Criação de Usuário Final - Acessos

Oracle Application Express - web application development tool (antigamente conhecido como Oracle HTML-DB)
Responder
danielpbarros
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 67
Registrado em: Dom, 15 Jan 2012 9:34 pm
Contato:
Daniel Barros

Pessoal,

Bom Dia

Desenvolvi um pequeno sistema com o APEX e estou a liberar para alguns usuários.
Tenho dois usuários e gostaria que cada um desses perfis tivesse acesso as abas que existem no sistema.
Por exemplo:

Sistema possui 4 abas: Principal | Vendas | Diretoria | Relatorios

Usuario 1: Queria dar acesso as abas Principal e Vendas
Usuario 2: Queria dar acesso as abas Diretoria e Relatorios.

É possivel realizar essa ação?


atenciosamente,
Daniel.
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Daniel,

Faz um tempo que não programo em APEX, mas entendo ser perfeitamente possível o que deseja.

Acho que você precisaria pesquisar um pouco sobre SECURITY e AUTORIZATION SCHEMAS (constatei isso em um link de forum que lhe mostrarei abaixo).

Também encontrei um video no YOUTUBE e um tutorial da ORACLE.

http://www.youtube.com/watch?v=IENd2j14bkA
http://apex.oracle.com/pls/apex/f?p=447 ... AGE:5105,2

Pode ser um pouco difícil de acompanhar o áudio, mas se você ficar pausando nas telas e repetindo o exemplo em seu ambiente, talvez possa pegar os macetes para adaptar em sua solução.

Este forum do OTN ORACLE parece ser bem interessante, e apresenta algumas idéias sobre como implementar uma apresentação seletiva das TABS:

https://forums.oracle.com/forums/thread ... ID=2401298

Desculpe não poder ajudar você com mais informações. Espero que consiga implementar este controle na sua aplicação. Com certeza o resultado final será bem interessante.

Abraços,

Sergio Coutinho
danielpbarros
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 67
Registrado em: Dom, 15 Jan 2012 9:34 pm
Contato:
Daniel Barros

Bom dia Coutinho,

Então, eu consegui fazer de uma maneira (não sei se é a melhor) mas funcionou perfeitamente.
Eu já tinha uma tabela de usuários do APEX vinculada aos usuários do ERP que utilizamos, para que cada usuário pudesse visualizar apenas suas informações, vendas e etc. Nessa pasta eu criei um campo boolean para cada aba(por exemplo: Aba Logistiva - Campo TAB_LOG, Campo Vendas - TAB_VEN e etc.).
Na configuração da aba tem alguma coisa (de cabeça não lembro) para mostrar ou não diplay. Eu faço um select nessa tabela filtrando o usuario logado e o campo da aba = 'S'.
Com isso ele cria uma regra de aparecer ou não a aba.

Mas certamente estarei lendo os links que me passou.
Agradeço sua atenção.
Daniel.
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Olá Daniel,

Legal que conseguiu resolver o problema. Acho que a solução que você descreveu vai de encontro ao que foi sugerido por um dos foristas da OTN no link do forun:
You could, for example, write a Function Returning Boolean that returns TRUE when a User( authenticated on SSO) has privileges to a Tab and False otherwise and use this in the Tab conditions.
Abraços,

Sergio Coutinho
danielpbarros
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 67
Registrado em: Dom, 15 Jan 2012 9:34 pm
Contato:
Daniel Barros

Sim.
Também dei uma olhada em um tópico que foi criado aqui no glufke, onde a pessoa falou que usava uma estrutura de tabela como essa que criei, porém o modo de display utilziado por ele era diferente.

Mas valeu mesmo assim.
Abs.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes