Backup , Export e Import

Backup, Recover, Import, Export, Datapump, etc
Responder
enunes86
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 2
Registrado em: Ter, 09 Nov 2010 10:37 am
Localização: Curitiba - PR
A vontade de conhecer só conhece quem tem vontade pra conhecer.

Informações do Ambiente:
* Versão do Oracle: 10.2.0
* Sistema Operacional: Redhat 4 Enterprise


Boa tarde Galera, sou novo por aqui e estou precisando muito de ajuda.
Sou administrador de rede e também faço a função de certo modo de DBA, meu conhecimento sobre oracle é pequeno, conheço apenas a funcionalidade do banco e um pouco de sua estrutura.
Atualmente uma empresa terceirizada cuida do banco, porém temos poucas horas de suporte mensal e frequentemente estamos precisando usar o backup da base de produção na base de testes, e na base de homologação do sistema ERP aqui da empresa, e isto tem nos comido muito tempo e dinheiro, visto que dependemos de abertura de chamado e prazo de atendimento na empresa contratada.
Os backups automaticos com scripts criados por essa empresa são RMAN criados diariamente a noite, um diretorio com arquivosdump criado na hora do almoço e um diretorio com arquivosdump criado a noite e um outro diretorio aonde ficam gravados os archivelogs.
Nosso banco de producao é ex: producao e usa o usuario co_producao
Nosso banco de testes e de base paralelo é: teste e é diferenciado por usuario, sendo eles co_teste e co_paralelo.

Como eu faço para importar estes arquivos para a base de teste no usuario co_teste ou no co_paralelo?

Desde já agradeço por qualquer informação, pois sera de muita valia,
Muito obrigado.
diegoleite
Rank: Analista Pleno
Rank: Analista Pleno
Mensagens: 115
Registrado em: Sáb, 10 Nov 2007 2:54 pm
Localização: rio de janeiro
Att,


Diego Leite
DBA ORACLE

Nunes,

O ideal seria que vocês abrissem um chamado nesta empresa terceirizada, soliticitando a criacao de uma rotina dessas, algo que fosse schedulado ou ate mesmo startado manualmente por vocês quando houver a necessidade de fazer esta replicacao.

Mais sei como é você quer ajudar... tentar aliviar os cofres da sua empresa...rsrs

Talves, seja mais viavel para a sua empresa abrir um SR, pagar algumas horas e a empresa terceirizada vai ver a melhor forma de criar esta rotina pois já sabe "o pulo do gato".

Mesmo assim, se tiver disposto a criar este processo... A galera ta aí pra tentar te ajuda, porem este processo simples pode se tornar algo critico e tome cuidado antes de fazer qualquer tipo de atividade no seu banco de producao, pois pelo que você nos passou seu conhecimento ainda é limitado e em caso de uma catastrofe, vai depender do SLA desta consultoria.


Vamos la..

1º Quando você diz os bancos de producao,teste e paralelo, você quer dizer que são 3 esquemas dentro de 1 instancia? ou uma instancia pra cada esquema? ou 1 instancia para esquema de producao e outra para os esquemas teste e paralelo?

2º O Dump que é gerado é via Data Pump(expdp) ou o utilitario exp? Backup Full? você sabe informar os esquemas necessarios,privilegios, usuario de aplicacao se tiver ou usuarios? Qual o tamanho desta base acrdito que seja pequena, pois rola export no horario do almoco não?
enunes86
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 2
Registrado em: Ter, 09 Nov 2010 10:37 am
Localização: Curitiba - PR
A vontade de conhecer só conhece quem tem vontade pra conhecer.

Eu já abri um chamado, falei pessoalmente exatamente como você falou a duas semanas atrás, sem tirar nem acrescentar nada porém eles não criaram o procedimento, eu tentei "capturalo" explorando o .bash_history do usuario oracle porém sem sucesso, o que posso afirmar é que o dump é criado através do exp, e creio que importado pelo imp quando eles fazem a restauração que eu peço, pois o imp é um dos comandos no .bash_history, hehe. Pedi para que instalassem o Oracle Enterprise Manager e argumentaram contra, alegando perda de desempenho, porém meu servidor é um dell dual xenon de 4gb ram, disco SAS de 15k e nosso erp atualmente trabalha com 33 usuarios em sua totalidade. Vinhamos enfrentando fortes dores de cabeça com demora para geração de relatorios e consultas, porém não tinhamos nenhuma ferramenta para ver o que causava o estrago e no fechamento de mês estava insuportavel,precisei pedir uma ajuda para esta consultoria. Então pensei.. Oracle = linux = nagios = ferramentas de monitoração legais e me indaguei o porque nossa consultoria não nos antecipou ou se preocupou sobre nossos problemas com nosso ambiente, sem questionar sobre novas necessidades ou simplesmente averiguar se estava tudo ok por um longo tempo. Resumindo então, o que eu conseguir aprender sobre oracle e efetuar com segurança vai acrescentar muito para mim.

Meu nobre, é uma instancia para produção separada e uma instancia com 2 schemas diferentes para a teste e paralela, sou uma pessoa cautelosa em meu ambiente, apenas tenho a gana de aprender e infelizmente não me sobra muito tempo "ainda" para aprender oracle, pois estou nesta empresa a 4 meses e encontrei um dpto de informatica e não uma ti, não tinha absolutamente nada, gpo sem funcionar, rede sem vlan, politica de antivirus furada, dhcp saturado, dns externo(dmz) e dns interno sem comunicação, controle de acessos a internet sendo feito via usuario e não via grupo de dominio, muitos problemas entre o ERP e o software de força de vendas enfim, muitaas mas muitaas horas de muito prazer em correr atrás do prejuizo... O que percebo é que oracle exige bons profissionais para manipula-lo, as licenças são caras, e bons profissionais são caros e raros, então imagine a minha vontade de aprender sobre o mundo oracle.

o Usuario para export é USERBKP e ele não possui privilégios de admin e os atributos para o usuario são esses.

Atribuições

Selecionar tudo

Atribuição Opção Admin Default 
CONNECT  Y 
EXP_FULL_DATABASE  Y 
RESOURCE  Y 


Privilégios de Sistema

Selecionar tudo

Privilégio de Sistema Opção Admin 
ANALYZE ANY  
CREATE ANY DIRECTORY  
CREATE SESSION  
EXEMPT ACCESS POLICY  
SELECT ANY DICTIONARY  
UNLIMITED TABLESPACE  


Privilégios de Objeto

Selecionar tudo

Privilégio de Objeto Esquema Objeto Opção de Concessão 
EXECUTE              SYS            DBMS_DEFER_IMPORT_INTERNAL  
EXECUTE              SYS            DBMS_EXPORT_EXTENSION  
READ                 SYS            DIR_SCRIPTS  
WRITE                SYS            DIR_SCRIPTS  


Quanto aos Schemas necessários eu não sei ver.
DBA_LUCAS
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 55
Registrado em: Qua, 27 Out 2010 1:49 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Amigo , essa galera ta é te enrolando .. rsrsrsrs

porque para criar uma rotina igual ao q o diego citou não é nada demorado e nem dificil , e tambem gerar exp e realizar imp para eles é facil e da uma grana boa ! hehehehe ..

mas enfin , como é gerado um exp normal ,

você PRECISA DROPAR O USUARIO QUE você VAI SUBSTITUIR E CRIA-LO DE NOVO VAZIO ...

DEPOIS...

Selecionar tudo

IMP USUARIO_CRIADO/SENHA@INSTANCIA FILE=C:/CAMINHO_DO_DMP/ARQUIVO.DMP LOG=C:/CAMINHO_DO_LOG/ARQUIVO.LOG FROMUSER=USERBKP TOUSER=USUARIO_CRIADO IGNORE=Y COMMIT=Y FULL=N
DBA_LUCAS
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 55
Registrado em: Qua, 27 Out 2010 1:49 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Quando criar de os privilegios necessarios ...e você tambem deve ter privilegios para fazer isso ...
ruevers
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 324
Registrado em: Sex, 02 Jun 2006 1:48 pm
Localização: sp
Contato:

Serio...

eu renegociaria com essa consultoria ou procuraria outra que atendesse os meus interesses de tempo e dinheiro....

Sem querer ser chato e apesar da boa vontade do nosso amigo, de fazer o trabalho e parecer muito interessado, já vi gente fazendo besteira em base de producao achando que estava restaurando uma de homologacao ou dev. Dai, quando a m***a ta feita, vem a consultoria e mete a faca muito mais do que se tivesse pagando.....fora que ainda vai ficar mal pro nosso amigo.
Sem querer ser chato, e acho mesmo que todo mundo tem direito de aprender e espero que possamos ajudar nosso amigo....estamos aqui pra isso, mas acho que deveriamos desencorajar ele a fazer esse tipo de coisa, ao invés de jogar um monte de comando que ele nem sabe o que faz...assim se der m***a, quem vai se ferrar é ele.

[]'s

DBA Ruevers
www.ruevers.webs.com
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes