Layout Estático - Publisher Desktop

Oracle Business Intelligence, Oracle Warehouse Builder OWB, Oracle Discoverer, BI Publisher, XML Publisher, OLAP, Data Mining, ODI Oracle Data Integrator, etc
Responder
Trevisolli
Moderador
Moderador
Mensagens: 2016
Registrado em: Qua, 12 Jan 2005 3:25 pm
Localização: Araraquara - SP
Abraço,

Trevisolli
OCA Oracle PL/SQL Developer Certified Associate
OCP Oracle Forms Developer Certified Professional
Araraquara-SP

Pessoal, bom dia.

Apenas para ver se estou seguindo a linha correta de desenvolvimento.

Seguinte, preciso montar os padrões de relatórios aqui na empresa, pois iremos migrar alguns deles para o BI Publisher 11 e, gostaria de saber, com os mais experientes, se estou no caminho correto:
  • 1) Penso eu em, para relatórios estáticos, que não irão funcionar dinamicamente (com iteração do usuário), criar esses Modelos Padrão, no RTF do Word, utilizando o Publisher Desktop;
  • 2) Para os demais, aqueles mais gerenciais, onde se pode colocar filtros, gráficos, que serão utilizados com iteração do usuário, confeccionar esses layouts diretamente no BI Publisher, em sua ferramenta de layout WEB, presente no 11.
Portanto, teria dois padrões para implementar os relatórios na empresa e, os demais desenvolvedores utilizariam de tais layouts.

O que acham?

Muito obrigado.

Grande abraço,

Trevis
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Eu já vi utilizarem SUB-TEMPLATES pra padrões de relatórios.. (exemplo: cabeçalho, rodapé, etc).
Como funciona:
* Você cria um relatório que é o SUB-TEMPLATE --> ou seja é um RTF que você cria vários "pedacinhos" de relatórios dentro, tudo separado por tags especiais.

Então, nos outros relatórios, você indica que vai usar o SUB-TEMPLATE "x", e ai chama essas tags que você definiu lá. No cabeçalho, você chama a tag do cabeçalho. Ai ele utiliza do que você definiu no sub-template x. Dessa forma, fica bem fácil de trocar o LOGO, ou colocar mais informações, etc.

Ai tem que avaliar se essa forma vai atender ai o seu problema.
Trevisolli
Moderador
Moderador
Mensagens: 2016
Registrado em: Qua, 12 Jan 2005 3:25 pm
Localização: Araraquara - SP
Abraço,

Trevisolli
OCA Oracle PL/SQL Developer Certified Associate
OCP Oracle Forms Developer Certified Professional
Araraquara-SP

Dr Gori,

Só pra ver se entendi direito, então, posso ter um subtemplate Header e um outro Footer.

Daí monto um template com header e footer e, nesses locais específicos, chamo esses sub-templates, tendo a seguinte estrutura:
-Padrão Portrait (que utiliza subtemplates para header e footer)
-Padrão Landscape (que utiliza subtemplates para header e footer)

Daí, se por algum motivo, eu tiver que mudar alguma informação de lugar, essa informação é alterada, automaticamente, em todos os meus relatórios, correto?

Na verdade, meu grande problema é o seguinte:
Precisamos ter na empresa um template, onde, quando eu precisar alterar algo no cabeçalho ou rodapé, por exemplo, todos os reports do Publisher desenvolvidos em cima deste template, tenham sua alteração automática.
É possível isso brow ??? Caso positivo, esse template, tem como ser alterado somente o body ? E somente uma pessoa específica alterar o conteúdo do cabeçalho e rodapé???
Como vocês costumam trabalhar neste sentido? Tem como dar uma explanação de como ocorre ai na empresa?

Valeu mais uma vez.

Grande abraço,

Trevis
Trevisolli
Moderador
Moderador
Mensagens: 2016
Registrado em: Qua, 12 Jan 2005 3:25 pm
Localização: Araraquara - SP
Abraço,

Trevisolli
OCA Oracle PL/SQL Developer Certified Associate
OCP Oracle Forms Developer Certified Professional
Araraquara-SP

Brother, bom dia.

Acabei dando uma lida e, desenvolvendo a seguinte estrutura aqui e, gostaria de um aval, se possível:

1) Criei um subtemplate (RTF do Word) e, no corpo deste RTF, coloquei doi templates, sendo:
  • <?template:header_portrait?> e <?template:footer_portrait?>
Nota: Essas duas "marcações" no corpo do documento possuem campos "fields" dinâmicos.


2) Criei um Template (RTF do Word) e, realizei os seguintes passos:
  • 2.1 Importei o Subtemplate criado no passo 1 (<?import:xdoxsl:///Pasta/MeuTemplate.xsb?>)
  • 2.2 Fiz a chamada, no Header do Word, do cabeçalho do subtemplate (<?call-template:header_portrait?>) e, no Rodapé também (<?call-template:footer_portrait?>)
À partir daí, vou disponibilizar para os desenvolvedores, meu Template (o Subtemplate não), para que os mesmos produzam todos os relatórios no Publisher.

Dessa forma, qualquer alteração que seja necessária no cabeçalho o rodapé (a adição do usuário, por exemplo), automaticamente refletirá em TODOS os relatórios da empresa, que utilizam aquele template.

É esse o caminho? Caso positivo, agradeço e, fica a dica para os demais.

Grande abraço,

Trevisolli
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

É isso mesmo!

Enviado via Tapatalk / Motorola Razr i
Avatar do usuário
Porva
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 342
Registrado em: Seg, 29 Jan 2007 7:36 am
Localização: São Paulo/SP
Rafael S. Nunes
São Paulo/SP

Galera,

achei este tópico e estou com necessidade semelhante, preciso fixar o cabeçalho e o rodapé em um relatório BI/XML Publisher quando as linhas avançarem para mais de uma página, mas mantendo o header e o footer.

nesse cabeçalho e rodapé tenho campos com dados do banco e o Word infelizmente não deixa incluí-los nessas áreas!:?

vi vocês comentando sobre a possibilidade de usar sub-templates, como que funciona isso, vocês teriam algum material/exemplo mais didático?

lembrando que estou usando o relatório no EBS e portanto preciso cadastrar a Definição e o Modelo de Dados pela Responsabilidade Administrador do XML Publisher., usando um sub-template eu teria dois arquivos .RTF separados?
Avatar do usuário
Porva
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 342
Registrado em: Seg, 29 Jan 2007 7:36 am
Localização: São Paulo/SP
Rafael S. Nunes
São Paulo/SP

Porva escreveu:Galera,

achei este tópico e estou com necessidade semelhante, preciso fixar o cabeçalho e o rodapé em um relatório BI/XML Publisher quando as linhas avançarem para mais de uma página, mas mantendo o header e o footer.

nesse cabeçalho e rodapé tenho campos com dados do banco e o Word infelizmente não deixa incluí-los nessas áreas!:?

vi vocês comentando sobre a possibilidade de usar sub-templates, como que funciona isso, vocês teriam algum material/exemplo mais didático?

lembrando que estou usando o relatório no EBS e portanto preciso cadastrar a Definição e o Modelo de Dados pela Responsabilidade Administrador do XML Publisher., usando um sub-template eu teria dois arquivos .RTF separados?

ah, lembrando que estou usando um Reports para fazer a extração dos dados e não um aquivo XML com os selects.

o XML Publisher estou usando apenas para fazer o layout.
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Isso, tem 2 arquivos separados.
Veja que quando você faz upload de um TEMPLATE, existe um campo chamado "SubTemplate".

Pra dar mais detalhes, eu preciso ver se acho algum exemplo que eu fiz no passado.
(To sem eles aqui).

Mas é bem isso que o Trevis explicou no passo a passo.
Avatar do usuário
Porva
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 342
Registrado em: Seg, 29 Jan 2007 7:36 am
Localização: São Paulo/SP
Rafael S. Nunes
São Paulo/SP

hmm, é mesmo!

já tinha visto essa opção mas não sabia pra que servia!

vou dar uma pesquisada e ver se acho um exemplo, obrigado.
Avatar do usuário
Porva
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 342
Registrado em: Seg, 29 Jan 2007 7:36 am
Localização: São Paulo/SP
Rafael S. Nunes
São Paulo/SP

Olá Thomas,

voltei a este trabalho, por acaso encontrou seus exemplos?

parei no seguinte ponto:

-criei um subtemplate .rtf
-ele exibe com sucesso os dados carregados do arquivo XML com apenas com as tags for-each ... end
-mas, se eu incluo as tags para definir que ele será um template, ele não exibe mais nada, fica tudo em branco na visualização! :(

Como estou tentando fazer e aí não exibe mais nada:

Selecionar tudo

<?template:Header?>
for-each
   <conteúdo do meu header baseado num arquivo XML com os dados>
end
<?end template?>

estou usando como referência este conteúdo:

https://docs.oracle.com/cd/E23943_01/bi ... #BIPRD3062

https://docs.oracle.com/middleware/1221 ... #BIPRD3068
Avatar do usuário
Porva
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 342
Registrado em: Seg, 29 Jan 2007 7:36 am
Localização: São Paulo/SP
Rafael S. Nunes
São Paulo/SP

Parece que finalmente consegui fazer dentro do Oracle EBS pelo Administrador do XML Publisher, porém não consigo visualizar isso no Word como uma prévia, de qualquer modo o principal eu consegui.

Criei dois RTFs, um apresentando os dados principais com as linhas e outro sendo o cabeçalho, este é o template.

porém, algo estranho ainda está acontecendo, ambos estão definidos no Word como modo Retrato, porém ao visualizar no EBS, parece que o layout do template que tem o header aparece em modo Paisagem e desalinha as coisas!!!

para forçar o realinhamento, eu mudei o modo do Template para paisagem, o que não faz muito sentido.

estou conseguindo na visualização final o efeito esperado, mas está muito estranho e se alguém pegar pra dar manutenção futuramente pode ficar confuso!

alguém teve esse problema?
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Nunca vi isso.
Mas que bom que conseguiu fazer! É por ai mesmo.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes