Alteração de Senha para primeiro acesso na Workspace

Oracle Application Express - web application development tool (antigamente conhecido como Oracle HTML-DB)
Responder
David FBS Sistemas
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 17
Registrado em: Seg, 09 Mai 2011 12:30 pm
Localização: Catanduva / SP
___________________________________________________
David Guilherme
Diretor de TI
FBS Sistemas do Brasil
www.fbssistemas.com.br
david@fbssistemas.com.br

Pessoal, instalei o apex 4.1 e não deu erro nenhum na instalação (na momento que rodei os scripts de instalação), porém, na hora que acesso a url para entrar no apex (http://localhost:8080/apex/f?p=4550:1:3330145754776444) ele abre a página certinho para mim logar na workspace internal e usuário admin, quando conecto ele pede para alterar a senha (colocar a senha corrente, nova senha e confirmar) no momento vai mudar a senha ocorre o erro abaixo:

Erro

Selecionar tudo

Erro de checksum para ID de item Oculto e Protegido (12371025948321672), valor (), checksum lançado (EE6C5C5944110B87840FDA03F43E5E3B), checksum previsto (********************************), index_i (4), index_j (1), index_m (1);
Entre em contato com o administrador da sua aplicação.

Alguém sabe o que é isso, o motivo que ocasiona o erro?
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

David,


Nos foruns da Oracle, muitos analistas mencionam este erro e dizem que ele é intermitente.

Parece não haver uma explicação muito segura sobre os motivos deste erro aparecer. Alguns dizem que ele ocorre quando o usuário submete mais de uma vez a mesma página.

Geralmente, ele está associado a um ITEM da PAGINA que foi criado como HIDDEN AND PROTECTED.

O que os foristas costumam indicar como solução é o de alterar o ITEM de HIDDEN AND PROTECTED para HIDDEN, por exemplo.

Creio que no seu caso esta solução não deve ser possível de implementação, pois você parece estar acessando as páginas do próprio produto APEX.

O que eu poderia sugerir a você seria entrar no módulo de administração do APEX. Existem dois links de acesso:

http://localhost:8080/apex/apex <- Ambiente de desenvolvimento
http://localhost:8080/apex/apex_admin <- Administração do APEX

Ao invés de acessar /apex/apex, tente primeiro entrar em /apex/apex_admin.

Uma vez no módulo de administração, você pode alterar as propriedades do usuário ADMIN, mudando por exemplo a senha dele, ou alterando as propriedades para "NUNCA EXPIRA SENHA" (não sei exatamente qual o nome correto desta propriedade, pois uso o APEX em inglês mesmo).

Feito isso, você pode arriscar então entrar no ambiente de desenvolvimento do Apex (/apex/apex).

Abraços,

Sergio Coutinho
David FBS Sistemas
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 17
Registrado em: Seg, 09 Mai 2011 12:30 pm
Localização: Catanduva / SP
___________________________________________________
David Guilherme
Diretor de TI
FBS Sistemas do Brasil
www.fbssistemas.com.br
david@fbssistemas.com.br

Como vai Sérgio. Primeiramente obrigado pela ajuda.

Então, desinstalei o apex reiniciei o micro e instalei novamente e ocorreu o mesmo problema tanto na url normal como na url admim (localhost:8080/apex/apex_admin).
Desinstalei o apex novamente 4.1 e instalei o 4.0.1 e agora deu certo. Não era bem o que eu queria, minha vontade era trabalhar com o 4.1 porém esse erro que citei sempre ocorre, na versão 4.0.1 não aconteceu e estou trabalhando normalmente.

Com qual versão você trabalha?
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

David,

Por limitações técnicas - não posso fazer upgrade da minha base de dados 9i - a versão de apex com a qual trabalho ainda é a 3.2.1.

Em breve, estaremos aquí na empresa montando um ambiente Apex 4.1 com Oracle 11g-beta XE.

Você tentou fazer upgrade da versão 4.0.1 para 4.1? Ou você tentou instalar a versão 4.1 "de primeira"?

Abraços,

Sergio
David FBS Sistemas
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 17
Registrado em: Seg, 09 Mai 2011 12:30 pm
Localização: Catanduva / SP
___________________________________________________
David Guilherme
Diretor de TI
FBS Sistemas do Brasil
www.fbssistemas.com.br
david@fbssistemas.com.br

Então na primeira vez instalei de primeira a versão 4.1 e deu o erro de checksum, desinstalei tudo e instalei a 4.0.1 instalou corretamente. Tentei instalar a 4.1 em outro pc e deu o mesmo problema, e nessa instalação segui o tutorial da Oracle. Vai saber o que poder ser rsrsrs.

Se alguém conseguir instalar a 4.1 normalmente e funcionar por favor passa o passo a passo da instalação.


Vlw Sérgio.
Obrigado
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes