Filtrar campo de data em branco no formato string

Dúvidas, dicas e truques de SQL, Select, Update, Delete, cláusulas, operações com joins, Funções em SQLs, etc
r.mlima
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 1
Registrado em: Sex, 02 Set 2016 3:47 pm

Iai pessoal, tudo bem?

Precisando de uma ajuda, já pesquei em vários sites, mas não consigo encontrar a solução.

Tenho pouca experiência em sql e nunca havia trabalhado com oracle. Trabalho com a ferramenta de BI Tableau e no momento estou em um trabalho onde o banco utilizado pela empresa é o Oracle 11g.
No tableau não preciso trabalhar com sql diretamente, apenas seleciono o banco, tenho uma lista de tabelas e arrasto elas para a tela e faço a relação delas apenas clicando nas chaves, algo bem fácil.
Mas agora estou com um problema pois ao utilizar o campo de data para construir as minhas planilhas e gráficos, essa data vem do banco em campo de caracteres no formato ex: 20160902 = 02/09/2016, no tableu consigo transformar esse campo de caracteres em uma data, o problema é que lá no banco essa coluna de data na determinada tabela possui alguns campos que estão em branco ou com um espaço, pois a data só preenchida quando existe a movimentação de algum item do estoque. Então o problema é que ao transformar a data que é campo de caracteres em data no tableau apresenta um erro do oracle dizendo que existe ano inválido, justamente por existir datas em branco.

Como posso filtrar essas datas em branco? Pesquisei na net e encontrei uma dica para utilizar a função DECODE, mas não deu certo. No Tableau tenho a opção de gerar o código sql da relação das tabelas que estou utilizando, se vocês acharem que ajuda posso postar o sql, mas acho grande a quantidade de linhas para postar aqui, mas se não tiver problema eu posto.

Agradeço se puderem me ajudar.
spernega
Rank: DBA Pleno
Rank: DBA Pleno
Mensagens: 232
Registrado em: Ter, 19 Jun 2007 2:12 pm
Localização: São Paulo - SP

Olá,

Antes de mandar o select tenta usar o replace

replace(campo_data,' ' ,'')

Se não funcionar e o select for muito grande, salva num arquivo .txt e anexa na mensagem.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes