Após exportação e importação, Apex não funciona

Oracle Application Express - web application development tool (antigamente conhecido como Oracle HTML-DB)
Responder
Rossettini
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 5
Registrado em: Sex, 29 Set 2017 3:16 pm

Trocamos de servidor de banco de dados e tivemos que fazer um export/import da base de dados. Porém na importação, os objetos referentes ao Apex ficaram inválidos. Em uma migração anterior que eu fiz, também trocando de servidor, tive que reinstalar o Apex, mas além de trocar de máquina estava trocando de servidor. Porém, nesse caso, a versão banco era a mesma (12c), porém outro release. Há algo que pode ser feito ou terei que reinstalar o Apex Mesmo?
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5027
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Já tentou re-compilar os objectos ?
Pra um objeto ficar inválido normalmente é porque alguma coisa está faltando.
Luctly
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 2
Registrado em: Qui, 17 Out 2024 10:19 pm
Localização: Brazil

Rossettini escreveu:
Qui, 29 Jul 2021 3:19 pm
Trocamos de servidor de banco de dados e tivemos que fazer um export/import da base de dados. Porém na importação, os objetos referentes ao Apex ficaram inválidos. Em uma migração anterior que eu fiz, também trocando de servidor, tive que reinstalar o Apex, mas além de trocar de máquina estava trocando de servidor. Porém, nesse caso, a versão banco era a mesma (12c), porém outro release. Há algo que pode ser feito ou terei que reinstalar o Apex Mesmo? Há algo que pode ser feito ou terei que reinstalar o Apex mesmo?
Enquanto tento resolver isso, confesso que para aliviar o estresse, costumo dar umas pausas abrindo cases no caixas gratis cs2. Ajuda a distrair um pouco da dor de cabeça do Oracle.
Olá!

Isso é algo relativamente comum em migrações que envolvem o Oracle APEX. Mesmo sendo o mesmo banco (12c), mudanças de release podem impactar objetos internos do APEX, principalmente se o export/import não contemplou o esquema APEX_XXXXXX corretamente ou se os metadados não ficaram consistentes.

Normalmente o recomendado (e mais seguro) é reinstalar o APEX na nova instância, garantindo que todos os objetos e componentes do workspace fiquem íntegros. Depois, você faz o import dos seus aplicativos APEX (os exports .sql ou .zip gerados pelo APEX export utility), e não diretamente do schema do APEX.

Mas antes disso, vale tentar:

Rodar o script apexins.sql novamente para recompilar e validar objetos inválidos.

Usar utlrp.sql para recompilar todos os objetos inválidos do banco.

Verificar com select * from dba_objects where status = 'INVALID' and object_type in ('PACKAGE', 'PROCEDURE', 'FUNCTION', 'VIEW') para ter uma noção do que ficou corrompido.

Se ainda assim não resolver, aí sim o caminho será reinstalar o APEX e restaurar os aplicativos e workspaces.

Boa sorte na correção — se precisar posso ajudar a detalhar o passo a passo da reinstalação. É só dizer!
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes