OCP DBA

Informações sobre as certificações oracle, dúvidas, exemplos, OCP, OCA, OCM, etc.
Responder
uepas
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 3
Registrado em: Qua, 17 Jun 2009 8:17 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Olá pessoal,

Segue uma pergunta, talvez idiota mas mesmo assim uma pergunta =)

Alguns anos atrás fiz toda trilha para DBA 10g, em treinamento oficial: SQL, Administração I e II. Porém, por "n" motivos, sendo o principal não ter experiência nenhuma na área o que me deixou inseguro, acabei não tentando as provas de certificação.

Hoje tenho a OCA 11g, e estou preparado para tentar a prova para OCP, porém somente agora me veio na cabeça o fato de meus cursos oficiais 10g "talvez" não serem aceitos. Alguém sabe se consigo submeter meus cursos 10g para conseguir a certificação OCP 11g?

Desde já, muito obrigado!
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Uepas,

Eu passei pela mesma situação que você. Fiz todos os cursos do 10g.

No meu caso (que é o seu), posso obter o OCA 11g. Mas não posso fazer obter a certificação OCP 11G sem um curso oficial de administração do 11G.

Pessoalmente, não acho isso muito correto por parte da ORACLE, mas entendo que ela deve ter os motivos para agir assim. Talvez o de obrigar a inscrição dos candidatos em seus cursos oficiais, independente dos anos de experiência dos mesmos no cargo de DBA.

O que daria para você fazer era obter o OCP 10G e - a partir daí - fazer um único exame específico de upgrade do 11G (o nome deste exame seria parecido com "ORACLE 11G NEW FEATURES FOR ADMINISTRATORS". Passando neste exame, você recebe o certificado de OCP 11G.

Se você já tem um OCP 8i, 9i ou 10G, o mesmo caso se aplica. É só fazer um único exame de upgrade (NEW FEATURES) para obter o certificado.

Talvez a melhor forma de se informar seria contatar a ORACLE UNIVERSITY no seu 0800 e fazer esta pergunta. Acho que eles podem lhe dar maiores informações sobre o tema.

Creio que os foristas podem lhe dar outras opiniões sobre este assunto.

Abraços,

Sergio Coutinho
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes