Perda de um datafile

Backup, Recover, Import, Export, Datapump, etc
Responder
Cristiano Gomes
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 25
Registrado em: Sex, 25 Mai 2007 3:21 pm
Localização: São Paulo

* Versão do Oracle: 9.2.0.4.0
* Sistema Operacional: Linux

Boa tarde!!

Acidentalmente foi excluí­do um datafile do meu banco de dados, conseqüentemente os schemas que estavam apontando para esse datafile começaram apresentar problema. Esse banco possui várias tablespaces e a tablespace do datafile excluído ainda continua lá os schemas que estão apontados para outras tablespaces estão funcionando normalmente, porém quando executo o comando abaixo é apresentado o erro.

Selecionar tudo

SQL> SELECT * FROM DBA_DATA_FILES;
SELECT * FROM DBA_DATA_FILES
              *
ERROR at line 1:
ORA-01116: error in opening database file 15
ORA-01110: data file 15: '/dados/database/dados02.dbf'
ORA-27041: unable to open file
Linux Error: 2: No such file or directory
Additional information: 3
Bom, levando em consideração que eu não tenho esse datafile pra recupera-lo, se eu excluir o tablespace desse datafile esse erro para de acontecer? Porque antes eu perder apenas os schemas que apontavam para esse datafile do que perder todos.

Muito obrigado
gilbertoca
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 372
Registrado em: Ter, 24 Jan 2006 3:33 pm
Localização: Palmas - TO
Contato:

O banco está em modo archive? você tem algum backup do banco, onde se possa reaver o arquivo (datafile) removido?

Para parar esse erro, coloque o tablespace em modo offline ou em modo OFFLINE TEMPORARY em uma tentativa de recuperação (descrita na referência abaixo).

Essa referência é para o 10g, mas como o sistema de recuperaçao é o mesmo desde o 8i, servirá para você também: http://download.oracle.com/docs/cd/B193 ... sthref1732

Gilberto
Cristiano Gomes
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 25
Registrado em: Sex, 25 Mai 2007 3:21 pm
Localização: São Paulo

O banco esta em modo NOARCHIVE, não tenho backup do banco, não consigo reaver esse arquivo.

A questão é a seguinte: Eu utilizo o TOAD pra subir bancos de dados, quando vou executar essa tarefa verifico se existe tamanho suficiente na tablespace que desejo subir o banco e pronto. 0corre que devido a perda desse datafile qualquer tablespace que eu desejo verificar pelo toad apresenta esse problema pois ele não encontra o data file, se eu der um select pelo SQL Plus apresenta o mesmo problema. A minha intenção era de desabilitar essa tablespace para que pelo menos as outra possam ser utilizadas normalmente, uma vez que não exite a possibilidade de reaver o datafile perdido.

Será que se eu colocar essa tablespace off line já resolve? Posso até fazer um teste, mas se não der certo da pra voltar a tablespace on line?

Muito obrigado
gilbertoca
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 372
Registrado em: Ter, 24 Jan 2006 3:33 pm
Localização: Palmas - TO
Contato:

Cristiano, meu conhecimento em recuperação de dados é limitado. O que eu sei nessa situação, através dos treinamentos, lendo a documentação, é que você perdeu essa tablespaces (mesmo que somente um datafile tenha corrompido dentre os demais dessa tablespace, não importa, um, dois, tanto faz! Já era!). O jjito é dropar ela e fazer um backup, pois é uma lição a ser aprendida. Sempre, mas sempre realize backup de seu dados!

De qualquer forma, verifique a situação dos datafiles e os tablespaces correspondentes: http://download.oracle.com/docs/cd/B105 ... .htm#26852
Caso o link esteja com problemas:

Selecionar tudo

SELECT * FROM V$RECOVER_FILE;

Selecionar tudo

SELECT d.NAME, t.NAME AS tablespace_name
FROM V$DATAFILE d, V$TABLESPACE t 
WHERE t.TS# = d.TS# 
AND d.FILE# IN (14,15,21);  # use os valores obtidos da consulta V$RECOVER_FILE
Mas se alguém aqui no forum, mais experiente, puder ajudar, ficaremos gratos!

Gilberto
diegoleite
Rank: Analista Pleno
Rank: Analista Pleno
Mensagens: 115
Registrado em: Sáb, 10 Nov 2007 2:54 pm
Localização: rio de janeiro
Att,


Diego Leite
DBA ORACLE

1- Identifique quais são os objetos que estao na tablespace com o datafile perdido.

2- Mova esses objetos para uma nova tablespace.




qualquer coisa posta aí!!!
ruevers
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 324
Registrado em: Sex, 02 Jun 2006 1:48 pm
Localização: sp
Contato:

Como está em noarchive, primeira coisa...tenta fazer um backup, um export, algumas coisas já perdeu de vez, e talvez pode perder mais ainda.
Tenta por a tablespace offline e depois removela
ou Datafile
Depois recria ela com a clausula Reuse.
Usa o enterprise manager pra fazer essas coisas, melhor do que o TOAD.

Att.

Anderson
DBA Sr.
http://ruevers.webs.com

PS: Se tudo der certo, coloca o banco em Archivelog.
Vou fazer um tutorial no meu site pra ensinar isso e fazer backup com rman, se quiser me enviar seu email, eu aviso quando estiver pronto.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes