Acessar URL com autenticação de Cert. Digital

Oracle Application Express - web application development tool (antigamente conhecido como Oracle HTML-DB)
Responder
carlynhos77
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 172
Registrado em: Seg, 24 Out 2016 7:20 pm

Ola, boa tarde

Estou com uma demanda, gostaria de saber uma opinião de vocês, sobre o q segue:

Considere que eu já tenho os dados de contrato e licitações no sistema...

O Tribunal de Contas de Goias - TCM-GO, ta implantando o COLARE, isso servirá para os órgãos públicos enviarem os dados de licitações e contratos, dispensando papeis...

Link das orientações:
https://testes.tcm.go.gov.br/colare-doc ... dswid=1270

Link dos layouts: (selecione o tipo e coloca 01-2019)
https://testes.tcm.go.gov.br/colare-doc ... dswid=1270

bom, para esta conexão, são necessários o PASSAPORTE, ACESSO AO COLARE e CERTIF. DIGITAL A1, tenho todos...

Pelo que entendi, não será preciso acessar a API do TCM, pois eles já dispuseram as URLs, assim um amigo me explicou... segundo ele, fica mais fácil acessar a URL do que API

Num primeiro momento, será feita uma requisição para q seja retornada as REPRESENTAÇÕES que o usuário possui, juntamente com o certificado digital... isso dará um retorno (item 1.4.3.1 do layout)

apos, o usuário envia nova requisição, passando a representação desejada como parâmetro na URI (item acima)

Apos obter o token no retorno, o usuário poderá acessar os endpoints que necessitam de autenticação colocando seu valor ("token.valor") no cabeçalho Authorization da requisição HTTP.

Já pedi meu acesso ao ambiente de testes, dai poderei ter mais acesso ao suporte da TI do tribunal...

Estou migrando do VISUAL BASIC 6 para o APEX, e hoje, o sistema de licitação e contratos esta desenvolvido nessa linguagem VB6, dai estou na balança... faço essa conexão no VB, enfrentando as dificuldades de uma linguagem antiga? ou, faço isso no APEX, que é uma ferramenta moderna, desenvolvida já na web?? o problema é o tempo, o prazo dado pelo tribunal já expirou


Lhes pergunto: NO APEX É TRANQUILO FAZER ESSE TIPO DE PROGRAMAÇÃO, FAZER ESSA CONEXÃO??? dependendo das opiniões, vejo o caminho a seguir
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Sinceramente, acredito que fazer em APEX vai ser mais fácil do que em VB.
Mas tudo depende de quanto de experiência você tem em cada linguagem.

Normalmente as API possuem o código pronto das chamadas em algumas linguagens. (Tipo JAVA).
E em APEX, Oracle, etc você pode fazer "upload" desses exemplos e utilizar.

Mesmo assim, é complicado responder isso pra você. Depende de vários fatores.
carlynhos77
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 172
Registrado em: Seg, 24 Out 2016 7:20 pm

Ola,

Minha experiência é pouca, faz menos de 1 ano que comecei a mexer com o APEX, nunca fiz uma conexão webServices, sei pouquíssima coisa sobre isso... por isso to em dúvida, se arrisco fazer no apex, tendo q aprender um monte de coisa em pouco tempo ou se faço no VB, mas ai vem a linguagem ser mais antiga...

porq é assim, se alguém que conhece o APEX, se alguém q já fez +- isso q descrevi me falar: olha isso é tranquilo, essa questão de autenticação e tal dá pra fazer no apex, vou enfiar a cara e com ajuda do grupo, sei q vai sair algo la na frente...

eu so não posso, por causa do prazo, é criar todo um sistema e chegar na hora da conexão, o negocio ter um ponto q não anda mais, dai perdi o tempo... e como eu disse, meu prazo já venceu, d agora pra frente é multa senão transmitir
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes