Geração de codigo de barras usando o Report Builder 6.0.8.24

Dicas do Oracle Forms Builder - Blocos, Itens, LOV, Canvas, Triggers, comandos, PLL, d2kwutil, FMB, Alert, menus, etc
Responder
rsjahnke
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 22
Registrado em: Ter, 11 Set 2007 10:16 am
Localização: Cachoeirinha/RS
Contato:
Rogerio Jahnke

Pessoal, preciso de ajuda...help...help...seguinte nunca fiz geração de codigos de barras utilizando o Report Builder, agora tenho que fazer um boleto de cobrança, os calculos para geração do codigo de barras já estão ok, so que agora como faço para o numero calculado, ficar no formato para leitura, no formato de codigos de barras? alguém já fez, como fez?

ps...precisava disto para ontem..hehehehe

Obrigado
:-o :cry:
rodfbar
Rank: DBA Pleno
Rank: DBA Pleno
Mensagens: 241
Registrado em: Ter, 09 Out 2007 11:15 am
Localização: Batatais - SP

beleza....

precisa adicionar no windows fontes referentes a codigo de barras
(C39digit.ttf,Cia_c39c.ttf,Code39.ttf)

dai você coloca para o seu campo a fonte por exemplo a code39.

o windows deve ser restartado para identificar as fontes

qualquer duvida manda ai..

abrçs
rsjahnke
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 22
Registrado em: Ter, 11 Set 2007 10:16 am
Localização: Cachoeirinha/RS
Contato:
Rogerio Jahnke

Bom quer dizer que é somente associar a fonte de codigos de barra no meu campo calculado que esta pronto...beleza...muito bom...mas digam uma coisa...no boleto fala que a fonte tem que ser 2 de 5 intercalado, para ser aceito, alguém sabe alguma fonte de codigo de barras para dar este tipo e intercalo..

:-o
obrigado
Rogerio
rodfbar
Rank: DBA Pleno
Rank: DBA Pleno
Mensagens: 241
Registrado em: Ter, 09 Out 2007 11:15 am
Localização: Batatais - SP

hum.. agora você me pegou...

no reports como o proprio nome do fonte já diz, ele ira imprimir no layout 3 de 9

para layout 3 de 5 eu nunca usei.. apenas em impressorar termicas do tipo argox/zebra/eltron, onde você controla por comando...


sorry
ruifms
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 5
Registrado em: Dom, 04 Set 2005 11:24 pm
Localização: Canoas - RS

Estou com a seguinte dificuldade, encontrei a fonte 2 de 5 intercalado, porém para que a fonte seja impressa corretamente devemos transformar cada par do numero gerado para o código de barras num chr(xx). se você já conseguiu resolver esta situação e puder me dar uma dica. te agradeço.
rodfbar
Rank: DBA Pleno
Rank: DBA Pleno
Mensagens: 241
Registrado em: Ter, 09 Out 2007 11:15 am
Localização: Batatais - SP

ola...


olha nunca usei esse tipo de codigo de barras..

você tem quais são as regras?


abçs
ruifms
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 5
Registrado em: Dom, 04 Set 2005 11:24 pm
Localização: Canoas - RS

Este código 2 de 5 intercalado é utilizado para imprimir boletos bancarios, a regra para impressão é que após a geração do numero, conforme o manual de cada banco, o sistema pegue o mesmo e para cada par de numeros ele calcule um caracter especial, este caracter que será impresso no seu report. o problema é saber qual codificação (chr(xx)) utilizar para cada par encontrado.
rodfbar
Rank: DBA Pleno
Rank: DBA Pleno
Mensagens: 241
Registrado em: Ter, 09 Out 2007 11:15 am
Localização: Batatais - SP

verifique as cartas circulares do banco central numero 2114 e 2.531, elas mostram como fazer o calculo do digito verificador...


mesmo nos layouts de arquivo de cobrança dos bancos tem nos utimos capitulos a forma de calcula-lo...


procure um topico chamado "calculo do DAC Nosso Numero"... ou algo assim nos layouts dos bancos....


c você pegar o layout do banco itau por exemplo esta localizado na pagina 53.... "Calculo do DAC do código de barras"
ruifms
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 5
Registrado em: Dom, 04 Set 2005 11:24 pm
Localização: Canoas - RS

quanto a questão do calculo não estou com problema, a minha duvida é: após o calculo, cada par de numeros precisam ser convertidos para um código ascii, só que tem que fazer um depara para e saber por exemplo o par 19 corresponde a chr(42). é esta codificação que estou precisando.
rsjahnke
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 22
Registrado em: Ter, 11 Set 2007 10:16 am
Localização: Cachoeirinha/RS
Contato:
Rogerio Jahnke

E ai, pessoal consegui um font free.. com inteval de 2 / 5, ainda não solucionei o outro problema de conversão do numero do codigo de barras para o formato ASC achei um pll da IDAutomation, que tem uma func que pelo que vi no fonte que eles fornecem faz a transformação, to estudando isto..se precisar do font free...procura por isto no goole "Code_2_5.ttf free" deve vir caso não aparece de tu quiser te mando o font, se conseguir resolver o problema da conversão "tenho que resolver", posto aqui a solução para galera...até mais um abraço:

:-o
Rogério Jahnke
rsjahnke
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 22
Registrado em: Ter, 11 Set 2007 10:16 am
Localização: Cachoeirinha/RS
Contato:
Rogerio Jahnke

Bom dia pessoal, estou aqui para dizer que consegui resolver o problema da geração do codigo de barras, vou tentar colocar aqui algumas duvidas que eu tinha que tive que correr atras:
1- Para fazer a geração do codigo de barras(grafico) temos que possuir um fonte, até consegui um fonte free mas não adianta, porque temos que ter como saber qual tipo de caracter ascii ele usa para inicio e fim de transimissão com isto dependendo do fonte há variações como pude perceber teste 2 fontes que tem que serem comprados suas licenças, o primeiro que testei foi desta empresa www.barcodingfonts.com, e o segundo http://www.linhabase.com.br que é melhor tem fontes certos de intercalo 2/5 para boletos, o primeiro funcionou legal so que o banco pdoe reclamar por causa da largura e altura, primeiro passo é este:
2-Quando pegar o fonte para teste junto com ele vem uma tabela ascii,
primeiro já vê qual é o caracter de inicio e fim de transimissão, apos isto pega os 44 numeros e de 2 em 2 vê na tabela ascii o que representa e usa este numero para montar o codigo de barras grafico: fica tipo assim:
34199389000000182001100000000300057123457000 fica grafico: {C4Bz!!!35"+!!!#5&h8Ng!} isto utilizando o primeiro fonte...{=inicio }=fim de arquivo, eu fiz uma tabela no banco cejo_codif_cod_barra_fontes, NR_POS_ASCII NUMBER(3)
TX_SIMPOLO_ASC VARCHAR2(5)
TX_PAR_NUMERO_FONTE VARCHAR2(5)
TX_FONTE VARCHAR2(20)
eu cadastro os dados dos fontes que vou utilizar e no report fiz uma função que retorna o numero grafico para mim, ai vinculo o fonte que vou utilizar e pronto, somente assim vai func.

espero ter ajudado alguém no decorrer do processo.

um abraço
até+ :D :lol:
rsjahnke
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 22
Registrado em: Ter, 11 Set 2007 10:16 am
Localização: Cachoeirinha/RS
Contato:
Rogerio Jahnke

Desculpa gurizada os erros de português é que eu estava digitando a solução e atendendo uns usuários chatos.


até :-o
Odair
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb, 06 Set 2008 1:05 pm
Localização: Osasco-SP
Odair Melo

Boa tarde Rogério,

você tem o script de conversão para o código de barras ou o manual do que é cada campo?

Se puder me enviar seria bem legal.

Obrigado.
esaito
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 8
Registrado em: Qua, 06 Abr 2011 3:56 pm
Localização: Lins-sp

bom dia rogerio, como fez para usar o codigo de barras no reports, também estou precisando. E não sei por onde começar, já tenho todas as funções da criação da sequencia dos numeros de codigo de barras prontas (dac, dac11..etc) mas falta colocar o codigo de barras no boleto.
Se pudesse explicar como fez para colocar a imagem do codigo de barras no boleto ficaria muito agradecido.

Obrigado
Evandro Saito
Pablo
Rank: DBA Júnior
Rank: DBA Júnior
Mensagens: 190
Registrado em: Sex, 27 Out 2006 11:12 am
Localização: 88350000
Pablo

Bom dia Galera...estou "revivendo" este tópico pois tive o mesmo problema e consegui fazer com que o código de barras aparecesse no reports...

Bom, primeiro você deve instalar a fonte "Code 2/5 Interleaved", então eu criei uma função que retorna os caracteres do número do código de barra.

Selecionar tudo


   function base_2_5_intrelacado ( vcod_barra in varchar2 ) return varchar2 is
   
      xdes_caracter  varchar2(130):=''; 
      
      xqtd_caracter  varchar2(30) := '';
      
      x              number       := 1;
      
      xtot_caracter  number;
      
      xnum_acumulado number       := 0;
      
   begin

      xtot_caracter := Length(vcod_barra);

      While x < xtot_caracter loop
      
         --Separando os digitos dois a dois
                   
         xqtd_caracter := substr(vcod_barra, x, 2);
                  
         x := x + 2;
                   
         xnum_acumulado := to_number(xqtd_caracter);

         --Calcula o caracter da tabela ASCII para o código de barra
                   
         if (xnum_acumulado <= 49) Then
                   
            xnum_acumulado := xnum_acumulado + 48;
                     
         else
                   
            xnum_acumulado := xnum_acumulado + 142;

         end if;
                   
         -- Pegando o caracter da conta acima.
                   
         xdes_caracter := xdes_caracter||Chr((xnum_acumulado));
             
      end loop;
      
      --
      
      --Delimitadores - inicial e final
      
      if (Length(xdes_caracter) > 0) then
      
       xdes_caracter := '(' || xdes_caracter ||')';

      end if;

      --
      
      return xdes_caracter;
      
   end;

O retorno desta função você atribui a fonte "Code 2/5 Interleaved" e ai está o código de barra gerado.
Tem que ficar ligado que deve ser código em pares.

Abraços
Avatar do usuário
bessa_lucas
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 55
Registrado em: Sex, 17 Out 2014 3:02 pm
Lucas Bessa
Analista de Sistemas

lucas.bessa@obers.com.br
lucas.bessa.ti@gmail.com

Pessoal, já tenho um código de barras funcionando, porem quando mando gerar o pdf não sai com a fonte correta.

Queria gerar o pdf automaticamente, mas se gerar com o código incorreto não tem como. So consigo gerar corretamente o pdf pela impressora pdf (CutePDF, PrimoPDF), mas essa não seria a solução.

Alguém sabe uma forma de gerar o pdf pelo report com código de barras?
esaito
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 8
Registrado em: Qua, 06 Abr 2011 3:56 pm
Localização: Lins-sp

Lucas, boa tarde!

Qual versao do forms você esta usando?
Ser for da versao 9i em diante, você colocou a fonte do código de barras no servidor?
Temos uma rotina aqui que gera o boleto em pdf, e já envia o boleto em anexo para o cliente.
Avatar do usuário
bessa_lucas
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 55
Registrado em: Sex, 17 Out 2014 3:02 pm
Lucas Bessa
Analista de Sistemas

lucas.bessa@obers.com.br
lucas.bessa.ti@gmail.com

Olá esaito,

Nos utilizamos a versão 6i.
A fonte esta instalada no servidor e no cliente e mesmo assim ele gera errado, inclusive no Adobe Reader ele nem abre. Com outros leitores de PDF até consegui abrir, mas não sei o código de barras
Avatar do usuário
bessa_lucas
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 55
Registrado em: Sex, 17 Out 2014 3:02 pm
Lucas Bessa
Analista de Sistemas

lucas.bessa@obers.com.br
lucas.bessa.ti@gmail.com

Estou usando a fonte Code 2/5 Interleaved
esaito
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 8
Registrado em: Qua, 06 Abr 2011 3:56 pm
Localização: Lins-sp

Lucas, bom dia!

Não sei mexer no reports 6, pois , aqui trabalhamos com a versão 11. Mas não deve ser muito diferente, no relatorio não tem uma opção que você escolhe ql o tipo de arquivo de saida?
Outra coisa, o seu boleto esta completo, certo? ou falta alguma coisa nele, digo, sem ser por pdf o relatorio gera da maneira correta?

Abraços
Evandro
Avatar do usuário
bessa_lucas
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 55
Registrado em: Sex, 17 Out 2014 3:02 pm
Lucas Bessa
Analista de Sistemas

lucas.bessa@obers.com.br
lucas.bessa.ti@gmail.com

esaito escreveu:Lucas, bom dia!

Não sei mexer no reports 6, pois , aqui trabalhamos com a versão 11. Mas não deve ser muito diferente, no relatorio não tem uma opção que você escolhe ql o tipo de arquivo de saida?
Outra coisa, o seu boleto esta completo, certo? ou falta alguma coisa nele, digo, sem ser por pdf o relatorio gera da maneira correta?

Abraços
Evandro

Olá Evandro,

Esta completo sim! Quando gero o preview ele sai correto e quando faço a impressão em uma impressora pdf também sai. Ao gerar o pdf pelo sistema quando tento abrir com o adobe reader ele não abre. Esta parecendo alguma coisa ligado a fonte.
Avatar do usuário
bessa_lucas
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 55
Registrado em: Sex, 17 Out 2014 3:02 pm
Lucas Bessa
Analista de Sistemas

lucas.bessa@obers.com.br
lucas.bessa.ti@gmail.com

Olá pessoal,

Acabei encontrando um solução usando java no banco. Veja esse tópico.
http://glufke.net/oracle/viewtopic.php? ... 882#p39882
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes