Amigos preciso de orientações - OCA e OCE

Informações sobre as certificações oracle, dúvidas, exemplos, OCP, OCA, OCM, etc.
Responder
thrrent
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 27
Registrado em: Dom, 29 Jan 2012 5:28 pm
Localização: Rio de Janeiro

Amigos, muito boa noite.

Estou muito interessado em tirar a certificação OCA e OCE, mas preciso de algumas dicas e orientações de qual melhor caminho seguir, de acordo com a experiência de vocês:

- Atualmente a certificação ainda é baseada na versão 11g ou já é na 12c? Qual a melhor opção?
- Li em um site que é possível tirar a certificação OCA e OCE junto, dependendo da prova que for escolhidas na primeira fase da OCA, no caso teria que ser a "Oracle Database SQL Expert" 1Z0-047, porém a postagem do site que vi é antiga e não sei se isso ainda é válido e se o código do exame ainda é o mesmo.
- Existe algum material preparatório que seja completo, dedicado a essas provas, no caso "Oracle Database SQL Expert" e a "Oracle Database 11g - Administration I" 1Z0-052.

O site em que peguei as informações é:

http://www.rodrigoalmeida.net/torne-se- ... ificacoes/

No caso para mim, achei melhor o caminho 2.

Desde já, fico muito grato por qualquer colaboração. :D
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Olá thrrent,

A certificação 11g ainda está ativa para quem desejar fazer ela.
Agora, sobre fazer 11g ou 12c, você precisa ponderar os seguintes pontos:
- Qual release você dispõe de mais experiência?
- No seu trabalho vocês já estão usando o 12c?
- Ambos os releases dispõe de material de estudo para estudar para prova?

Um colega meu estudou para o OCA12c. Apesar de ter encontrados livros sobre o tema, ele não encontrou simuladores de prova para este exame (ex: SELFTEST).

Sobre o 1Z0-047, ele também pode servir de requisito para o OCA. A vantagem de fazer ele é que passando no mesmo você obtém um titulo de ORACLE SQLEXPERT (OCE), mas isso não te desobriga a fazer as demais provas para OCA/OCP. Na minha opinião, se sua meta prioritária é o OCA na área de DBA, não recomendaria este exame devido à sua complexidade. Existem exames menos difíceis de SQL para o OCA. A não ser então que você seja um desenvolvedor ou um profissional cujo conhecimento em SQL seja imprescindível.

Para SQL EXPERT, você pode usar para estudo a versão 11g ou até mesmo 10g. Ela é independente do release.

Para o exame OCP você precisa ter feito um curso oficial da ORACLE no release que você está prestando o exame. O OCE e o OCA não exigem a realização de cursos.

Existe um site bem interessante da CERTIFICACAODB onde você pode obter melhores informações sobre o tema.

Abraços e bons estudos,

Sergio Coutinho
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes