Utilização ODW

Oracle Business Intelligence, Oracle Warehouse Builder OWB, Oracle Discoverer, BI Publisher, XML Publisher, OLAP, Data Mining, ODI Oracle Data Integrator, etc
Responder
danielpbarros
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 67
Registrado em: Dom, 15 Jan 2012 9:34 pm
Contato:
Daniel Barros

Boa noite pessoal,

Eu queria tirar uma dúvida com relação a uma situação que estou passando. Desenvolvi um sistema interno (APEX) que integra com um ERP, onde busco informações, gero gráficos e controla os "passos" dos pedidos de venda. Com a utilização surgiram novas demandas e solicitações, sendo que uma me gerou a dúvida.

A empresa conta com vários representantes espalhados no Brasil, e os mesmos querem relatórios pontuais para aumentar o desempenho de suas atividades. Os relatórios são tranquilos !! A situação é que tanto o servidor Oracle, quanto o servidor de aplicação (onde fica o ERP da empresa) estão ligados a uma rede interna que não possui internet, ou seja, a empresa não dispõe de internet por motivos internos. Internet apenas uma maquina que envia as nf-e e para a secretaria que possui o email principal da empresa. Cruel!!

O OWD seria uma solução para que eu possa disponibilizar as informações de maneira organizada para os representantes que trabalham dentro de clientes e/ou escritórios fora da matriz?

Eu poderia fazer uma carga para um outro servidor e trabalhar com esses dados?

Podem me ajudar nessa?

abraços.
Daniel.
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Daniel,

Talvez a ideia seja um pouco maluca, mas eu me recordo que o ORACLE APEX consegue gerar relatorios e enviar eles por email. Porque você não tenta criar uma solução onde o ORACLE recebe emails dos vendedores com os relatórios e filtros desejados, gera o relatório no APEX e envia de volta?

Eu pesquisei um pouco sobre o tema, e li em um artigo que as bibliotecas PL/SQL somente ENVIAM emails. Mas notei em um forum que haveria uma forma do ORACLE RECEBER e processar emails de entrada. Isso teria que ser feito com rotina java no banco de dados. Esta rotina leria os emails, interpretaria o texto padrão e alimentaria tabelas (filas) que seriam processadas por ordem de chegada e retornariam emails para os solicitantes com os relatórios desejados.

Dê uma olhada nos links abaixo. O primeiro indica uma possibilidade do ORACLE processar emails de entrada. Os demais links se referem a produtos que fazem parte da solução :

https://forums.oracle.com/forums/thread ... ID=2355141
http://plsqlmailclient.sourceforge.net/
http://sql-plsql-de.blogspot.com.br/200 ... rufen.html (aqui tem link para traduzir para inglês)

Não faço idéia do esforço que você teria para desenvolver esta solução ou se seria necessário alguma licença adicional. Mas note que você não precisaria ficar replicando a sua base de ERP ou adquirindo novos softwares. Se a sua base ERP for enorme, e os vendedores precisam ter as respostas em tempo REAL, então talvez seja inviável você ficar replicando estas informações em tempo real.

Espero ter adicionado algo de útil a esta thread de discussão.

Abraços,

Sergio Coutinho
danielpbarros
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 67
Registrado em: Dom, 15 Jan 2012 9:34 pm
Contato:
Daniel Barros

Ei Sérgio, tudo bem?

Primeiramente queria agradecer sua resposta.
A idéia é legal, porém o envio de emails pelo APEX (realmente faz) torna o relatorio muito engessado e as vezes os representantes precisam apenas de uma simples informação. Dessa maneira não conseguiria realizar um relatorio parametrizado.

Eles podem trabalhar com relatorios DIA - 1 (OU SEJA, COM INFORMAÇÕES ATÉ O DIA ANTERIOR), visto que os pedidos lançados em um dia, são faturados apenas no outro...dessa maneira não causa tanto impacto.

Acho que vou criar um servidor (ligado a internet) e realizar um dblink com o banco de dados do ERP e realizar a carga..acho que seria mais viável para esse caso né?

abraços.
Daniel.
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Sim Daniel,

Concordo contigo.
Acho que sua solução seria mais simples do que a que eu sugeri.

Abraços !

Sergio Coutinho
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes