmente já tem pras versões mais novas, no entanto ele engloba o que você mais vai utilizar, com certeza, as coisas que tem nesse livro também tem nas versões mais recentes do banco

ele é show de bola pra iniciantes, super prático, enxuto e com exemplos bem simples e objetivos


eu comecei com Forms e Reports, e ainda estou trabalhando com essas ferramentas, mês que vem irá fazer 1 ano que estou nessa e estou gostando pra caramba, preciso tomar vergonha na cara e correr atrás de uma certificação, pretendo em breve começar a fazer a "correria"

abraço
lucassouza
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb, 12 Jul 2008 5:50 pm
Localização: CE

no meu caso, que quero ser DBA em oracle, por onde devo começar? :( eu queria sql, mais ví que oracle tem mais futuro, você acha que devo logo estudar um livro de certificação? ou ver conceitos de banco de dados antes?
Trevisolli
Moderador
Moderador
Mensagens: 2016
Registrado em: Qua, 12 Jan 2005 3:25 pm
Localização: Araraquara - SP
Abraço,

Trevisolli
OCA Oracle PL/SQL Developer Certified Associate
OCP Oracle Forms Developer Certified Professional
Araraquara-SP

Brother, beleza?

Só complementando: O Oracle utiliza também o SQL. Quanto à ter mais futuro, como nas demais escolhas que fazemos, você deve (na minha opinião) gostar do que faz, o resto ($$$$) e, não menos importante, vem com seu valor, com o tempo.

Vou deixar o tópico aqui para que os DBA's possam lhe indicar os livros e materiais que podem lhe ser úteis.

Qualquer coisa, manda pra gente.
lucassouza
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb, 12 Jul 2008 5:50 pm
Localização: CE

e a respeito da certificação, você tem algum material para a primeira que é OCA ? ou só estudar pelas provas que você passou? até achei estranho..
Trevisolli
Moderador
Moderador
Mensagens: 2016
Registrado em: Qua, 12 Jan 2005 3:25 pm
Localização: Araraquara - SP
Abraço,

Trevisolli
OCA Oracle PL/SQL Developer Certified Associate
OCP Oracle Forms Developer Certified Professional
Araraquara-SP

Brother, bom dia.

Pra OCA Developer, estudei apenas pelos materiais que postei aqui no site, beleza?
caiton
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 1
Registrado em: Seg, 25 Ago 2008 11:04 am
Localização: SP

Bom Dia Trevisolli.

Estou precisando de uma orientação e ninguém melhor do que consultar os veteranos, é o seguinte, estou trabalhando um ano com Oracle porém (vai ser dificil explicar) não chego a ser um Analista funcional Oracle Jr. mais tenho mais conhecimento que um "Key User" tecnicamente pois já executou os comandos no PL/SQL. Trabalho com os módulos de Suprimentos (RI, PO e INV) mas chegou a hora de crescer, novos desafios e aqui na minha empresa ele não contratam Jr, pois quando não conseguimos resolver passamos diretamente para os Funcionais Sr. e eles tratam o problema, verificam e resolvem, solicitando um Change Request ou verificando o problema pela tabelas ou algo assim. Expliquei espero que tenham entendido...

Em setembro começo o curso de Formação desevolvedor Oracle aonde vou aprender SQL e PL/SQL (novamente), Modelagem de Dados e Forms e Reports, com esta experiencia que não é em desenvolvimento somente o curso consigo algo melhor? ou teria que seguir na area funcional mesmo? Em que area poderia seguir?

Trabalho um ano com Oracle porém tenho 6 anos de experiencia em Informatica, antes de mudar para Oracle trabalhava como Suporte (Hardware, Software, Active Directory, Sharepoint) mudei de area totalmente e gostei muito por isto quero seguir nesta area mas para aonde crescer.
Trevisolli
Moderador
Moderador
Mensagens: 2016
Registrado em: Qua, 12 Jan 2005 3:25 pm
Localização: Araraquara - SP
Abraço,

Trevisolli
OCA Oracle PL/SQL Developer Certified Associate
OCP Oracle Forms Developer Certified Professional
Araraquara-SP

Brother, beleza?

Cara, na área do Applications eu sinceramente não conheço nada.
Tenho um amigo que trabalha como consultor Funcional, se for o caso, sobre crescer na área do Applications, ele poderia lhe tirar umas dúvidas ou, alguém aqui do fórum mesmo.

Quanto ao forms e reports, apesar de "N" polêmicas, creio que é uma ferramenta que vai perdurar por um bom tempo ainda.

Grandes empresas ainda utilizam o Forms e Reports, portanto, a área ainda está bem legal pra se trabalhar, principalmente quando se gosta.

Após o término do teu curso (ou mesmo durante o período), o interessante é arrumar um estágio, pois nada melhor do que problemas reais para se aprender. Dependendo da região, você terá dificuldade ou facilidade em se arrumar este estágio.

Qualquer coisa, vai mandando pra gente beleza?
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes