Backup EXPORT/IMPORT

Backup, Recover, Import, Export, Datapump, etc
Responder
Jedi
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 8
Registrado em: Ter, 06 Jul 2004 7:42 pm
Localização: São Paulo
Jedi

Pessoal, bom dia !! Tenho a seguinte dúvida :
Quando faço um backup com o utilitário EXPORT/IMPORT estou fazendo um backup lógico e não físico, certo ?!!
Vamos supor que o export tenha sido feito às 12:00h com um arquivo de parametrização e não de forma iterativa e com o tipo "full database" e às 22:00h deu um pau ferrado na trilha zero do HD e todos os controls files , redo log files e data files e seu subtipos( users, data, index, tmp , system e etc) estivessem neste HD e portanto foram perdidos.
Minha dúvida é : simplesmente com o IMPORT eu consigo voltar todo o banco com os dados consistentes até o horário em que foi feito o backup ?!!

Mas os dados que foram gravados entre as 12:00 e às 22:00h foram perdidos, não é ?!!

Estou perguntando isso porque acreditava que para fazer o IMPORT, numa situação desta eu deveria ter o banco e todos os arquivos( com as tabelas vazias) e o import iria então popular esta estrutura física com os dados. Na verdade eu achava que antes de fazer o import eu deveria reproduzir o banco perdido no novo servidor, com os mesmos arquivos , tablespaces, usuários, permissões,ou seja criar o mesmo esquema.[/i]
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Olá Jedi!!!

Espero não estar falando bobagem (algum DBA me corrija por favor):
* Tem 2 tipos de backup. O Hot Backup (ou seja, com o banco ligado e funcionando) e COLD backup (com o banco off-line)

No caso do Hot-backup, os archives devem estar habilitados. Quando você dá o comando BEGIN BACKUP, as informações do seu banco ficam paradas. Tudo que muda fica gravado nos archives. Ou seja, se alguém fez um update depois de iniciado o backup, esse update não entrará no seu backup.

Sobre os users, data, index, tmp , system e etc não sei te dizer... :-( --> Algum dba HELP AQUI!!! :? :? :?
Jedi
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 8
Registrado em: Ter, 06 Jul 2004 7:42 pm
Localização: São Paulo
Jedi

Olá Dr_Gori, tudo beleza ?!!
Então, sobre os dois tipos de backup´s, o cold e o hot eu já lí perfeitamente sobre eles. E os entendi, inclusive o export/import é um utilitário para o backup lógico.
O export é um bom utilitário para você rodar antes de deletar uma tabela, pois aí se você verificar que deletou a tabela errada, basta rodar o import que tudo volta ao normal.

O que perguntei é que se você perder o schema do banco todo ( pois você perdeu os controls, os redos - você não estava em modo archived, suponha isso - e o system.dbf ) se você conseguiria reconstruiur todo o banco , somente com um import ?!!
Eu acho que não, foi isso que entendi lendo o material oficial da oracle, mas lá não está escrito isso explicitamente, este foi meu entendimento, então resolví perguntar isso aqui na lista.

" Só como toque o export pode ser feito iterativamente ou com um arquivo de paranetrização. E pode ser no vível tabelas, user (schema) ou full database. "

De qualquer forma , valeu pela resposta.
Um abraço,
Jedi
(na verdade sou um padawan !!!)
syntax
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 12
Registrado em: Sáb, 18 Jun 2005 2:32 pm
Localização: Campinas-SP

Jedi,

se você fizer um export com 'full database' você consegue reconstruir o banco somente com o import. seria a mesma coisa, que replicar todo o seu banco em outro banco de dados, suponha que você tenha dois dbs teste, e o que você faz em 1 você quer fazer no outro, é só exportar full, e importar novamente, logicamente os paths para os dumps e outros requisitos tem que estar iguais ao antigo.

Era isso a pergunta?

[]'s

syntax
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes