Descobrir em qual tabela encontra-se um determinado dado.

Dúvidas, dicas e truques de SQL, Select, Update, Delete, cláusulas, operações com joins, Funções em SQLs, etc
Avatar do usuário
wbarrence
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 55
Registrado em: Qui, 06 Out 2011 10:30 am
Localização: SP
--
WABS

Olá Pessoal,

Alguém sabe me informar se existe alguma maneira de encontrar um determinado dado em um banco de dados, que pertença a uma determinada tabela a qual eu não sei o nome?

Att,
DanielNN
Moderador
Moderador
Mensagens: 641
Registrado em: Seg, 03 Set 2007 3:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Alguém sabe os números da mega-sena da virada? Hehehehe.

Cara, você quer pesquisar se existem alguma informação em alguma tabela que você nem sabe o nome e provavelmente também não sabe o nome da coluna que possui tal informação? Que sensacional!!!
Não vejo outra solução do que varrer o banco todo pesquisando tabela a tabela , campo a campo.
Se fosse descobrir quais objetos(packages, functions, triggers) utilizam tal tabela seria algo mais viável.
Avatar do usuário
gpereira
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 61
Registrado em: Sáb, 10 Dez 2011 10:56 am
Gustavo Antonio Pereira
OCA Oracle Database 10g Administrator Certified Associate

rs..

Relamente seria complicado, infelizmente ainda não viabilizaram a query:

SELECT * FROM *;

Mas da pra fazer, teria que criar uma PROCEDURE varredo todas as colunas de todas as tabelas.

Se soubesse ao menos o nome da coluna seria mais facil.

Abç.
gfkauer
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 389
Registrado em: Ter, 27 Jul 2010 1:34 pm
Localização: Sapiranga - RS
Contato:
Quem falou que programar era fácil??

Quanto mais dificil for a implementação mais valorizado seu trabalho será!

Acessem: www.gfkauer.com.br

wbarrence escreveu:Olá Pessoal,

Alguém sabe me informar se existe alguma maneira de encontrar um determinado dado em um banco de dados, que pertença a uma determinada tabela a qual eu não sei o nome?

Att,
Pois é caro colega, você já pensou em como faria isto? Já imaginou se seria viável?
O que você esta querendo é locarizar todos os registros existentes no banco cujo valor de uma coluna a qual tu não sabe o nome é "5" imagina quantos "5"s existem no banco? Tu considera viável fazer esta varredura?
Ahh, mas meu valor é uma data...
Imagina se seu sistema mantem log, quantas possibilidades de existir a mesma data em dezenas, ou então centenas de colunas...
Avatar do usuário
wbarrence
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 55
Registrado em: Qui, 06 Out 2011 10:30 am
Localização: SP
--
WABS

Olá,

Talvez a minha pergunta tenha sido mal feita, mas problema que eu estou encontrando aqui no trabalho, é de que eu tenho um banco de dados referente a um determinado tipo de negócio, e eu preciso saber de acordo com as regras de negócio onde está armazenado o determinado dado.

E esses dados não são nomes simples, mas nomes complexos como por exemplo nomes de doenças, remédios e laboratórios e etc. E como o banco de dados é bem antigo e totalmente desnormalizado, fica difícil as vezes encontrar um determinado dado.

E como eu imaginava, sabia que era impossível fazer dada busca no banco, sem saber as tabelas referidas. Todavia agradeço muito a ajuda de vocês.

Att,
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 27 visitantes