Dúvidas banco de dados

Dicas do Oracle Forms Builder - Blocos, Itens, LOV, Canvas, Triggers, comandos, PLL, d2kwutil, FMB, Alert, menus, etc
Responder
Laninha
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 68
Registrado em: Qua, 24 Out 2007 3:06 pm
Localização: Nilópolis - Rio de Janeiro

Boa tarde, pessoal!

Estou pensando em criar um sistema bem básico, para uma clinica de estética.
Hoje, eu desenvolvo sistemas no banco de dados Oracle, e utilizo as ferramentas forms e reports.
Gostaria de saber se na oracle existe algum banco free para o desenvolvimento desse meu sistema e qual seria esse banco?
Pensei em usar o sql server express da microsoft, porém não sei se conseguiria conectar com o forms, teria como?
O que vocês me sugerem?

Obrigada desde já, pela ajuda!
Abraços,
Laninha
Avatar do usuário
tiago_pimenta
Rank: DBA Júnior
Rank: DBA Júnior
Mensagens: 213
Registrado em: Qua, 29 Jun 2011 9:49 am
Localização: Barretos / SP

Bom dia,

A Oracle disponibiliza sim um BD igual a M$, inclusive com o final do nome igual "Express", mas no caso da Oracle, o BD chama Oracle Database Express Edition (XE)

Pelo menos o Oracle 10G XE é limitado em tamanho máximo da base de dados (4GB incluindo a tablespace SYSTEM), utiliza apenas 1 CPU, mesmo que o servidor tenha mais de um processador e a memória máxima alocada é de 1 GB, as novas versões eu não sei como está, mas acredito que continuem iguais.

Forms e Reports com outro BD que não seja o Oracle, eu nunca vi e tenho quase certeza que ele funciona somente no Oracle mesmo.

[ ]s
Laninha
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 68
Registrado em: Qua, 24 Out 2007 3:06 pm
Localização: Nilópolis - Rio de Janeiro

Obrigada, Tiago!

Abraços
souldeath
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 48
Registrado em: Qua, 25 Ago 2010 9:39 am
Localização: Limeira

Olá Laninha,

A Oracle já lançou junto com a nova versão 18c a versão Express.

Acredito que para o tipo de sistema que você vai desenvolver essa nova versão seja ideal.

Está incluso o seguinte:
  • Multitenant: Get isolation, agility, and economies of scale by managing multiple Pluggable Databases inside your Oracle Multitenant Container Database

    In-Memory: Support real-time analytics, business intelligence, and reports by keeping your important data in the Oracle Database In-Memory column store

    Partitioning: Enhance performance, availability, and manageability of your database with data partitioning that meets diverse business requirements

    Advanced Analytics: Get valuable insights and deliver predictions from your data using Data Mining SQL, R programming, and the Oracle Data Miner UI

    Advanced Security: Protect your sensitive data at the source and build end-to-end encrypted apps with layers of security including Oracle Transparent Data Encryption and Data Redaction

    Resources:

    Up to 12 GB of user data
    Up to 2 GB of database RAM
    Up to 2 CPU threads
    Up to 3 Pluggable Databases
https://www.oracle.com/database/technol ... ev/xe.html
Renato Menezes Viana
Rank: Analista Pleno
Rank: Analista Pleno
Mensagens: 128
Registrado em: Sáb, 18 Nov 2006 11:51 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Colega, se você possui um pequeno negócio é melhor ficar com a versão 11R2 estabilizada do Oracle XE.

Veja o link abaixo

https://www.oracle.com/technetwork/data ... 72097.html

Abraços,

Renato Viana
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes