Porque ORACLE APEX é pouco difundido no Brasil?

Oracle Application Express - web application development tool (antigamente conhecido como Oracle HTML-DB)
Responder
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Pessoal,

Não sei se vocês compartilham da minha opinião, mas eu sinto que - ao contrário do que ocorre no exterior - o Oracle Apex é muito pouco difundido no Brasil e a até na América Latina.

Entendo que existem outras plataformas free mais poderosas, como o JAVA. Mas eu compreendo que a curva de aprendizado em APEX é muito mais rápida, e o APPLICATION EXPRESS pode ser desenvolvido em uma base XE, sendo 100% free.

Na opinião de vocês, por que acham que existe esta baixa penetração do APEX no mercado? Vocês concordam, discordam? Qual a opinião pessoal de vocês sobre o assunto?

Abraços aos foristas,

Sergio Coutinho
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Realmente são poucas. É difícil achar uma vaga apenas pra programador APEX.
Ate hoje, eu só trabalhei em uma empresa que utilizava apex, e por sinal, era um sistema MUITO BOM. Um tipo de PAINEL de indicadores, cheio de gráficos, e informações gerenciais. (Foi uma otima escolha o APEX pra esse projeto).

Existem provedores que suportam APEX, mas são caros... talvez por isso que o povo acaba optando por fazer seus sites em PHP, ou JAVA... (quase gratis)

:?
anderson.silva
Rank: Programador Pleno
Rank: Programador Pleno
Mensagens: 35
Registrado em: Sex, 20 Abr 2012 10:51 am

Opa,

Já estão surgindo cursos e vagas nesta área.
Fiz curso de APEX aqui em Porto Alegre e conversando com o pessoal, percebi que o nível de satisfação tanto do desenvoledor quanto do usuário final é muito bom.
O grande problema é a migração de sistemas, que é um processo muito complicado, tanto no aprendizado de uma nova linguagem, quanto na quebra de paradigmas.
Mas acho que é neste ponto que o APEX ganhará muitos adeptos.
Não tenho dúvidas que o APEX ganhará expressão e subirá muitos degraus em breve.
Pelo menos é no que eu aposto e estou investindo (hehehe).

Abraços,

Anderson de Abreu Silva
Rafael_Santos
Rank: Analista Júnior
Rank: Analista Júnior
Mensagens: 72
Registrado em: Sex, 18 Nov 2011 4:51 pm

Creio eu que seja o fato de expansão natural dos sistemas.
O apex e free, mas possui uma quantidade limitada de espaço de armazenamento, caso a empresa necessite de mais espaço teria de firmar contrato com oracle.
Outro fator que vejo e a falta de mão de obra qualificada em apex vez que ele e pouco difundido.
Tinho
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 317
Registrado em: Seg, 16 Nov 2009 4:50 pm
Localização: São Paulo - SP

O meu primeiro contato com APEX me causou estranheza pela mistura de elementos web com banco de dados, mas é uma questão de adaptação, particularmente eu não tive muitas dificuldades. Mas acho necessário que o analista, desenvolvedor tenha conhecimentos previos de tecnologia de base, como (X)HTML, CSS, javascript, AJAX.

Em uma opinião simplista, me pareceu uma miscelânia feita pela Oracle que mescla diversas tecnologias. Que segunda a propria Oracle especifica: "é uma ferramenta para desenvolvedores pl/sql que não conhecem web possam desenvolver paginas".

Na prática, eu participei de dois projetos grandes e complexo, no mesmo cliente do ramo de turismo e viagens e a linguagem atendia perfeitamente todas as necessidades da parte técnica até o usuário final, com boa performance e estabilidade.

Em relação a proposta da tecnologia oferecida, eu acredito que ela esteja indo contra a tendência do mercado dos "design patterns" em estruturar a solução em camadas ou separar código server-side de client-side, interface ou centralizar as regras de negócio em módulos. Na minha opinião, o APEX continua sendo uma linguagem estruturada com pacotes que enviam requisições para o servidor que interpreta os dados e os reinderiza retornando o fonte HTML. Talvez por isso, possa existir uma certa resistência em gerentes de TI/Projetos em aderir a ferramenta. A não ser que a empresa seja uma parceira Oracle, que tenha uma solução completa de ferramentas e tenha a necessidade de customização e/ou manutenção. Que é o que eu acho que acontece.

Dos projetos que eu participei, percebia-se claramente a confusão e as divergências em definir um "padrão de desenvolvimento" utilizando essa tecnologia, graças a flexibilidade que ela permite. Por exemplo, em alguns projetos, dependendo do gerente ou líder técnico, ele orientava a usar os pacotes e métodos específicos para cada função como criar uma cabeçalho, tabelas, paragrafo, alinhamento, formatação, abrir e fechar tags e quanto outros simplesmente instruíam a usar o "HTP.P" e inserir código web como parâmetro. O que gerava discussões infindáveis. Eu sempre defendi o uso dos pacotes da linguagem, porque caso contrário estaria ido de encontro a proposta da ferramenta.

É isso! Agora para nós profissionais, acho que se trata de um bom nicho de mercado por se tratar de um conhecimento muito específico, apesar das vagas serem restritas acho que é uma boa oportunidade.

Att.,
luhborba
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 2
Registrado em: Sex, 26 Mar 2021 12:03 pm
Localização: João Pessoa

Ainda hoje, vejo muito pouco uso do APEX no Brasil, principalmente no meu ESTADO. Porem vejo um pequena evolução.

Trabalho para um órgão Publico na Paraíba e um novo Gestor adepto da ORACLE, decidiu migra e passar a implantar as aplicações existentes para o APEX. O processo está andando um pouco de forma lenta por falta de conteúdo para o aprendizado, porem 40% das ferramentas já foram migradas e com muita satisfação de todos os envolvidos.
Porem ainda faltam cursos e uma comunidade mais ativa. Pois a ferramenta é muito ágil e poderosa.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes