Text Field aceita apenas números

Oracle Application Express - web application development tool (antigamente conhecido como Oracle HTML-DB)
Responder
sakai
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 6
Registrado em: Sex, 10 Fev 2017 1:39 pm

Boa Tarde galera,
Sou novato no Fórum e no mundo Apex. Alguém saberia me dizer como faço pra um Text field encontrado em um formulário aceitar apenas números como entrada?
Obrigado pela ajuda
Avatar do usuário
Ivan
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 9
Registrado em: Ter, 08 Dez 2015 3:03 pm

Fala Sakai!

Acredito que se na tabela o campo estiver definido como "NUMBER" ele só aceitará número e acusará a mensagem de erro do tipo: Invalid numeric value "TEXTO" for column "NOME_DA_COLUNA"

Dá uma olhada lá na tabela, entre na aba "SQL Workshop" -> "Object Browser" ai procura a referida tabela, na primeira aba "Table" vem as informações da coluna dá uma olhada no "Data Type" se a coluna em questão está como "NUMBER" ou outro tipo "VARCHAR, VARCHAR2 e etc.."


Abraços,

Ivan.
sakai
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 6
Registrado em: Sex, 10 Fev 2017 1:39 pm

Fala Ivan, Obrigado pela resposta.
Então, o tipo de dado já está como NUMBER e assim ele só acusa o erro depois do submit. O que acontece é que eu quero que ocorra um "bloqueio" das teclas de letra quando eu for escrever no campo, ou seja, quero que só as teclas numéricas funcionem.
Espero que tenha entendido :)
Avatar do usuário
Ivan
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 9
Registrado em: Ter, 08 Dez 2015 3:03 pm

Entendi agora Sakai !!

Rapaz, te falar que achei bem interessante e pesquisei bastante desde de ontem uma solução para fazer isso.

Pelo que li e encontrei apenas agora, você tem que criar uma função em javascript (segue abaixo )

Selecionar tudo


function isNumber(event) {
  if (event) {
  var charCode = (event.which) ? event.which : event.keyCode;
  if (charCode != 190 && charCode > 31 && 
  (charCode < 48 || charCode > 57) && 
  (charCode < 96 || charCode > 105) && 
  (charCode < 37 || charCode > 40) && 
  charCode != 110 && charCode != 8 && charCode != 46 )
  return false;
  }
  return true;
}
E depois você tem que declarar (segue abaixo a declaração) a variável no campo/coluna do item.

Selecionar tudo

onkeydown="return isNumber(event);"

Todo procedimento varia de versão do apex o mais importante que é a função já está ai pronta, qual versão você está utilizando ?
sakai
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 6
Registrado em: Sex, 10 Fev 2017 1:39 pm

Fala Ivan,
Estou usando a versão 5.1. Também andei pesquisando e achei uns JS parecidos com esse, só que não consegui implementar. Vou ver se com esse eu consigo.
Valeu pela resposta.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes