Certificações Oracle DataBase, por onde começar?

Dúvidas, dicas e truques de SQL, Select, Update, Delete, cláusulas, operações com joins, Funções em SQLs, etc
goj1
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 5
Registrado em: Sex, 14 Set 2012 10:08 am

Prezados,

Atualmente trabalho com desenvolvimento Oracle usando a aplicação APEX.

Sempre gostei da área de BD, mas minha atividade principal que quero exercer é desenvolvimento Java.
Portanto, tomei uma decisão e gostaria da opinião do fórum para solidificá-la.

Foco principal: Developer Java.
Foco secundário/acessório: Banco de Dados.

Portanto, como eu tenho muita facilidade com BD decidi tirar primeiramente certificações Oracle já que estou na área. Futuramente, vou me aperfeiçoar em Java e tentar seguir carreira.

Quanto às certificações Oracle, como eu não pretendo me tornar um DBA ou um AD, pensei em tirar:
Oracle Database SQL Certified Expert
Oracle Advanced PL/SQL Developer Certified Professional

O que me dizem, já que quero provar meus conhecimentos em Oracle caso eu necessite entrar na área?
Seria como se fosse a minha profissão alternativa.
Alguém pode me dar mais conselhos, sujestões?

Agraço muito a ateção e ajuda.
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Oi Goj1,

Pelo que eu entendi, você desejaria seguir uma carreira mais de desenvolvedor de aplicações, não? Neste caso, acho que as certificações em SQL EXPERT e PL/SQL que você está pensando em fazer cairiam como uma luva em seu planejamento de carreira.

Acho que não recomendaria as certificações de DBA (OCA/OCP), pois elas um pouco se afastam do seu objetivo de se aprofundar em java. Com certeza estudando você consegue estas certificações de DBA, mas de nada adianta ter uma certificação se depois você não pretende trabalhar com administração de banco de dados.

Agora, entre PL/SQL e o SQL EXPERT, eu recomendaria neste momento que focasse primeiro no SQL EXPERT, pois acho que como desenvolvedor JAVA, você vai precisar muito mais neste momento de conhecimento de SQL do que programação PL/SQL.

Um fato curioso que tenho notado após conviver alguns anos com equipes java: com as novas tecnologias (como o Hibernate) eu noto um pouco de desinteresse dos programadores JAVA de estudarem SQL (o JAVA monta as queríes no lugar deles).. e uma verdadeira "ojeriza" por programação PL/SQL (tudo tem que ser feito pela camada de aplicação, incluindo a integridade dos dados). Legal que tenha interesse em atuar por estas outras áreas. Tenho certeza que você será MUITO valorizado no mercado de trabalho.

Um ponto que ia quase me esquecendo de mencionar: estude PERFORMANCE também. Isso é de extrema importância, pois você precisa desenvolver aplicações que já sejam "performáticas" a partir do momento que são desenvolvidas. Muitos desenvolvedores esquecem este detalhe e ficam arrancando os cabelos quando a aplicação entra em produção. Neste área, tente estudar as ferramentas disponíveis (EXPLAIN, AUTOTRACE, etc) que serão de grande ajuda em seu trabalho.

Sobre o SQL EXPERT, consulte as threads no GLUFKE sobre este tema, pois existem livros e exames de simulação que você poderia comprar para alavancar seus estudos.

Ah.. tudo o que te falei aqui é mais uma posição pessoal minha. Tenho certeza que os outros foristas e mediadores teriam sugestões/opiniões bastante interessantes (e até diferentes da minha) para lhe dar.

Abraços e bons estudos,

Sergio Coutinho
goj1
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 5
Registrado em: Sex, 14 Set 2012 10:08 am

Obrigado Sérgio!
Muito boa sua postagem.
Muito obrigado!
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes