Ctalogo de RMAN - dúvida ???

Backup, Recover, Import, Export, Datapump, etc
Responder
fabio.averbuch
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 10
Registrado em: Sex, 28 Mar 2008 2:59 pm
Localização: PORTO ALEGRE
FABIO AVERBUCH
DBA ORACLE
PORTO ALEGRE/RS

Estamos instalanto 4 instâncias Oracle10g em localizades geográficas diferentes. Todas interligadas por link embratel.
Para fins de melhor administrar os backups com RMAN, seria uma boa prática criar um único catálogo de RMAN para todas as instâncias / ou criar 4 catálogos distintos ??

grato pela atenção.
gilbertoca
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 372
Registrado em: Ter, 24 Jan 2006 3:33 pm
Localização: Palmas - TO
Contato:

Fábio, você já imaginou como seria interessante, caso um dos links fique indisponível?
Como você iria recuperá-lo, se o mesmo não pode acessar o catálogo?
Eu sei que é pessimísmo demais, mas sei lá! Acho que um catálogo em cada nó e um remoto para salvaguardas, seria uma beleza, não?
Ainda não usei um catálogo para backup, mas acho que daria sim para fazer um sincronismo entre os nós, nessa idéia que mencionei.

Gilberto
Tupi
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 57
Registrado em: Qua, 26 Mar 2008 12:34 pm
Localização: Porto Alegre

o cara eu acho melhor apenas um catalogo porque se caso ele tiver off deps da para tu registra na mão o backup e assim usando apenas uma maquina.... e não usando um catalogo para cada banco.
ruevers
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 324
Registrado em: Sex, 02 Jun 2006 1:48 pm
Localização: sp
Contato:

Usa um catalogo só, pra resolver o problema de link, sempre faça backup do controlfile, assim você também pode fazer restore sem o backup.

Pode usar um tutorial que fiz como base...

www.ruevers.webs.com/rman.htm


att.
gilbertoca
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 372
Registrado em: Ter, 24 Jan 2006 3:33 pm
Localização: Palmas - TO
Contato:

Tupi escreveu:o cara eu acho melhor apenas um catalogo porque se caso ele tiver off deps da para tu registra na mão o backup e assim usando apenas uma maquina.... e não usando um catalogo para cada banco.
você pode nos mostrar um exemplo de registro de algum backup realizado sem o registro do mesmo no controlfile e é claro com o catálogo offline.

Gilberto
gilbertoca
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 372
Registrado em: Ter, 24 Jan 2006 3:33 pm
Localização: Palmas - TO
Contato:

E aí Anderson, beleza!
ruevers escreveu:sempre faça backup do controlfile, assim você também pode fazer restore sem o backup.

Importa-se em ser mais claro? Restauração sem backup?

Gilberto
ruevers
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 324
Registrado em: Sex, 02 Jun 2006 1:48 pm
Localização: sp
Contato:

Errei...
sem o banco de catalogo.

:shock:
Tupi
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 57
Registrado em: Qua, 26 Mar 2008 12:34 pm
Localização: Porto Alegre

você pode nos mostrar um exemplo de registro de algum backup realizado sem o registro do mesmo no controlfile e é claro com o catálogo offline.

Gilberto

sem o registro no controfile não tem como atulizar no catalogo quando ele voltar a ficar on...


o catalogo ira ler o controfile e ver se ele ta atulizado...

entedeu?


OBS: usando o RMAN
gilbertoca
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 372
Registrado em: Ter, 24 Jan 2006 3:33 pm
Localização: Palmas - TO
Contato:

Tupi escreveu:
você pode nos mostrar um exemplo de registro de algum backup realizado sem o registro do mesmo no controlfile e é claro com o catálogo offline.

Gilberto

sem o registro no controfile não tem como atulizar no catalogo quando ele voltar a ficar on...
Isso eu sei! O backup foi feito com o catálogo online. O backup existe!
Mas no controlfile não existe nenhum registro do(s) backup(s) realizado(s), entendeu?
Tupi escreveu: o catalogo ira ler o controfile e ver se ele está atulizado...
entedeu?
Não!
Mostra aí como se registra um backup, que foi realizado usando um catálogo, mas que agora você perdeu o catálogo e precisar recuperar o backup.
Me dê uma referência!

Gilberto
ruevers
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 324
Registrado em: Sex, 02 Jun 2006 1:48 pm
Localização: sp
Contato:

Então,

lá no tutorial que eu fiz...

www.ruevers.webs.com/rman.htm

explica como fazer sem catalogo, certo, porque você inclui o controlfile no backup, depois você pode recuperar ele sem problemas.

Nada impede de você fazer um backup com catalogo e tambem incluir o controlfile para garantir.

Se não me emgano tambem dá pra registrar um backup ou recuperar usando um backup controlfile, mas dá um trabalhão, seria melhor olhar na documentação oficial de Oracle como fazer isso, pois não lembro de cabeça....

Acho que agora deu pra entender melhor.

Att.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes